PRAIA DO PINHO (SC): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Publicidade

Muita gente tem curiosidade em conhecer praias de nudismo um dia. Para quem vai a Balneário Camboriú, um dos destinos mais badalados do belo litoral de Santa Catarina, há a possibilidade de visitar a Praia do Pinho. E se a cidade é conhecida pelo luxo de seus condomínios e hotéis, lá as pessoas podem literalmente se despir de tudo e apenas curtir a natureza como vieram ao mundo.

Com tantas opções de lazer em Balneário, conhecer a Praia do Pinho pode ser aquele programa bem diferente. O local é considerado um dos pioneiros do naturismo no Brasil, e há quem aponte como a primeira praia voltada somente à prática em todo o território nacional. E com a natureza preservada dominando – rochas e costões aos lados e muita área verde na praia de trás – o cenário para quem chega lá é de tirar o fôlego.

Para quem vai ao litoral catarinense, a Praia do Pinho é uma de apenas três opções para a prática do naturismo – e a única no norte do estado. Então se está de passagem por ali e deseja conhecer, não perca a chance. Descubra aqui tudo que precisa saber antes de ir para lá.

Como chegar na Praia do Pinho

A Praia do Pinho fica a cerca de 15 km e meia hora de carro do centro de Balneário Camboriú. É possível dirigir até lá pela própria BR 101 ou ainda pela Avenida Inter Praias margeando a costa da cidade. Chegar de transporte público pode ser um pouco trabalhoso. Então, caso não esteja com automóvel, o melhor é ir de táxi ou uber.

A Praia do Pinho fica próxima a outras praias famosas de Balneário. Ela está exatamente entre Taquaras e Estaleiro, duas das mais conhecidas fora do centro da cidade. Então não é difícil também se deslocar entre uma e outra por ali para chegar.

Hospedagem na Praia do Pinho

Para quem deseja se hospedar diretamente na Praia do Pinho, vale saber que apenas pessoas que possuem o passaporte de membro da Federação Brasileira de Naturismo podem fazer reservas no local. A carteirinha pode ser adquirida no site da entidade (www.fbrn.org.br) e funciona como uma verdadeira certidão de identidade naturista, fornecido pela federação internacional do tema.

Para os que já contam com a carteira, existem opções de pousada e de camping por lá.

A Pousada e Camping Praia do Pinho oferece cinco tipos de acomodações para quem deseja ficar em um quarto:

  • Apartamento simples sem banheiro e sem televisão;
  • Apartamento standard com banheiro, tevê e ventilador de teto;
  • Apartamento luxo com banheiro, tevê, ar condicionado e frigobar;
  • Flat com banheiro, tevê, ar condicionado e cozinha;
  • Cabana com banheiro, tevê, ar condicionado, frigobar e vista para o mar.

Já o camping pode abrigar até 200 barracas e oferece algumas comodidades para os aventureiros:

  • Banheiros;
  • Cozinha coletiva com mesas, bancos e churrasqueiras;
  • Pias espalhadas pelo local;
  • Estacionamento.

As instalações não oferecem café da manhã. Crianças de até 10 anos não pagam diária.

Vale lembrar que, devido ao isolamento e exclusividade da Praia do Pinho, as diárias podem ser um pouco salgadas; então não deixe de conferir os valores antes para se assegurar que cabem no orçamento.

Reserve seu hotel ou pousada em Balneário Camboriú aqui!

Para os que preferem procurar alternativas diferentes, o ideal é buscar hospedagem – como hotéis e pousadas – em outras praias próximas dali. Como, por exemplo, Estaleiro e Taquaras. Assim, o turista fica perto do Pinho e também de outros destinos de Balneário Camboriú.

Você está conferindo dicas da PRAIA DO PINHO (SC): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O que fazer na Praia do Pinho

São apenas 500 metros de extensão no total e, em tempos de alta temporada, pode ficar bem cheia (até 3 mil pessoas por dia no verão). A areia é clarinha e o mar tem ondas fortes em muitos momentos, mas pode ser aproveitado por crianças na orla. A presença dos pequenos, aliás, é tema de dúvida para muita gente: o naturismo prega o contato com a natureza e não tem nenhuma conotação erótica – além de regras para frequentar a praia. Então não há problema algum em levar os filhos e curtir essa filosofia de vida.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer

Com costões e morros cheios de muita área verde ao redor, o cenário na Praia do Pinho é belíssimo. Os frequentadores costumam usar o local para apenas entrar em contato máximo com a natureza, despidos, e relaxar em uma das mais belas praias de Balneário Camboriú. A vegetação preservada e o belo oceano contribuem para deixar a paisagem daquele jeito que todos gostam nas férias, podendo apenas apreciar a beleza natural sem maiores preocupações.

