PRAIA DE BOA VIAGEM (PE): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Publicidade

Eu lembro da moça bonita da Praia de Boa Viagem…” você já deve ter ouvido essa música, é claro! A letra de Alceu Valença, na canção “La Belle de Jour”, definitivamente imortalizou aquela que é a praia mais famosa de Recife e de Pernambuco: Boa Viagem.

Embora a fama recente se dê mais pelos tubarões (mas não precisa ter medo!), há uma razão pela qual ela é tão reconhecida nacional e internacionalmente.

Foto placa alerta de tubarões, Praia de Boa Viagem, PE.

Placa alertando os banhistas sobre os tubarões, presentes na costa pernambucana, na Praia de Boa Viagem, PE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Como praia urbana, é natural que grande parte da população de Recife frequente Boa Viagem. Seus recifes de coral formam uma barreira no mar, e ficam completamente cobertos na maré alta. Na baixa, no entanto, a água fica bem rasinha. O problema é que os ataques de tubarão frequentes nas últimas duas décadas transformaram a reputação do local.

Confira também o Guia Completo de Recife aqui!

A Praia de Boa Viagem é uma das melhores de Recife. Sua orla remodelada oferece um belo passeio para quem gosta de caminhar, pedalar ou praticar outros esportes. São muitas opções de quiosque, de bares e restaurantes ao longo de seus 7 km. E tudo em um bairro que é o mais nobre da capital pernambucana.

Quem viaja até Pernambuco não deixa de passar em Recife. E quem viaja até Recife não pode ficar sem conhecer Boa Viagem. Mesmo com um certo receio em entrar no mar, o passeio é recompensador. Confira nossas dica e tudo que você precisa saber para curtir as férias por lá!

Como chegar na Praia de Boa Viagem

Localizado na zona sul de Recife, o bairro de Boa Viagem é bastante residencial e de fácil acesso. Por ser a praia mais famosa da capital de Pernambuco, a região concentra as principais opções de hospedagem na cidade, então é comum que o turista que chega por lá esteja em hotel ou pousada próximo.

Reserve seu hotel na Praia de Boa Viagem aqui!

A partir do Aeroporto Internacional dos Guararapes, que recebe voos constantes das principais cidades do Brasil, são apenas 5 km até a praia de Boa Viagem. Em não muito mais que 10 minutos de táxi ou uber, o turista pode chegar ao destino final onde vai ficar hospedado. Assim, ao contrário de outras capitais brasileiras, não há grande distância para o principal aeroporto, barateando o traslado.

Para quem vai de ônibus também é bastante fácil, com opções de linhas entre Guararapes e Boa Viagem. Aos que chegam lá por via terrestre, o Terminal Rodoviário também é bastante movimentado e com muitas opções de horário. Mas fica mais longe da praia do que o aeroporto. São 20 km até a orla, ou cerca de meia hora em táxi ou uber.

O que fazer na Praia de Boa Viagem

A Praia de Boa Viagem tem aproximadamente 7 km de extensão. Ou seja, é bem grande, ainda mais em se tratando de uma praia urbana, bem no coração de uma capital brasileira. Por isto, é muito movimentada, mesmo que o mar gere aquele medo dos tubarões. O mais comum é ver gente aproveitando o sol sempre presente para pegar um bronzeado, praticar atividades físicas ou somente caminhar pela bela orla.

Você está conferindo PRAIA DE BOA VIAGEM (PE): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A estrutura de Boa Viagem é muito propícia ao turismo. Com barracas e quiosques padronizados no lado da areia e diversas opções para comer e beber atravessando a Avenida Boa Viagem, sendo que toda a região é excelente para passar o dia. Os altos prédios hoje fazem sombra na areia, o que rende algumas críticas, mas foi o preço para o desenvolvimento do bairro que hoje é o mais nobre e renomado de Recife – só perde em Índice de Desenvolvimento na cidade para Jaqueira.

Gosta de cultura e história? Visite também o Recife Antigo.

Sobre o mar de Boa Viagem. A praia é agradável, com água morna e piscinas naturais que dão beleza à paisagem, combinando com os muitos coqueiros ao longo da orla. Os corais protegem toda a parte próxima da areia e por isso não há muitas ondas – o que deixa o local muito agradável para o mergulho. Em frente ao Hotel Golden Tulip é onde se formam a maior parte das piscinas. E nessas áreas não há perigo e o banho é bem seguro, visto a proteção natural dos arrecifes.

