PRAIA DA PINHEIRA (SC): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Publicidade

O Parque Nacional da Serra do Tabuleiro guarda algumas das praias mais bonitas de Santa Catarina. O litoral do estado já costuma ser considerado o mais bonito do sul do Brasil como um todo. E, fora das badaladas Florianópolis e Balneário Camboriú, existem muitas outras pérolas ainda a serem mais exploradas pelo turismo nacional. Entre elas está a deliciosa Praia da Pinheira, em Palhoça (SC).

O município de Palhoça é próximo o suficiente a capital, Florianópolis, para atrair a suas praias muitos turistas da capital em finais de semana e feriados.

A jóia mais conhecida da cidade é a deslumbrante Guarda do Embaú, verdadeiro paraíso natural com uma beleza quase incomparável. E não muito longe da vizinha mais famosa, a Praia da Pinheira (SC) reserva também uma bela paisagem e um ambiente menos rústico para quem quer curtir as férias por lá.

9 motivos para você visitar GUARDA DO EMBAÚ

Não há dúvidas que a Praia da Pinheira é uma das melhores de Santa Catarina. Tanto que muitos moradores de Florianópolis frequentam a região mesmo com tantas outras praias de alto nível na Ilha da Magia. Com muito verde e uma paisagem encantadora, a enseada onde se forma o local é larga o suficiente para não lotar mesmo na alta temporada. E com a vantagem de oferecer quatro opções em uma só (você já vai entender!).

Conheça um pouco mais sobre todas as atrações da Praia da Pinheira e de Palhoça para curtir as férias com muita sombra e água fresca no litoral de Santa Catarina!

Praia da Pinheira: onde fica e como chega?

A Praia da Pinheira fica aproximadamente 50 km ao sul de Florianópolis. A proximidade com a capital ajuda bastante no acesso até ela, que se dá através de uma hora de estrada pelas rodovias BR 282 e BR 101 até a entrada para Palhoça no Km 238. Lá é preciso tomar  SC 433, já na cidade, com sentido ao litoral, contornando a Praia do Sonho rumo ao destino final.

O percurso é todo bem tranquilo e sinalizado para fazer de carro. Quem prefere não dirigir pode pegar um ônibus rumo a Palhoça no Terminal Rodoviário de Floripa. Ainda é possível ir via Curitiba (330 km e 4h30 de viagem) e Porto Alegre (420 km em 5 horas).

Dentro de Palhoça, a Praia da Pinheira é muito bem localizada. Ela fica na região nobre da cidade, ao sul, quase no limite com Paulo Lopes. Como o município tem área bastante extensa, fica longe da parte considerada o centro: mais ao norte, a 30 km dela, próxima a São José e ao pedaço continental de Floripa.

O que fazer na Praia da Pinheira

A Enseada da Pinheira na verdade se divide em quatro pedaços, por isso é quatro em uma.

As praias seguem a mesma faixa de areia, apenas interrompida em três pedaços por pequenos rios. Somando tudo isso, certamente é uma das praias mais movimentadas de Palhoça, rivalizando com a sempre mística Guarda do Embaú.

Antigamente, o local era um pequeno vilarejo de colonização açoriana (de Açores, ilha africana de Portugal), mas ainda há pedaços que remontam ao povoado que vivia da pesca e o clima de tranquilidade é o maior indicador.

As 10 praias mais paradisíacas de SANTA CATARINA

Apesar de sua extensão de 7 km e muitas casas de veraneio, a região ao redor é muito sossegada, mesmo no verão. Com muita natureza ao redor graças à Mata Atlântica nativa, a Pinheira é ideal para curtir as férias e descansar em uma bela enseada, de águas calmas e com a possibilidade de praticar esportes como o stand up paddle e o caiaque. A vizinhança é desenvolvida o suficiente para oferecer opções de hospedagem, de gastronomia e de comércio em geral.

A parte chamada de Praia de Cima, separada do resto por um costão rochoso, é a mais procurada pelos veranistas. Seu isolamento garante uma vista panorâmica ainda mais bela, e a estrutura é boa para atender a todos. A pequena baía tem o mar bem limpo e atende também pelos nomes de Praia das Cabras e Praia do Engenho.

A segunda parte é a que costuma ser efetivamente conhecida como Praia da Pinheira. Começa no costão do Morro da Toca (ou Morro da Caixa D’Água), que a separa da Praia de Cima.

