Conheça 11 praias com Acessibilidade para Cadeirantes

Avalie este artigo

Sombra fresca, mar e aquela água de coco geladinha. Esse parece ser o cenário perfeito para as suas férias, concorda? Acontece que para alguns turistas as praias não são nem um pouco atrativas. Não que eles não queiram ou gostem desse tipo de passeio, mas porque a acessibilidade no Brasil ainda é uma criança que aprende a engatinhar. São poucos os lugares que permitem a circulação livre de pessoas com alguma dificuldade ou deficiência de locomoção, infelizmente, e as praias incluem-se nessa lista.

Ainda assim, algumas prefeituras já se conscientizaram da problemática e resolveram a situação! Já existem algumas orlas trabalhadas para permitir que qualquer pessoa possa desfrutar de uma boa praia aos finais de semana ou quando quiser. E o número só cresce.

Se você está com essa dificuldade de inclusão, ela vai acabar depois dessa lista mais que especial que preparamos. Pesquisamos as 10 praias brasileiras com acessibilidade para turistas deficientes e que você pode aproveitar nas suas próximas férias. Confira!

Copacabana – Rio de Janeiro

As praias da orla carioca foram as primeiras a se mobilizarem sobre a inclusão de deficientes motores. O projeto Praia para Todos surgiu em 2008, com a ideia de transformar as praias do Rio de Janeiro em um lugar que pudesse receber todo tipo de turista e oferecesse infraestrutura necessária para pessoas com dificuldade ou impedimento de locomoção.

calcadao-praia-copacabana-rj

A Praia de Copacabana tornou-se, a partir de então, referência no Brasil inteiro. Na região do posto 5 e 6 são realizadas atividades para esse público-alvo. Além disso, ainda conta com uma equipe focada no suporte do turista que não consegue se locomover na areia. Prática de handbike, frescobol, banho de mar, stand up paddle e muitos outros esportes são vistos por essas áreas.

Ponta Negra – Natal

Todos os dias, das 9h até as 14h na região que fica próxima ao Morro do Careca, em Natal, um grupo do projeto OrtoRio promove atividades para pessoas com deficiência física. O incentivo faz parte de uma iniciativa interna da empresa, chamada OrtoRio na Praia, que começou com a ideia de ajudar os clientes da marca à irem às praias da capital.

foto-praia-ponte-negra-em-natal-brasil-8781

Ponta Negra é um dos maiores centros turísticos da capital do Rio Grande do Norte. Sendo assim, se você chegar por aqui, encontrará facilmente um bom hotel para se hospedar e ainda essa opção de atividade. A região inteira da orla passou por uma reforma em 2013, permitindo também o acesso à diversos pontos a partir de cadeiras de rodas, por exemplo.

Ilhabela – São Paulo

A Prefeitura de Ilhabela em parceria com o Governo do Estado de São Paulo passou também a disponibilizar uma equipe de profissionais que ajudam na acessibilidade às praias da região. Ao todo são 17 guarda-vidas – sendo oito da prefeitura e nove do governo – que ficam à disposição de turistas com dificuldade de locomoção, para acompanha-los no banho de mar.

calcadao-praia-grande-ilhabela-sp

As praias atendidas são: Saco de Capela, Perequê, Curral, Praia Grande, Pedras Miúdas e Garapocaia. Todas com auxílio diário e para quem precisar. Além dessas, a Praia do Bonete e a Praia de Castelhano também possuem equipes direcionadas, mas apenas aos finais de semana (de sexta até domingo).

Itanhaém – São Paulo

Ainda no litoral paulista você encontra Itanhaém na lista de praias com trabalho de inclusão para deficientes físicos. O Programa Praia Acessível disponibiliza, desde 2012, cadeiras anfíbias e uma equipe devidamente treinada para auxiliar esses turistas em seus banhos de mar. Você encontra postos na região do Jardim Grandesp, Satélite e Suarão.

lindos-coqueiros-praia-itanhaem-sp

Além de ajudar no trabalho de inclusão o programa ainda conta com sistema de cadastramento para voluntários que queiram ajudar nesse processo.

Você está conferindo 11 praias com Acessibilidade para cadeirantes e turistas com dificuldade de locomoção. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Fernando de Noronha – Pernambuco

Pode parecer até impossível pensar em acessibilidade em Fernando de Noronha. Quem já visitou a ilha mais famosa do Brasil sabe que é morros e escadarias são frequentes no acesso principal para as praias mais famosas do lugar. Ainda assim, a prefeitura do local não impediu que turistas com algum tipo de deficiência não pudessem desfrutar desse destino tão desejado por brasileiros e estrangeiros.

foto-praia-da-conceicao-em-fernando-de-noronha-pe-brasil-5765

Rampas de acesso e cadeiras anfíbias foram colocadas à disposição do turista que chega aqui e não tem como se locomover até a praia. O trabalho fica por conta do projeto Eco Noronha, uma organização não-governamental que conta também com jangadas e outros trabalhos de acessibilidade.

