BARRA DA LAGOA (SC) – O Que fazer, Dicas e Fotos

4.5/5 - (2 votes)

A Barra da Lagoa (SC) é um pequeno distrito em Florianópolis e conta com um cenário bastante aconchegante. Ela guarda uma praia muito bonita, chamada de Praia da Barra da Lagoa e fica ao norte da capital.

O bairro de passagens estreitas e ruas apertadas, é simples. No entanto, não deixa a desejar na infraestrutura de atendimento aos turistas. Apesar de toda simplicidade, conquista o coração de quem circula por aqui.

Praia da Barra da Lagoa em Florianópolis em SC.

Praia da Barra da Lagoa em Florianópolis em SC.
Fotos de Ricardo Junior – www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Praia Barra da Lagoa foi palco também da vida cotidiana dos Sambaquis, nativos da terra catarinense. Você encontrar muita herança histórica e cultural desse povo até hoje.

Devido a isso, quem vem a Barra da Lagoa tem a oportunidade de aumentar sua cultura conhecendo oficinas líticas aqui existentes. Outra particularidade são as piscinas naturais. Encantos que a natureza criou entre rochas do costão, privilegiando esta área.

A gente preparou esse post para te falar um pouco mais sobre esse destino e mostrar o que é indicado aproveitar durante suas próximas férias. Confira.

Dá para se hospedar por aqui?

Sim. Se você desejar curtir Florianópolis a partir da Barra da Lagoa, vai encontrar muitas acomodações pelo bairro.

Há um número grande de estabelecimentos, principalmente pousadas e hostels. Devido a grande incidência desses albergues, você perceberá uma maior circulação de viajantes solo e mochileiros por aqui. Se está visitando Floripa e procura um hostel bacana e sempre animado, vai encontrar por aqui.

As acomodações em Barra da Lagoa são simplórias, o que traz aquela sensação de ambiente bastante familiar. Por isso, não espere encontrar luxo, mas será muito bem acolhido.

Outra opção a seu alcance são as hospedarias espalhadas na trilha da Prainha da Barra da Lagoa. Os hotéis são raros no bairro, mas, também existem por aqui.

Reserve seu HOTEL ou POUSADA em FLORIANÓPOLIS

Dicas sobre a Barra da Lagoa

Na Praia da Barra da Lagoa o mar é azul e a areia revela uma cor dourada. A praia tem uma área extensa, para alegria dos caminhantes e das crianças, que têm muito espaço para brincar. O motivo desta vasta faixa de areia é a ausência de algo físico que a separe da orla de Moçambique.

As águas são bem calmas no começo da praia. Neste trecho, você encontrará muitas famílias se divertindo sem preocupação, pois a correnteza do Canal da Barra cerca a invasão das fortes ondas vindas do alto mar.

Mar calmo no canto da Praia da Barra da Lagoa é ideal para famílias e crianças em Florianópolis-sc

Mar calmo no início da Praia da Barra da Lagoa é ideal para famílias e crianças.
Fotos de Ricardo Junior – www.ricardojuniorfotografias.com.br

Quem curte mar agitado e ondas mais impulsivas têm que dirigir-se mais para o norte, lado do mar aberto. A balneabilidade é considerada muito boa, significa que as águas estão adequadas e dentro dos padrões exigidos para o bem-estar dos banhistas.

Descubra mais PRAIAS DE FLORIANÓPOLIS para curtir nas suas férias

Nota-se a preocupação em manter a praia dentro de uma estrutura de qualidade. Logo no início, há banheiros químicos instalados, um posto de polícia e ducha para retirar a areia do corpo ou molhar-se antes do banho de mar.

Ao longo da orla , bem próximo à faixa de areia, quiosques estão instalados e você encontra um a cada 5 metros. Os vendedores ambulantes também transitam pela areia a todo momento, oferecendo uma infinidade de coisas, como lanches, sorvetes, salgados, água de coco, caldo de cana, doces, etc.

Barracas na praia e escolas de surfe na Barra da Lagoa em Florianopolis-SC.

Barracas na praia e escolas de surfe na Barra da Lagoa em Florianopolis-SC.
Fotos de Ricardo Junior – www.ricardojuniorfotografias.com.br

Se preferir um almoço mesmo, a rigor, os restaurantes não decepcionam. Servem todo tipo de iguaria praiana à base de peixes e frutos do mar, além de outras saborosas delícias da gastronomia local.

Como já te contamos acima, o espaço por aqui é meio apertado. As ruas são estreitas e o bairro é bem pequeno. Devido a isso, estacionar mais perto da praia acaba sendo mais complicado. Existem alguns locais de estacionamento particular, mas lotam rápido.  Por isso, se você está de carro, a nossa dica é que chegue cedinho para achar um lugar mais perto da orla.

Veja como aproveitar a VIDA NOTURNA em Florianópolis. 

O que fazer em Barra da Lagoa

Visitando a Barra da Lagoa, você descobrirá alguns locais imperdíveis. Veja os principais passeios.

Divirta-se na Praia da Barra da Lagoa

Vamos colocar o surfe em primeiro lugar porque é um local especial para a prática deste esporte. Por esse motivo, muitas escolas para surfistas abriram suas portas aqui.

