O Incrível Jalapão – Parque Estadual do Tocantins

Avalie este artigo

O Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins, é o maior do estado e tem sido o responsável pelo turismo crescente na região. Para quem gosta de um destino ecológico, esse lugar é de encher os olhos, mesmo de quem já percorreu diversas reservas pelo mundo afora.

 

Apesar de um acesso facilitado nos dias de hoje, até 2001 não eram todos que se aventuravam pelas reservas do Jalapão. Apenas carros com tração nas quatro rodas suportavam a falta de estradas, mas o resultado valia muito a pena. Foi pela fama justa de ser uma reserva incrível, que uma empresa de expedições Koruba resolveu investir no roteiro.

Como uma das opções preferidas de mochileiros e aventureiros do mundo inteiro, saiba um pouco mais do Jalapão e como conhecer suas maravilhas naturais.

O Parque Estadual do Jalapão

Em toda a extensão do parque você terá um misto de paisagens que é, justamente, o que deixa o destino ainda mais encantador. Desfrute dos rios escondidos pelo território – muitos acomodam prainhas e vistas maravilhosas -, as cachoeiras que mais chamam a atenção de quem vem por aqui, dunas cercando lagoas desertas e muito mais.

 

O Jalapão ainda é pouco conhecido e explorado, mas está entre os destinos mais belos do Brasil. Para quem gosta de natureza é realmente um ótimo lugar. Os turistas que não estão acostumados com aquele clima de trilhas, acampamentos e viagens mais cheias de aventuras, não terão conforto no parque. Pousadas são encontradas somente nas cidades que cercam a reserva.

Por lá também não há sinal de internet e celular. Você não encontrará orelhões, nem estradas sinalizadas. A infraestrutura conta apenas com acampamentos, fogueiras e contato constante com a natureza. É de fato incrível e perfeito para quem deseja fugir do corre-corre das cidades grandes, do barulho e da poluição.

Quando ir?

O parque é acessível durante todos os meses do ano, mas se você quer curtir e explorar ao máximo a região inteira, de maio a setembro torna-se bastante atrativo. Nesses meses compreendem um período de estiagem, deixando o acesso mais fácil e estradas com melhores condições de passagem.

É também o período onde dá para encontrar muitos turistas, deixando sua viagem ainda mais animada!

Onde fica exatamente?

O Parque Estadual do Jalapão fica na parte centro-oeste do Tocantins, aproximadamente 190 quilômetros da capital, Palmas. A cidade de Ponte Alta do Tocantins é a cidade de acesso mais fácil à reserva, mas outras também se destacam devido fazer parte desse território. Novo Acordo e São Félix do Tocantins também são indicados para quem deseja partir para o parque. Já a cidade de Mateiros atrai por estar dentro do circuito de atrações naturais. Apesar de serem povoados simples, são bastante úteis para dar suporte de mantimentos aos viajantes. A partir daqui somente estradas de barro e areia fofa.

Tours

Como nem todo mundo tem um carro com tração nas rodas ou deseja alugar um, existem empresas que fazem tours especiais das cidades mais próximas até o “centro” do parque. A Korubo.com.br é a mais antiga e foi quem desenvolveu o transporte turístico na região. Ela tem um acampamento próprio e vende pacotes fechados para expedições de quatro noites. O trajeto é feito com caminhões bem confortáveis, adaptados com poltronas e semelhantes aos que você vê em safáris pela África.

Além da pioneira, empresas como a Freeway(www.freeway.tur.br), a Norte Tur(www.nortetur.com.br) e a Venturas(www.venturas.com.br) disponibilizam roteiros para grupos que desejam explorar o Jalapão. Também é possível curtir a região sem a necessidade de comprar um roteiro, mas apenas quem conhece o trajeto que se arrisca, já que a sinalização é bem precária.

Principais atrações

Você deve ter lido até aqui se perguntando como aproveitar todos os seus dias no Jalapão, afinal o que tem lá para fazer? Isso é bem fácil de responder.

Praticar rafting pelo Rio Novo, por exemplo, é um dos passeios mais disputados. Ele dura em média 3 hora, onde você desce um trecho que totaliza 6 quilômetros pelo belo rio. É bastante concorrido e movimentado. Quem não quer se arriscar sobre o bote, também pode praticar canoagem, acquaride, rapel ou apenas curtir a vista.

Também dá para desvendar o parque por trilhas. São 34 mil quilômetros de extensão que compreendem o Parque Estadual do Jalapão e trilhas com atrativos incríveis é o que não falta por aqui. Dá para ver as cachoeiras, dunas alaranjadas, poços de água cristalina e entre outras formações naturais. A Cachoeira da Velha e a Cachoeira da Formiga são as mais conhecidas e disputadas. Para quem gosta de explorar esses destinos, partir da cidade de Mateiros é a melhor opção.

 

Não deixe de dar uma passada pelo Fervedouro. Esse é um poço natural com águas totalmente transparentes. Ele também aloja um rio subterrâneo, onde você sente a pressão da água que é constante. Para completar o cenário, lindas bananeiras cercam o Fervedouro, que tem este nome pela nascente, que parece mesmo que a água está fervendo.

 

Quem gosta de roteiros tradicionais não pode também deixar a Serra do Espírito Santo de fora. Aqui você encontra as dunas de areia alaranjada e que se transformaram no cartão-postal do Jalapão. Para completar a vista, um lindo mirante de onde você pode tirar as fotos mais perfeitas do parque!

 

Jalapão é um destino de fato atrativo e que não deve ficar de fora dos seus roteiros de viagem!

 

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Banco de Imagem 20 de maio de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.