Segue pela região chama de Mar Azul, ou Enseada Brito e segue por 7 km até o fim da Praia do Meio – onde tem início o costão da Ponta do Papagaio. Naturalmente, pelo contraste com a sua vizinha, esse pedaço é chamado de Praia de Baixo. Esse trecho de enseada é bem calmo e límpido, com muita gente aproveitando para caminhar na longa faixa de areia ou praticar esportes no mar. O mercado de peixes dos pescadores locais é uma ótima pedida para o comprar peixes fresquinhos para o almoço.

O trecho final é a Praia da Ponta do Papagaio. Algumas rochas formam piscinas naturais que são perfeitas para tomar um banho de mar –  e a vegetação nativa ajuda a completar o lindo cenário.

Foto orla Praia da Pinheira, SC.

A linda orla da Praia da Pinheira, em Palhoça, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia da Pinheira, SC.

Com águas tranquilas e cristalinas, a Praia da Pinheira é concorrida no verão. Em Palhoça, SC.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Em geral, toda a praia é excelente para as férias em família, por conta da extensão da areia e do mar calminho. Toda a região ao redor ainda é bem tranquila, sendo uma boa oportunidade para fugir da correria das cidades grandes durante o verão.

Visitar a Pinheira é assim: paz, calmaria, clima de folga como todos gostam. Um refúgio para qualquer um.

Você está conferindo dicas da PRAIA DA PINHEIRA (SC): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

E outras atrações nas proximidades?

Ah, Guarda do Embaú sem dúvida pode ser um local para aquela esticadinha na viagem!

A pequena vila de pescadores tem um centrinho muito charmoso, com algumas poucas opções de comércio, e uma natureza de dar inveja ao seu redor. O Rio da Madre exige que, para chegar até a praia, seja preciso nadar ou pagar um dos barcos para atravessar. Na maré baixa dá até pra ir andando em alguns trechos. A paisagem é exuberante, cenário perfeito para muitas fotos e para tomar um banho e curtir o visual.

A faixa de areia é bastante longa, com 4 km de extensão, mas a maior parte dos banhistas se concentra próximo ao centro, no ponto de travessia do rio.

Guarda do Embaú também é point de surfistas, já que as ondas são ótimas para a prática do esporte. Por ser também parte do Parque Nacional da Serra do Tabuleiro, a preservação ambiental dita o tom na Guarda, que ainda consegue guardar o clima rústico de pequeno vilarejo até hoje, mesmo com o turismo invadindo no verão.

Vale a pena visitar a região, conhecer o centrinho de ruas de terra batida e se admirar com a intensa beleza da Guarda do Embaú – e vai querer voltar, pode ter certeza!

Foto Guarda-do-Embau-SC

A belíssima Guarda do Embaú, uma das vizinhanças da Praia da Pinheira, em Palhoça, SC.
Foto Banco de Imagens / www.guiaviagensbrasil.com

Onde ficar na Praia da Pinheira?

Gostou da ideia de curtir um lugar tranquilo, com uma bela praia e pontos turísticos interessantes perto dali? Muita gente procura um hotel ou pousada na Praia da Pinheira para se hospedar e curtir o verão. Indicamos algumas.

A Pousada Vila da Praia, por exemplo, fica a 100 metros da Praia de Cima, que é das mais procuradas da cidade. O ambiente é aconchegante e há salão de jogos, parquinho para crianças e churrasqueira. A localização é ótima, com muito comércio no bairro e boas opções de gastronomia. Para a hora da praia, cadeiras e barracas estão à disposição.

A Pousada do Francês fica no cantão do Mar Azul, mas próximo à Praia de Cima. Ela fica à beira do mar, com vista para a praia, churrasqueira e cozinha. É abrir a porta e curtir já o clima de verão na areia. Além disso, tem toda uma decoração rústica que ajuda a tornar o ambiente ainda mais agradável.

Na Praia do Meio, a Pousada Pegadas na Areia também fica de frente para o mar, basta atravessar a área verde preservada entre a rua e a praia. E na Ponta do Papagaio, a Pousada Capitão J Finardi conta com bar próprio, jardim e área de estar.

E locais deliciosos não faltarão! Em todos os cantos da Praia da Pinheira, você encontrará boas opções de hosepedagem. Só procurar e escolher!

***
Palhoça é uma excelente pedida para curtir as férias em paz, com uma praia linda e tranquila à disposição e a possibilidade de curtir outros destinos a pouca distância.

Já deu para entender por que tantos moradores de Floripa frequentam a região, não é? Bóra pra lá também?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  04 de Maio de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site