Veja nossa GALERIA DE FOTOS de Florianópolis

O mar é bastante propício para surfar e se você quiser se aventurar, as escolas oferecem pacotes interessantes de 1 hora e meia de atividade a 8 horas de aula.

Escolas de surfe oferecem aulas rápidas na Praia da Barra da Lagoa em Florianopolis-SC.

Escolas de surfe oferecem aulas rápidas na Praia da Barra da Lagoa em Florianopolis-SC.
Fotos de Ricardo Junior – www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outros esportes radicais são comuns nestas águas. São praticados stand up paddle e Kitesurf. Caso você não tenha seus equipamentos há pranchas para locação, na praia.

O vôlei de praia e o futebol também têm vez em Barra da Lagoa. Existem quadras de areia improvisadas para os dois esportes.

Dá para fazer exercícios na barra, na academia instalada ao ar livre também é uma boa opção de atividade. É mais uma opção esportiva e de lazer para quem está aqui.

Para a criançada, há um playground nas proximidades da praia, perto da quadra de areia, para esportes. O local fica sempre movimentado e há atividades o dia inteiro por aqui.

VOCÊ ESTÁ LENDO UM GUIA SOBRE BARRA DA LAGOA (SC). COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO COM SEUS AMIGOS DO FACEBOOK E TWITTER!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Curtir o passeio de barco

Uma comunidade de pescadores faz estes passeios, levando até as piscinas naturais e para a Costa da Lagoa, com paradas para banhar-se nas águas refrescantes, além da parada para comer em um restaurante da região.

Barcos oferecem passeios saindo da Praia da Barra da Lagoa em Florianopolis-SC.

Barcos oferecem passeios saindo da Praia da Barra da Lagoa em Florianopolis-SC.
Fotos de Ricardo Junior – www.ricardojuniorfotografias.com.br

Mas, não é só isso, não! Tem mais diversão!

Passeios rápidos

Para quem tem pouco tempo pela região, há alguns passeios que são bem rápidos e podem ser feitos em poucas horas:

        • visite o Farol para apreciar a visão de toda a praia e tirar uma porção de fotos;
        • visite as Dunas da Barra da Lagoa. Elas são consideradas Patrimônio Natural e paisagístico desta terra;
        • atravesse o Canal da Barra. Aprecie os barcos pesqueiros e os pescadores em suas atividades. Se gosta de pescar, pode passar algumas horas neste local aproveitando a atividade;
        • atravesse a Ponte do Canal da Barra e encontre a Prainha da Barra também chamada Prainha do Leste- Trata-se de uma enseada, rodeada por rochas e sítios arqueológicos;
        • não deixe de visitar os sítios arqueológicos e a Pedra do Frade. Para chegar atravesse a ponte sobre o Canal, chegue até a Prainha da Barra, siga pela trilha das Piscinas naturais e alcance o local;
        • curta muito as piscinas naturais.
Farol da Praia da Barra da Lagoa em Florianopolis-SC.

Farol da Praia da Barra da Lagoa em Florianopolis-SC.
Fotos de Ricardo Junior – www.ricardojuniorfotografias.com.br

Visite o Projeto Tamar

Não deixe de visitar o Projeto TAMAR – Museu Aberto da Tartaruga Marinha. Leve as crianças e passe um dia maravilhando-se com estes répteis super simpáticos. Acompanhe sua alimentação (depende da hora em que for) e aprenda tudo sobre as tartarugas.

O TAMAR fica na Rua Pr. Ademir Francisco s/n – Barra da Lagoa. A entrada custa R$10,00. O local abre todo dia de 9:30h até 17 horas. Seus pequenos vão amar!

O que fazer nas redondezas da Barra da Lagoa?

Nas redondezas de Barra da Lagoa há alguns atrativos que dá para explorar. A gente também indica alguns deles:

  • Dunas do Santinho: está aproximadamente 2 quilômetros. São lindas dunas onde você pode tirar fotos incríveis e fazer passeios de carros 4×4;
  • Praia da Galheta: bem pertinho da Praia da Barra da Lagoa, está aproximadamente 2 quilômetros de distância;
  • Praia Mole: aqui você pode visitar o Mirante instalado na praia. O destino fica a 3 quilômetros de distância;
  • Praia Moçambique: é uma praia muito popular de Florianópolis. Está a pouco mais de 5 quilômetros;
  • Parque Estadual do Rio Vermelho:  fica a 8,5 quilômetros. O local possui estrutura para acampamentos. Esse é um passeio para quem gosta de um contato maior com a natureza local. O parque possui árvores gigantes, trechos com vegetação nativa, dunas, vegetação de florestas exóticas e pequenos lagos.

A Barra da Lagoa tem atrações que podem fazer a alegria do seu feriado ou das suas férias. Faça seu roteiro. Tem muita coisa para ver. Aproveite as sugestões . Se gostou compartilhe com os amigos.

Veja outros posts relacionados:

Por Guia Viagens Brasil Texto: Monique de Carvalho Fotos:  Ricardo Junior 13 de julho de 2020


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.