As 10 pousadas MAIS ANTIGAS de OURO PRETO

Avalie este artigo

Para aproveitar melhor a sua estadia em um das mais belas cidades históricas de Minas Gerais, separamos uma lista com as 10 pousadas mais antigas de Ouro Preto.

Ouro Preto é uma cidade cheia de mistérios e história para ser contada. São muitas opções de turismo para fazer na cidade, como conhecer museus, igrejas antigas e minas de ouro que hoje já estão abandonadas.

Fazendo parte dessa história, vários casarões pela cidade abrigaram negócios e pessoas importantes, e também pousadas que funcionam há anos hospedando nomes importantes do Brasil! Selecionamos 10 delas, confira!

1. Hospedaria Antiga

A hospedagem nasceu em 1878, quando o antigo dono, então deputado de Ouro Preto, José Pedro Xavier da Veiga, se mudou para a casa que hoje é uma hospedagem.

Toda a pousasada conservou sua arquitetura antiga. Muitos dos móveis usados são do século 18. O salão onde o café da manhã é servido é todo feito de tijolos antigos e madeira, conferindo a sensação ainda maior de antiguidade.

OURO PRETO: o que saber antes de ir e o que fazer

A Hospedaria Antiga fica localizada no centro de Ouro Preto. Dali, você terá fácil acesso ao Centro Histórico e ao comércio, como mercados, restaurantes, bares e farmácias. Também fica próximo aos principais museus e igrejas da cidade!

2. Pousada Clássica

A Pousada Clássica já foi um casarão colonial, que data de meados de 1700! Ao longo dos anos, sofreu reformas, que fizeram da pousada algo moderno, mas com um ar de antigo.

A pousada fica bem localizada na cidade, no Centro Histórico de Ouro Preto. Dali, é fácil ter acesso aos principais pontos turísticos da cidade em menos de 15 minutos de caminhada.

O café da manhã cortesia é servido no clássico estilo mineiro: muitas opções das maiores delícias produzidas em Minas Gerais, como pães, bolos, bebidas quentes e pães de queijo.

Já os quartos são muito confortáveis, e oferecem tudo o que um hóspede precisa para não passar nenhum tipo de necessidade, como secador de cabelo, frigobar, internet e TV.

Foto Centro Histórico de Ouro Preto, MG.

O Centro Histórico de Ouro Preto tem ruelas charmosas e casarões antigos no estilo colonial. Alguns abrigam pousadas e hotéis requintados. Escolha o seu!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3. Casa de Hospedagem Alquimia

Situada no coração de Ouro Preto, no Centro Histórico, a Casa de Hospedagem Alquimia data do início de 1900, quando o prédio foi comprado por um farmacêutico.

A atual pousada já foi farmácia, que existe até hoje. Você poderá visitar um pequeno museu que foi construído no local, mostrando como eram as farmácias de antigamente.

Roteiro de 3, 5 ou 7 dias pelas Cidades Históricas de MINAS GERAIS

Acima dela, foi construída a pousada. Dali, é fácil chegar a pontos turísticos muito visitados, como a Igreja Nossa Senhora da Conceição ou em algumas minas de extração de ouro que hoje estão abandonadas.

Os quartos possuem móveis relativamente antigos, dando a sensação de que você está voltando no tempo. Ao mesmo tempo, são muito aconchegantes e silenciosos. Aproveite para desfrutar de um belo café da manhã antes de sair para conhecer a cidade!

4. Rock In Hostel

Apesar de ter sido inaugurada há poucos anos, o prédio data de 1800. O prédio que hoje dá lugar à pousada era um antigo casarão no século 19.

O interessante da pousada é que ela possui como temática o rock. Todos os cômodos do estabelecimento, bem como a decoração dos quartos e corredores se baseiam nos maiores astros de rock que já existiram.

O Rock In Hostel fica muito próximo ao centro, sendo de fácil acesso estabelecimentos como farmácias, pizzarias, restaurantes, igrejas e museus.

A propriedade disponibiliza para os hóspedes TV com netflix, tocador de vinil, jogos para entretenimento e livros em uma pequena biblioteca.

Foto Igreja de São Francisco de Assis e Feira de Artesanato em Ouro Preto, MG.

A linda Igreja de São Francisco de Assis é uma das relíquias barrocas guardadas em Ouro Preto. Uma das mais visitadas da cidade. Logo na praça em frente está a Feira de Artesanato com muitas peças em pedra sabão e lembracinhas de Ouro Preto, MG.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

5. Pousada do Mondego

A Pousada do Mondego é uma tradicional pousada de Ouro Preto, situada no Centro Histórico. Fica praticamente ao lado da Igreja São Francisco de Assis. Desse modo, você já tem um primeiro lugar para conhecer quando chegar à pousada!

A pousada foi construída e decorada de forma mais moderna, mas sem deixar de lado os laços mineiros. Dentro você poderá aproveitar o bar, o salão de café, o salão de leitura, a sala de internet a uma pequena loja de artesanato.

