PORTO DE GALINHAS COM CRIANÇAS: o que saber e o que fazer

Publicidade

Translator / Tradutor

Viajar com crianças pode exigir um maior planejamento por parte dos pais ou responsáveis envolvidos. Afinal, nem sempre é fácil encontrar a hospedagem mais adequada para receber os pequenos e garantir que não falte diversão durante o período. E todos sabem como a garotada entediada pode ficar, não é?

Mas se engana quem deixa de viajar para onde quer e não se diverte tanto por conta dos filhos. O litoral, por exemplo, é sempre uma ótima possibilidade para as férias de pais com crianças de forma que todos voltem felizes para casa depois. E Porto de Galinhas, um dos destinos mais badalados de Pernambuco, pode ser a melhor alternativa.

Considerada por muita gente a melhor praia do Brasil, não há porque usar as crianças como desculpa para não visitá-la. E você vai descobrir rapidamente que o principal pode até ser o mar cristalino com suas piscinas naturais e recifes cheios de peixinhos, mas a região tem muito mais a oferecer. Para pais e filhos. E vamos te ajudar a se preparar para essa aventura com os pequenos. Confira.

Como chegar a Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é uma praia do município de Ipojuca, que fica a apenas 60 km do Aeroporto de Guararapes, em Recife. A curta distância permite que se faça o trajeto entre a capital de Pernambuco e a praia de diversas maneiras. Quem decide alugar um carro – que pode ser a escolha ideal acompanhado de crianças – deve seguir pelas rodovias BR 101 e PE 060 rumo ao sul para chegar lá em menos de uma hora.

Os ônibus saem de muitos horários tanto do próprio aeroporto como da Rodoviária de Recife. Também há a alternativa de negociar com táxis, uber ou transfer, geralmente com valores inferiores a R$ 150 no total. Pode valer a pena para os que preferem não dirigir e não querem pegar ônibus com a criançada.

Quando ir

Naturalmente, a melhor época para viajar com os filhos é a de férias escolares. Mas acontece que o verão é o período mais cheio também em Porto de Galinhas, como de se esperar. O mês de julho também não tem aulas para a criançada, e no Nordeste há calor na maior parte do ano. Mas entre abril e agosto costuma ser estação de chuvas por lá, o que pode ser um problema e atrapalhar a diversão na viagem.

Outro ponto importante a se observar antes de visitar a praia é a tabela de marés. É sempre bom ficar atento a previsão no site da Marinha para saber quando estarão baixas, já que somente assim se formam as incríveis piscinas naturais – que são o grande atrativo para os pequenos. O melhor, para garantir a diversão máxima, é viajar nas luas cheia ou nova, quando a maré fica ainda mais rasa em partes do dia.

Onde ficar

Não faltam possibilidades em Porto de Galinhas para famílias com crianças pequenas. Os pais podem escolher resorts e hotéis mais luxuosos, com opções de diversão o tempo inteiro para os filhos, com toda a estrutura que esse tipo de hospedagem oferece – muitos são all inclusive (todas as refeições incluídas). O problema é que eles costumam ficar mais afastados do centro da Praia da Vila, mais próximos de Muro Alto, o que atrapalha quem está sem carro.

Reserve seu hotel ou pousada em Porto de Galinhas aqui!

Há também as pousadas charmosas do centrinho, ideais para quem deseja realmente viver o clima da vila e estar perto da praia principal. Embora não tenham a sofisticação dos resorts, a maioria delas é bastante aconchegante e com bom serviço – algumas até com piscina para a criançada se esbaldar.

Você está conferindo dicas para curtir PORTO DE GALINHAS COM CRIANÇAS: o que saber e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O que fazer em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas oferece uma praia enorme, com faixa de areia bastante larga. Isso é ideal para quem está com crianças, já que a extensão grande permite que não fique muito lotada e a largura oferece mais espaço para brincarem. E o melhor momento é ir de manhã, pois a maré vai subindo e encurtando a área.

