As belezas da SERRA DO RIO DO RASTRO em Santa Catarina

Publicidade

Translator / Tradutor

Quer aventura? Que tal então curtir alguns dias em um destino completamente diferente? A Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, segue misteriosa e imponente por entre as montanhas do estado e guarda uma das subidas mais emocionantes do país.

foto-serra-do-rio-do-rastro-em-sc-brasil-0604

As cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra são ligadas por 35 quilômetros de uma estrada encravada na serra catarinense. Desse percurso, 15 quilômetros foram construídos em concreto armado e desenhados na montanha, desafiando a coragem dos motoristas e motoqueiros mais habilidosos.

São 284 curvas fechadas no total, sobre uma subida que chega a quase 1.500 metros de altitude. Algo comparado ao passeio em uma imensa montanha-russa, só que aqui tudo é natural. Passando por essa região, você se encantará com um cenário único e paisagens encantadoras.

Enquanto sobe, você apreciará o cenário maravilhoso e aproveitará aquele clima agradável da montanha. E não é apenas isso! A natureza é somente a primeira das atrações desta grande estrada. Conheça um pouco mais sobre a Serra do Rio do Rastro e veja porquê.

A fauna e a flora na Serra do Rio do Rastro

A fauna local é admirável! Quatis, bugios, tatus, pássaros de diferentes cores, fazem parte da beleza do lugar. Em meio a trechos da floresta preservada, avistam-se tucanos, araras, papagaios e outras aves.

DSC03276

No decorrer da estrada, pode-se observar também os vales verdejantes, resquícios da Mata Atlântica. É aqui que justamente se concentra esta fauna bem diversificada, com a presença, inclusive, de alguns felinos.

A flora também contribui para engrandecer o seu passeio. A Serra do Rio do Rastro é coberta por mata verdejante e você pode ver por aqui as araucárias, árvores típicas da região serrana catarinense.

A Coluna White

Uma atração impressionante pode ser vista ao longo do caminho, mas que nem sempre chama a atenção dos viajantes.  É o recorte do relevo que compõe a formação geológica da Serra do Rio Rastro. A “Coluna White” são fendas nas rochas da serra, situadas em sequência e visíveis nos paredões da montanha.

A importância se deve ao fato de essa mesma fenda, ser encontrada na costa oeste da África, como se as rochas africanas completassem a sequência das brasileiras. Israel White, geólogo genial, descobriu que esta formação rochosa presente aqui, prova que os continentes América do Sul e África, já estiveram unidos, há 650 milhões de anos, em um remoto passado geológico terrestre.

São diversos pontos que formam o “Roteiro da Coluna White”. Cada ponto é marcado por uma placa que explica a formação. Vindo visitar, não deixe de observar estas placas demarcativas e parar para apreciar um pouco da história geológica da Terra. Além de ganhar em cultura você tem a oportunidade de se observar uma vista encantadora da paisagem formada por estas rochas.

Monumento aos tropeiros

Aos 1250 metros de altitude, encontra-se um monumento que homenageia os tropeiros, figuras que fazem parte da cultura catarinense. A escultura relembra a passagem dos tropeiros, que por ali seguiam montados em mulas ou cavalos. O destino era o litoral onde trocavam seus produtos.

A obra foi criada em uma única pedra de basalto. Possui em torno de 4 metros de comprimento e 1 metro de altura. O Monumento aos Tropeiros reproduz a figura de um tropeiro com 5 mulas carregadas. A criação é do artista catarinense Nelson Neves Matias.

Nascente do Rio Rastro

Muito interessante é também apreciar a beleza da cachoeira do Rio do Rastro, que dá origem ao rio de mesmo nome. Esta cascata surge abruptamente de sob as rochas e desce magnífica até formar o curso d’água.

Cânions à beira do caminho

No caminho, à medida que for subindo, não deixe de admirar a natureza ao seu redor. Em determinados pontos, há mirantes onde dá para parar e observar o caminho já percorrido. Neste caso, além do serpenteado da serra que se mostrará a seus olhos, observe também os cânions e vales que ajudam a compor a paisagem.