Os quartos são aconchegantes e mantiveram boa parte da estrutura original, como os móveis mais antigos, por exemplo. Ótima pedida para ficar no coração de Ouro Preto.

Você está conferindo as 10 pousadas MAIS ANTIGAS de OURO PRETO. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide toda família para conhecer as cidades históricas de Minas Gerais!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6. Pouso do Chico Rei

Localizada ao lado da Casa de Ópera de Vila Rica – um teatro inaugurado nada mais nada menos do que em 1770! – a pousada Pouso do Chico Rei é uma das mais antigas da região.

Os quartos são aconchegantes, e além de oferecerem secador de cabelos e TV a cabo, possuem um aparelho de DVD para que você possa escolher seus filmes em uma pequena videoteca que fica no centro da pousada. E, por uma taxa extra, você pode levar serviços de massagem, lavanderia, transfer, serviços de quarto, dentre outros.

Conheça OURO PRETO em IMAGENS 360 graus INCRÍVEIS

O mais interessante é que a pousada já foi palco para diversos artistas brasileiros, como Alberto da Veiga Guignard, que deixou sua marca em armários da pousada, também para Vinícius de Moraes que escreveu um poema sobre o local, Carlos Scliar, dentre outros!

7. Pousada Solar da Ópera

A Pousada Solar da Ópera foi construída em outro prédio histórico, erguido no início de 1800, quando era ainda então um casarão entre os vários da região.

Localizada no Centro Histórico, com uma caminhada de pouco mais de um minuto poderá conduzir você aos principais pontos turísticos da cidade.

A pousada é tranquila e fica em uma região calma, apesar de estar perto do Centro Histórico. Ao acordar, você poderá aproveitar o café da manhã cortesia e sair para conhecer os principais destinos do Ouro Preto. Na hora de almoçar, poderá voltar para a pousada e aproveitar as refeições servidas pelo próprio restaurante!

Foto interior do belo Teatro Municipal de Ouro Preto, MG.

O luxuoso Teatro Municipal, antes Casa de Ópera de Vila Rica, teve sua construção entre os anos de 1745 a 1770. É um patrimônio histórico tombada e belíssimo, merecendo sua visita quando estiver em Ouro Preto, MG.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

8. Pousada Horto dos Contos

A pousada fica localizada no centro, sendo que os pontos turísticos mais próximos são a Igreja São Francisco de Paula e a Casa dos Contos. Com apenas alguns minutos de caminhada, você poderá conhecer o famoso Museu do Aleijadinho e o Museu da Inconfidência.

3 DIAS perfeitos em Ouro Preto e Mariana

Os quartos podem ser duplos ou triplos, e oferecem TV, frigobar e internet. Você também poderá optar pela vista, sendo ela para o jardim ou para o Centro Histórico.

Aproveite o belo café da manhã servido na pousada antes de sair para conhecer os museus e igrejas mais próximos à pousada. Não deixe também de visitar Mariana, que fica cerca de 10 km de distância da pousada.

9. Pousada São Bartolomeu

A pousada foi criada em um prédio que existe há mais de 200 anos. Localizada na Estrada Real, em São Bartolomeu, um distrito de Ouro Preto, é o lugar ideal para quem quer descansar da agitação da cidade grande e estabelecer um contato maior com a natureza.

Saiba mais sobre a ESTRADA REAL

A pousada fica bem próxima à Igreja Matriz de São Bartolomeu e também à Igreja Nossa Senhora das Mercês, dois pontos muito visitados pelos turistas que passam pela região.

Construída em uma casa que manteve o estilo barroco do século 19, você desfrutará de conforto, silêncio e tranquilidade. Aproveite para saborear os doces caseiros, uma tradição da região, servidos no café da manhã.

Os quartos são simples, mas aconchegantes. Você descansará com tranquilidade enquanto aproveita a vista local para as matas e montanhas.

Foto Museu da Inconfidência em Ouro Preto, MG.

Outro passeio imperdível é conhecer o Museu da Inconfidência, que conta muito da história do Brasil e de Minas Gerais, em Ouro Preto.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

10. Pousada Minas Gerais

Outra pousada situada no Centro Histórico de Ouro Preto, a Pousada Minas Gerais completa o quadro de pousadas construídas em prédios antiquíssimos. Não é à toa que Ouro Preto foi tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.

A pousada é muito bem decorada por dentro, construída em madeira, com alguns dos quartos tendo até mesmo jacuzzi para seus hóspedes. Aproveite o café da manhã cortesia e o almoço servido pelo restaurante da pousada, com dezenas de opções no menu à la carte.

Os pontos turísticos mais próximos à pousada são o Museu do Oratório, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja São Francisco de Assis e o Museu de Ciência e Tecnologia. Todos esses pontos ficam a menos de 10 minutos de caminhada. Portanto, programação não é o que vai faltar na sua viagem!

***
Gostou de saber mais sobre as 10 pousadas mais antigas de Ouro Preto? Deixe o seu comentário abaixo!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 28 de maio de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.