As 10 praias mais PARADISÍACAS do litoral de SANTA CATARINA

Não é segredo algum que Santa Catarina possui uma costa deslumbrante. Já faz tempo que turistas de todo o Brasil – e do mundo, principalmente argentinos – visitam o litoral de um dos estados mais simpáticos do país em busca de sol, mar, sombra e água fresca.

A capital Florianópolis é o destino mais badalado, é claro, mas não é apenas a Ilha da Magia que reserva belezas de tirar o fôlego. De ponta a ponta, as praias catarinenses definitivamente valem a pena para turistas de todos os gostos.

O sul do estado conta com o clima de surfe e gente bonita em Palhoça, Imbituba, Garopaba… e a metade norte não fica atrás com Balneário Camboriú, Itajaí, Bombinhas, Porto Belo, entre outras… então que tal conhecer as melhores praias de SC? Vamos nessa!

1 – Ilha do Campeche (Florianópolis)

A costa leste da capital guarda um dos maiores tesouros do litoral catarinense. Pouco badalada até alguns anos atrás, a Ilha do Campeche é reduto de fauna e flora admiráveis formados pela Mata Atlântica – além de sítios arqueológicos e outras maravilhas da natureza.

O local não possui muita estrutura, com apenas um restaurante fixo – então é melhor levar o próprio lanche -, mas o mar exuberante (com águas cristalinas) e as trilhas com vistas não menos admiráveis valem a visita. É preciso pegar um barco para chegar lá, com pontos de saída na Praia do Campeche, Praia da Armação ou Barra da Lagoa, mas a diversão é garantida.

Confira aqui imagens em 360 graus de Florianópolis.

Não é à toa que recebe de alguns o apelido de Caribe Catarinense. E com tantas praias maravilhosas em Santa Catarina, certamente é imperdível conhecer o paraíso que muitos apontam como a mais bonita do estado.

Abaixo as fotos são da Praia do Campeche, mas no fundo avista a ilha!

Reserve seu Hotel em Florianópolis

blank

2 – Lagoinha do Leste (Florianópolis)

Outra praia da capital catarinense que recebe o título de melhor do Estado para muita gente. E quem vê por conta própria reconhece que é bastante difícil de decidir. Lagoinha do Leste fica a cerca de 30 km do centro da cidade, na costa sudeste da ilha.

Entre os principais atrativos, também se destaca a natureza deslumbrante ao redor, com trilhas, costões e cachoeiras para o visitante. A praia em si é pequena, com pouco mais de 1 km de faixa de areia, o que acaba trazendo um clima de exclusividade. Mas cuidado, porque as águas são agitadas e a arrebentação cria boas ondas.

Para chegar em Lagoinha é preciso ir de barco ou pegar duas opções de trilhas – uma saindo de Pântano do Sul (aproximadamente 1 hora de caminhada) e a outra da Praia do Matadeiro (em média 3 horas). E é justamente a dificuldade de acesso que ajuda a manter a praia mais protegida. Mas, definitivamente, as belezas de Lagoinha do Leste compensam o turista que se aventurar por lá.

Reserve seu Hotel em Florianópolis

blank

blank

blank

3 – Praia Mole (Florianópolis)

Bem mais badalada e agitada que as companheiras de Florianópolis citadas acima, a Praia Mole se encontra bem no meio da Ilha, colada à famosa Lagoa da Conceição. Reduto de surfistas e atletas de outros esportes radicais, o local costuma concentrar gente jovem e aventureira por conta dos muitos bares e quiosques.

Como point de surfe, as ondas são bravias e é preciso cuidado ao entrar no mar – além de ser praia de tombo, daquelas que abruptamente se tornam mais fundas logo ao entrar na água. Mas, ainda assim, é atração imperdível da capital pelo agito e pela estrutura que oferece, principalmente durante o verão. O acesso é feito por um trilha pequena e rápida, e depois é só pegar uma cerveja ou um açaí e curtir o delicioso clima de Floripa.

Reserve seu Hotel em Florianópolis

blank

blank

blank

blank

4 – Praia da Lagoinha (Bombinhas)

Subindo um pouco pelo litoral a partir de Florianópolis, não demora muito a se chegar em Bombinhas. A cidade é bastante preocupada com a proteção ambiental, e por isso cobra uma taxa para todos os não-moradores que entram lá. Mas, acredite, vale muito a pena: suas praias estão entre as mais belas do Brasil.

E a Praia da Lagoinha é uma delas. Colada com outras duas, a do Embrulho e a Prainha, ela fica no costão direito da Praia de Bombinhas e tem como ponto de destaque um trapiche. Mais tranquila e com vista para a baía, a Lagoinha possui algumas piscinas naturais e atrai muita gente para mergulhar em suas águas calmas e transparentes. O acesso é bastante fácil pelo centro da cidade, e o destino é ideal para famílias em busca de tranquilidade. Mas, chegue cedo, pois ela costuma lotar!

Reserve seu Hotel em Bombinhas

blank

blank

blank

blank

5 – Praia da Sepultura (Bombinhas)

Outro destino belíssimo da famosa Bombinhas é a Praia da Sepultura. Com mar cristalino e águas sem ondas, também é ideal para mergulho com snorkel e observação da incrível fauna marinha (com incontáveis peixinhos coloridos que nadam pertinho dos banhistas).

Quer um hotel em Bombinhas? Veja aqui!

A Praia da Sepultura tem faixa de areia pequena, com cerca de 100 metros, mas a natureza de tirar o fôlego garante que ela não seja menos visitada pelo tamanho diminuto. E justamente a tranquilidade e a beleza natural se tornam os ingredientes para atrair tantas famílias com crianças por lá – apesar da mini-trilha, de 5 minutos, para chegar. Vários barcos que fazem passeios turísticos também aportam na Praia da Sepultura para o banho dos visitantes!