DSC03273

Você está conferindo dicas da Serra do Rio do Rastro, um destino incrível em Santa Catarina. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Bom Jardim da Serra

Depois de enfrentar as curvas sinuosas da Serra do Rio Rastro você encontra no topo, Bom Jardim da Serra, uma cidade que revela no nome o que podemos encontrar no lugar. Por aqui tudo realmente parece ser um verdadeiro jardim de belezas naturais.

Atualmente, o município é conhecido pelo codinome “Capital das Águas”. Comporta 35 cachoeiras com extensão em torno de 10 metros de altura. Além disso, 14 rios nascem por aqui e se ligam por afluência ao Rio Pelotas. O lugar conta também com 9 cânions.

Observe abaixo alguns dos atrativos do lugar:

Parque Eólico

Às margens da Rodovia SC-438, cata-ventos com uma estrutura gigante exibem suas pás. Três hélices imensas são avistadas por quem chega próximo ao mirante. Essas construções fazem parte de uma usina eólica que fornece energia para iluminar toda a serra, incluindo o Município de Bom Jardim e parte de São Joaquim.

A estação está ali instalada pela situação geográfica do local, que é privilegiado pela regularidade e intensidade dos ventos que recebe.

Mirante

A 11 km do centro da cidade de Bom Jardim da Serra e com uma altitude de 1460 metros, você encontra o mirante principal. Ele proporciona uma linda visão panorâmica de toda a região. É o melhor lugar para observar as montanhas e vales da Serra do Rio do Rastro, além dos seus recortes de relevo.

foto-serra-do-rio-do-rastro-em-sc-brasil-0575

Daqui se visualiza toda a região, até mesmo algumas cidades do litoral catarinense. Em último plano, quando o dia está claro, se vê o oceano também. À noite, a estrada sinuosa que percorre a serra se mostra toda iluminada e a vista do mirante assemelha-se a um imenso rastro de luz.

Vindo aqui não deixe de apreciar o nascer e o pôr do sol. Maravilhas que a natureza prepara todos os dias para você. É um espetáculo natural e um dos principais atrativos desse ponto.

Cascata Salto do Pelotas

Marginando a rodovia SC-438 fica um conjunto de quedas d’água denominada Cascata Salto do Pelotas. Essas formam o maior grupo de cachoeiras de Bom Jardim da Serra. Todas ficam localizadas em uma área particular, a 8 quilômetros do centro da cidade.

Para ter acesso é preciso solicitar uma autorização, contudo, vale muito a pena. Pousadas locais costumam organizar excursões com guias. Isso, aliás, é o ideal, já que será preciso atravessar lugares desconhecidos.

Para chegar às cachoeiras é preciso passar por terrenos escorregadios, formados por terra batida. Um ponto importante é estar preparado para subir e depois descer mais ou menos 160 degraus que levam às cascatas.

No século 18 tropeiros que subiam a serra faziam aqui sua parada de descanso. Por isso, o local tem também seu valor histórico.

Onde ficar e comer

Aqui não há problemas para ficar, pois a infraestrutura hoteleira é muito boa. Há bons hotéis e pousadas na região, além de luxuosos resorts no cume da Serra do Rio do Rastro.

Para comer há locais como restaurantes e bares, inclusive no decorrer do caminho de subida ou descida.

Se você gosta de tranquilidade e paisagens bucólicas, os hotéis-fazenda da região são um encanto! No inverno, é servido o pinhão (fruto da Araucária, pinheiro típico da região), uma iguaria saborosa e que une a todos próximo ao fogo que aquece o frio.

foto-turismo-rural-e gastronomia-em-urubici-sc-brasil-0720

As fazendas também oferecem belíssimos passeios a cavalo pela região. Uma atividade diferente que será inesquecível!

foto-turismo-rural-e gastronomia-em-urubici-sc-brasil-0560

A Serra do Rio do Rastro tem tudo para oferecer a melhor aventura que você já viveu. E é fácil de vir e você se encantará com este misterioso lugar de Santa Catarina.

Já conhecia a Serra do Rio do Rastro? Nos conta como foi a sua experiência! Se ainda não foi, planeje-se para conhecer esse destino nas suas próximas férias. E depois, claro, não deixe de comentar com a gente, sobre tudo que viu e viveu.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  11 de dezembro de 2015

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Deixe o seu comentário

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site