A Praia do Pinho é pioneira em naturismo no Brasil desde a década de 80 justamente por essa localização privilegiada e privativa. Com os costões protegendo o local das vistas alheias, dançarinas de uma casa de shows da região e alguns casais passaram a se despir por ali – até então a areia ficava quase sempre deserta por conta do acesso complicado. A partir de uma reportagem de revista em 1984 contando sobre a prática do nudismo na praia, ela ganhou fama Brasil afora e tudo se oficializou.

Para os mais tímidos ou ainda receosos de praticar o naturismo, existe um pedaço da Praia do Pinho em que ele é apenas parcial. Ou seja, para aqueles que são iniciantes e ainda estão se acostumando, vale a pena começar por ali. Do outro lado é obrigatório tirar todas as roupas.

Veja outras praias no Brasil para praticar o Naturismo

Alguns poucos esportes são praticados no Pinho, como o vôlei, o futevôlei e o frescobol. Muita gente aproveita a beleza da região para caminhar pela areia também e avistar melhor os costões laterais. Existem opções de bares e restaurantes para os comes e bebes, tendo os frutos do mar como especialidade local.

Foto orla da Praia do Pinho, SC.

A bela orla da Praia do Pinho, reduto naturista desde a década de 80, em Balneário Camboriú, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto do mirante da Praia do Pinho, SC.

A praia e o mar agitado da Praia do Pinho, que tem uma área semi-nudista para quem está iniciando no estilo de vida, em Balneário Camboriú, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Pontos Turísticos Próximos

Para complementar sua viagem à Balneário Camboriú, depois de curtir a Praia do Pinho, você também pode se encantar com outras praias. Veja as mais próximas.

Praia de Taquaras

Amenos de 2 km de distância do Pinho, Taquaras também é cercada de muito verde. O mar, ao contrário, é mais calmo e ótimo para o banho – mas cuidado, fica fundo rapidamente. Seu cantão sul possui alguns bares e, no geral, a praia é uma ótima opção para relaxar durante um dia.

Praia do Estaleiro

Outra praia bastante próxima do Pinho, fica a apenas 2,5 km de lá. Entre as mais afastadas do centro da cidade, região chamada de Inter Praias, o Estaleiro costuma ser a mais residencial, com boas alternativas de casas de veraneio para alugar. Tranquilidade e contato com a natureza também são os pontos principais de lá, mas também vale a atenção com o mar de tombo, que fica profundo logo no começo. O cantão norte, porém, é melhor para banho.

Conheça as praias de Balneário Camboriú em imagens em 360 graus!

Praia de Laranjeiras

Uuma das mais famosas de Balneário Camboriú, está a 4 km da Praia do Pinho. Certamente é a mais conhecida e procurada da região Inter Praias, muito graças ao teleférico que leva do centro até ela – e também dos passeios de barco que lá chegam. O cenário da Praia de Laranjeiras é belíssimo, já que é uma pequena enseada cercada de muito verde.

Praia Central

E, claro, dê uma passadinha na região do centro comercial de Balneário Camboriú, que tem a sua própria praia. A Central é uma praia urbana e caminhar no calçadão da Avenida Atlântica é um ótimo programa para o final de tarde. Também é possível aproveitar alguns dos muitos bons restaurantes locais, além de pubs e bares sem fim. Para quem gosta de compras, não faltam lojas e shoppings por ali. Definitivamente, compensa uma passada no centro de BC para quem visita a Praia do Pinho, para sentir como vive realmente a cidade.

Nós já fizemos um roteiro de 3, 5 ou 7 dias para você curtir Balneário Camboriú, confira aqui!

***
Curtiu a Praia do Pinho e a possibilidade de conhecer mais o estilo de vida naturista? Então, bóra pra lá!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  18 de Abril de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site