Não há lugar melhor para quem quer apreciar a paisagem e ter sossego enquanto aproveita a sombra e água fresca do litoral catarinense.

Reserve seu Hotel em Bombinhas

blank

blank

Você está conferindo as 10 praias mais PARADISÍACAS do litoral de SANTA CATARINA. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6 – Praia do Estaleiro (Balneário Camboriú)

Não há dúvidas que Balneário Camboriú é um dos destinos mais famosos de Santa Catarina. E foi justamente a combinação de belas praias com o clima de badalação do local que instigou famosos a comprar casas por lá e tantos turistas a visitar a cidade do litoral norte do Estado – acessível rapidamente através do aeroporto de Navegantes.

E se o centro é sinônimo de agito, quem deseja escapar para ter tranquilidade e apreciar a natureza busca a Praia do Estaleiro, uma das principais do município. Apesar do isolamento pela Mata Atlântica ao redor, ela é acessível por carro e possui estrutura com restaurantes. Mas ao entrar no mar, cuidado: também é praia de tombo, com profundidade acentuada logo no começo.

Reserve seu Hotel em Balneário Camboriú

blank

blank

7 – Guarda do Embaú (Palhoça)

Recanto de surfe e famílias ao mesmo tempo, com uma paisagem linda para se admirar e clima de cidade pequena de interior: essa é Guarda do Embaú. Encravada em um cantinho do município de Palhoça, o charmoso distrito vem atraindo cada vez mais turistas por conta dessa mistura irresistível – e por ser ideal também para a prática de trilhas e stand up paddle para quem não é surfista.

Felizmente, a natureza exuberante da região é protegida por ser parte do Parque da Serra do Tabuleiro e Reserva Mundial de Surfe. Apesar de ter algum agito, o ambiente ainda é de vila de pescadores e não há grande variedade de atrações – apenas os bares e restaurantes locais.

O balneário conta com apenas 400 moradores fixos e é acessível pela BR 101 cerca de 50 km ao sul de Florianópolis. Mas tenha certeza: as belezas naturais da Guarda valem totalmente o esforço.

Reserve seu Hotel em Guarda do Embaú

 

blank

8 – Praia do Rosa (Imbituba)

Pertinho da Guarda do Embaú, a menos de uma hora de carro, fica a Praia do Rosa – descendo mais ao sul do estado, no município de Imbituba, famoso pelas competições da elite do surfe mundial. Com ambiente rústico e também procurado por surfistas, o local oferece mais agito e badalação, mas não menos beleza e tranquilidade também para quem deseja.

Confira aqui imagens em 360 graus da Praia do Rosa.

O Rosa, como é conhecido, fica situado bem na Região das Lagos, o que permite outras possibilidades de diversão. A praia é tão charmosa que foi considerada pelo jornal inglês ‘The Guardian’ um dos sete paraísos escondidos do mundo (chique, não?). A natureza preservada, as trilhas com vistas deslumbrantes para a baía e o clima de descontração ditam o tom. Ah, e em novembro ainda é possível observar a migração da baleia franca por lá. Incrível!

Reserve seu Hotel em Imbituba

blank

 

blank

9 – Praia Brava (Itajaí)

Destino favorito de muitos famosos brasileiros para visitar ou até manter apartamentos de veraneio, a Praia Brava, em Itajaí se consolidou como uma das praias mais badaladas do litoral catarinense nos últimos anos. Com bares e restaurantes de bom nível, beach clubs e algumas das melhores boates do Brasil, a galera jovem costuma agitar o local – assim como os surfistas, já que as ondas fazem jus ao nome da praia.

E em nada atrapalha a Brava ficar praticamente no limite entre Itajaí e Balneário Camboriú – também repleta de atrações para todos os públicos e gostos. Apesar de atrair bastante gente, a praia é bastante preservada, protegida por morros, e apresenta também uma ampla área verde, principalmente próxima a Praia dos Amores e ao Canto do Morcego. Sem dúvida alguma o cenário paradisíaco, a prática de esportes e a excelente estrutura fazem merecer a visita.

Reserve seu Hotel em Itajaí

blank

10 – Ilha de Porto Belo (Porto Belo)

Para fechar a lista, também na metade norte de Santa Catarina fica a Ilha de Porto Belo, localizada no município de mesmo nome. Localizada em uma belíssima baía bem próxima à já citada Bombinhas, o local na verdade apresenta três praias para a escolha do turista: a do Trapiche, a Central e a Prainha. Para chegar lá, é preciso pegar uma barca da cidade em travessia de apenas 10 minutos.

Procurando hotel ou pousada em Porto Belo? Encontrou aqui!

E a Ilha tem muitos atrativos para o visitante. Pode soar repetitivo, mas o local é um paraíso repleto de natureza e opções de lazer. Não à toa, o ecoturismo é destaque por lá. Entre trilhas, mergulho com snorkel, outros esportes náuticos de todos os tipos (caiaque, stand up paddle, passeios de lancha, jet ski e banana boat, etc) e o museu que conta a história de Porto Belo, ninguém pode reclamar de falta do que fazer. E o mesmo pode se dizer de toda a exuberante costa de Santa Catarina.

blank

blank

blank

blank

***
Com tantas atrações, que tal marcar suas próximas férias nesse lindo Estado e curtir as melhores praias paradisíacas de Santa Catarina com bastante tempo? Você não irá se arrepender!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 17 de outubro de 2017


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.