A Praia da Vila, que é a principal de Porto de Galinhas, também é perfeita para os pequenos por ter um mar calminho e bem raso. Dá para andar bastante na água até conseguir mergulhar, então nada melhor para quem está com os filhos e pode deixá-los brincando no começo das águas sem maiores preocupações.

As muitas piscinas naturais de águas cristalinas também oferecem ótima visibilidade, então garanta que os filhos vão estar com óculos de mar e snorkel para aproveitar o máximo e observar os inúmeros peixinhos coloridos do mar pernambucano. Mas é claro que Porto de Galinhas oferece muito mais para os turistas acompanhados de crianças.

Um dos melhores passeios para a criançada é o de jangada. Não é caro (menores de 8 anos não pagam) e permite que os pequenos vejam de perto e até alimentem os peixes. As jangadas comportam até seis pessoas por vez e é melhor procurar os barqueiros na maré baixa para aproveitar mais rumo aos recifes adiante. Dá para descer nos corais e caminhar por lá, então não esqueça os chinelos. Os ingressos podem ser comprados diretamente com os jangadeiros ou em um pequeno quiosque na entrada principal.

Saindo um pouco do mar, existe outro passeio muito bom para a diversão das crianças. É possível contratar um buggy para percorrer a região de ponta a ponta: de um lado Porto de Galinhas e Pontal de Maracaípe, do outro a praia de Muro Alto. É uma ótima maneira de conhecer toda a extensão de Ipojuca e garantir a alegria dos pequenos.

Em Muro Alto, os corais protegem completamente a praia, que se torna uma verdadeira piscina sem onda alguma. É um dos melhores lugares na região para deixar os filhos se divertindo no mar transparente. Só não há muita estrutura em comparação com a vila, mas até mesmo os pais vão se maravilhar com o passeio.

Um pouco antes de Muro Alto fica a Praia do Cupe. Essa, em si, não é muito frequentada por turistas pelas ondas fortes demais. Mas o Pontal do Cupe é bem melhor para todos: pais e crianças. Nessa parte, as águas são bem mais tranquilas e rasas em meio a piscinas naturais. Ainda existe uma barraca oferecendo comes e bebes, além de cadeiras e guarda-sóis. Por isso mesmo acaba sendo bastante frequentada por famílias.

Na outra ponta, os motoristas de buggy levam até Pontal de Maracaípe, uma praia diferente, mas não menos bonita ou divertida. Ela é praticamente deserta e conta um bar. Embora o mar seja mais agitado – é point de surfistas – a faixa de areia vazia atrai muito as crianças para correr sem problemas. E ainda tem mais.

Em Maracaípe está sediado o Projeto Hippocampus, com seus aquários cheios de cavalos marinhos. Os bichinhos estão em extinção, e tudo ali é voltado para a preservação deles e da vida marinha local. Ainda dá para ver os jangadeiros capturando alguns antes de soltá-los no mar novamente. As jangadas também podem ser alugadas para percorrer o manguezal, percorrendo o canal até o mar.

Quem está com mais tempo na viagem ainda pode esticar para a Praia dos Carneiros, cerca de uma hora de estrada ao sul, na cidade de Tamandaré. Ela também é considerada uma das mais belas de todo o Nordeste. Ainda intocada e selvagem, mesmo com toda a fama recente, Carneiros apresenta uma paisagem quase inacreditável com o mar cristalino e os coqueiros sem fim. Bastante rústica e quase deserta, tem 8 km de faixa de areia e muito espaço para a criançada brincar.

Por essas e outras, Porto de Galinhas é o destino ideal para aquela viagem de férias que você está programando com a família. Ao levar as crianças para lá, existem diversas opções de lazer, de hospedagem, de praias e de passeios que têm tudo para criar momentos e experiências inesquecíveis para os pequenos.

Com sua boa estrutura, mar cristalino e de águas calmas, beleza natural e muita areia para brincar, a praia pode se tornar uma das suas favoritas logo no primeiro dia. E pode ter certeza que os filhos vão querer voltar.

***
Sabe de algum outro atrativo para curtir com as crianças em Porto de Galinhas? Deixe sua dica nos comentários!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  13 de novembro de 2017

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Deixe o seu comentário

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site