Mas, um dos grandes problemas da Praia de Boa Viagem é o alto número de ataques de tubarão ocorrido nos últimos anos, em especial aos surfistas. A partir da década de 90 os casos se tornaram mais frequentes e ganharam o noticiário. Em geral, os especialistas apontam a construção do Porto de Suape como motivo para isso, tudo porque foram aterrados dois estuários de reprodução de tubarões-touros, espécie extremamente agressiva que frequenta a região. O impacto ambiental desviou a rota deles, levando para a direção próxima à praia.

Então, é preciso ficar atento para mergulhos no fundo e seguir algumas dicas. Para começar, o básico: nada de mergulhar após os corais. A região para dentro, protegida, é muito mais segura que a parte de alto mar – o ideal, na verdade, é não se afastar da areia. Outro ponto importante é entrar na água apenas na maré baixa, já que fica bem rasinho até os recifes. Por fim, ainda vale não entrar se estiver sangrando e se estiver usando objetos brilhantes – coisas que atraem tubarões.

Foto orla da Praia de Boa Viagem

A orla repleta de prédios da Praia de Boa Viagem, em Recife, PE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A ótima estrutura da Praia de Boa Viagem atende muito a todos os turistas e moradores.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Mulher e menina mergulhando nas piscinas naturais da Praia de Boa Viagem

Há formação de piscinas naturais com a maré baixa. Nesses pontos, o mergulho é delicioso, sem medo dos tubarões! Na Praia de Boa Viagem, PE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto aérea da orla da Praia de Boa Viagem.

A bela orla vista de cima. De se apaixonar pela Praia de Boa Viagem, em Recife, PE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Atrações turísticas próximas (e imperdíveis!)

Recife é uma cidade de muitas possibilidades. Como segunda capital do Nordeste mais visitada, perdendo apenas para Salvador, não falta o que fazer por lá. São muitas atrações, cultura regional, praias próximas lindíssimas e a possibilidade de conhecer festas locais – como o famoso Carnaval de lá.

Veja as outras praias de Recife

O Centro Histórico, conhecido como Recife Antigo, fica a menos de 10 km de Boa Viagem e guarda muitas lembranças do período colonial dourado da cidade. A colonização holandesa ainda pode ter a sua influência sentida. E não deixe de conhecer o Marco Zero.

O aspecto cultural também pode ser muito bem aproveitado visitando Olinda, a 20 km de lá. O município vizinho é um dos mais tradicionais de Pernambuco e tem nas suas ladeiras a fama maior. E a Catedral da Sé é imperdível.

Para o Carnaval, não há dúvidas que o Galo da Madrugada é um dos blocos mais conhecidos de todo o Brasil, e considerado o maior do mundo. Tanto Recife quanto Olinda fervem durante a festa popular, com as ruas de ambas as cidades repletas de turistas e com muita alegria estampada na face de todos.

Vale a pena ainda percorrer as pontes e canais de Recife, cercadas por casarões coloniais, para entender porque a cidade é chamada de Veneza Brasileira – é um charme inigualável.

A culinária recifense também é de dar água na boca, e são muitos os restaurantes de alto nível por lá. Frutos do mar e pratos sertanejos são as maiores especialidades.

E onde ficar?

A Praia de Boa Viagem pode ser considerada a principal de todo Pernambuco. Por isso mesmo são inúmeras opções de hospedagem por ali. A avenida beira-mar é repleta de hotéis de todos os tipos, e ainda há opções de pousadas próximas.

Reserve sua Pousada na Praia de Boa Viagem aqui!

O Hotel Golden Tulip pode ser chamado de grande marco da praia de Boa Viagem. Com todo o aporte de uma das maiores redes internacionais de hotéis, presente em todo o mundo, não falta conforto e sofisticação para quem escolhe ficar lá. Grand Mercure e Ibis são outras redes presentes no bairro. Remadas, Anahi, Radisson e Atlante Plaza são outros hotéis famosos de Boa Viagem.

Também não faltam alternativas de pousadas para quem quer ficar perto da praia em Boa Viagem – e até albergues bem classificados. Pousadas como a Villa Boa Vista, a Casuarinas e a Lorde Inglês oferecem excelente custo-benefício para o turista – a combinação perfeita entre boa localização e serviço com preço acessível. Para quem quer mochilar e conhecer mais gente, o Hostel Piratas da Praia é dos mais conceituados da cidade.

***
Convencidos de que a Praia de Boa Viagem é o seu destino ideal de férias? Então, enquanto planeja suas férias em Recife, confira aqui algumas fotos da praia de Boa Viagem… é só clicar e viajar!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  10 de Abril de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site