Porto de Galinhas – Pernambuco

O projeto Praias Sem Barreiras é uma iniciativa da Prefeitura de Recife e que se estendeu por diversas cidades do estado. A ideia é também levar acessibilidade para turistas e moradores que não podem se locomover até a praia. A ideia partiu da Empresa Pernambucana de Turismo – Empetur – e se espalhou positivamente.

foto-piscina-natural-em-porto-de-galinhas-pernambuco-6527

O trabalho do Praias Sem Barreiras é levar visitantes com deficiência para banhos de mar e passeios pelas piscinas naturais da região, como as de Porto de Galinhas. Além da cadeira anfíbia, que permite o mergulho, diversos pontos da praia possuem esteiras de 10 metros de comprimento que permitem o acesso do calçadão até uma certa altura da areia.

Recife – Boa Viagem – Pernambuco

Se você estiver em Recife e não quiser ou puder ir até Porto de Galinhas, na capital também há um trabalho realizado pelo Praias Sem Barreiras. A praia mais famosa de Recife, Boa Viagem, possui também um espaço reservado para quem não pode acessar sozinho além do calçadão e quer dar aquele mergulho no mar recifense.

foto-praia-de-boa-viagem-em-recife-pernambuco-7771

Além da esteira de acesso, os pontos possuem rampa para as barracas, piscinas de lazer – essas são destinadas mais para crianças –, instrutores de vôlei de praia, além de um atendimento diferenciado de fisioterapia e enfermagem. A prefeitura também se preocupou em criar uma rota facilitada com paradas de ônibus nesses pontos estratégicos.

Fortaleza – Ceará

A Prefeitura de Fortaleza também incluiu um projeto de acessibilidade para suas praias urbanas. Desde 2015 a Praia de Iracema possui uma esteira de acesso tanto para quem deseja aproveitar o mar, como para quem quer circular pelo famoso Espigão – uma rampa de pedras que vai até o além-mar, sendo ponto de parada para turistas que querem curtir a brisa e o pôr do sol na capital cearense.

pessoas-praia-do-centro-fortaleza-ce

Cadeiras anfíbias foram colocadas à disposição de quem desejar e também uma equipe de profissionais treinados para auxiliar o banhista com deficiência. O projeto ainda visa parceria com o Governo do Estado para ampliação até outras praias da capital e as principais do interior, como é o caso de Canoa Quebrada e Jericoacoara, mas ainda sem data para implementação.

Maceió – Alagoas

Ainda no Nordeste, que vem se mostrando totalmente adepto à acessibilidade, algumas praias de Maceió também já trabalham com projetos do tipo. As jangadas de acesso são facilmente encontradas pela orla da capital alagoana, permitindo que grupos de até seis turistas possam fazer um passeio mais que especial pelos mares daqui, que são tão famosos e adorados por quem chega na cidade.

praia-pajuçara-maceio-alagoas-3125

Além das jangadas, a prefeitura também disponibilizou cadeiras anfíbias e equipes de profissionais voluntários para auxiliar no banho desses turistas. Uma dica é procurar mais pelos pontos onde o mar não é tão revolto, o que não será difícil em Maceió.

Balneário Rincão – Santa Catarina

O litoral sul do Brasil também está na ativa a favor da inclusão de pessoas com deficiência. O projeto Praia Acessível está presente nas praias de Balneário Rincão, permitindo que turistas possam aproveita um dos mares mais desejados do país. Aqui, bombeiros devidamente treinados e voluntários orientam e auxiliam os banhistas e seus acompanhantes. Também são utilizadas cadeiras anfíbias para facilitar o acesso.

Você vai encontrar o projeto Praia Acessível no Posto 1, na Zona Norte de Balneário Rincão, município que fica a cerca de 200 km ao sul de Florianópolis. Os profissionais ficam disponíveis diariamente das 9h até as 11h e das 15h até as 18h.

Balneário Camboriú – Santa Catarina

O famoso balneário do litoral catarinense também está com um projeto para melhorar a acessibilidade para cadeirantes. A primeira iniciativa já foi implantada no Parque Unipraias, que possui vias acessíveis e bondinhos adaptados. Além de circular pelos calçadões, agora é possível ver Balneário Camboriú do alto!

bondinhos-balneario-camboriu-sc

Outro projeto em Balneário Camboriú visa o acesso à Praia Central. O “Rodas na Areia” tem o objetivo de criar uma área equipada para atender aos turistas e moradores portadores de deficiência física e também aos praticantes de vela adaptada. A equipe multidisciplinar e preparada para o atendimento ficaria disponível em frente à Rua 4550, diariamente entre 9h e 14h.

praia-central-balneario-camboriu-sc-0204

***

Agora não tem mais desculpas para deixar de viajar ou evitar a praia e destinos com litoral. O acesso é mais que permitido e facilitado para você! Já experimentou algum outro destino que não entrou para a nossa lista? Deixe seu comentário e compartilhe a dica com a gente! Também não esquece de compartilhar o post nas suas redes sociais para mostrar seus amigos que eles também podem aproveitar o passeio!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 02 de abril de 2016


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.