Roteiro das Águas de Nísia Floresta: passeio pelas lagoas do RN

Avalie este artigo

Já imaginou fazer um passeio pelas principais lagoas do Rio Grande do Norte? O estado possui reservas incríveis e, muitas vezes, desconhecidas da maioria pela acessibilidade restrita. Algumas dessas lagoas são totalmente abertas para visitação, mas não há estradas e estrutura pelo interior que chame o turista para curtir um dia por aqui.

Foi pensando em proporcionar uma experiência mais incrível para os viajantes que estão por Natal e outras cidades no interior do estado, que os bugueiros do município de Nísia Floresta criaram um roteiro alternativo e muito chamativo: o Roteiro das Águas. Com ele, você conhecerá 7 lagoas dessa região em apenas um dia.

Bugue é o veículo mais utilizado no Circuito das Águas de Nísia Floresta, no RN. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Bugue é o veículo mais utilizado no Circuito das Águas de Nísia Floresta, no RN.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Pode parecer pouco tempo, se observar a distância entre todas, mas é justamente esta a grande diferença do passeio. Os profissionais que realizam o trajeto, descobriram um caminho de ligação entre todas as lagoas, reduzindo consideravelmente o tempo de deslocamento e proporcionando mais tempo de passeio para os turistas. Em suma, você passa o dia inteiro, do nascer ao pôr do sol, admirando lindas paisagens, tomando banhos refrescantes e curtindo, de quebra, uma aventura em bugues e quadriciclos.

Conhecendo o Roteiro das Águas

A história desse roteiro começou quando bugueiros de Nísia Floresta levavam turistas para passeios pequenos, pelas trilhas da região. Com o tempo, o sistema Lacuste Bonfim, uma associação alternativa, investiu em realizar o trajeto por 3 lagoas vizinhas. Em poucos meses, viu-se que era possível explorar um pouco mais e 4 lagoas foram colocadas no trajeto.

Hoje, o circuito completo constitui de paradas nas seguintes lagoas (e nessa mesma ordem):

  • Lagoa Redonda
  • Lagoa de Arituba
  • Lagoa de Alcaçuz
  • Lagoa de Boágua
  • Lagoa de Ferreira Grande
  • Lagoa de Carcará (da foto abaixo)
  • Lagoa do Urubu

Todas as lagoas possuem águas cristalinas, ótimas para banho, inclusive dos pequenos. A distância entre uma e outra não é tanta seguindo pela trilha alternativa. Contudo, você precisa reservar um dia inteiro para o passeio.

Os bugues saem pela manhã bem cedo e voltam apenas após sol se pôr. Para quem está hospedado em Natal, é preciso também se deslocar até Nísia Floresta, mas isso não é problema! O município fica apenas a 50 quilômetros da capital e tem transportes com muita frequência, principalmente saindo da orla de Ponta Negra.

Alguns bugueiros também buscam os turistas em Natal. Verifique com a sua pousada ou hotel se há um credenciamento, pois eles são bastante populares na cidade. Por ser um roteiro alternativo, não há uma divulgação em larga escala, mas é fácil encontrá-los.

Dica importante!

Mesmo com o contato de um bugueiro para pegá-lo em Natal, vale a pena o deslocamento até Nísia Floresta. Dessa forma, você ganha uma hora a mais de passeio pelo Roteiro das Águas, podendo desfrutar por mais tempo aquela lagoa que gosta mais. Do contrário, o tempo de deslocamento de Natal até Nísia Floresta já conta como o tempo do roteiro alternativo.

Você está conferindo dicas do Roteiro das Águas de Nísia Floresta, no RN. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos para este passeio inesquecível!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Contratando o passeio

Você consegue comprar o Roteiro das Águas de duas formas. A primeira é em Natal, através de um contato entre bugueiros ou no hotel. Alguns profissionais que estão na Orla de Ponta Negra também oferecem o serviço, mas você precisa verificar se ele tem credenciamento com uma empresa responsável para realizar o passeio (como a Lacuste Bonfim). O motivo é a segurança e também o conhecimento da região.

A segunda forma de comprar o Roteiro das Águas é no centro de Nísia Floresta. Há pontos de bugueiros espalhados por diversos locais da cidade e sempre terá um morador disposto a ajudá-lo. É muito fácil encontrar uma indicação e não tem necessidade de agendar. Contudo, é um diferencial de segurança procurar um bugueiro no dia anterior. Em meses de alta estação, como no verão, a cidade fica bastante movimentada e você pode perder a chance de conhecer essa linda trilha.

Existem também aquelas pessoas que se aventuram por fazer o passeio sem cobrar. Você vai encontrar muitos grupos de trilheiros pela região. Essa é uma forma de conhecer o Roteiro das Águas sem pagar pelo serviço. É possível e bastante seguro circular por todo o município sem uma empresa. Por outro lado, se você não conhece e nunca foi para Nísia Floresta, aconselhamos ter um guia, pois todo o trajeto, como citamos no início, é feito por estradas alternativas e não há nenhuma sinalização indicando caminhos ou lagoas. Sem a experiência de longas caminhadas, pode se perder ou ter outros imprevistos.

Quanto pagar

Você com certeza se perguntou até agora quanto custa o Roteiro das Águas e não podemos dar essa resposta. O motivo é que os pacotes são feitos de acordo com o pedido do cliente. Há aqueles turistas que querem conhecer todas as lagoas, há outros que vão apenas metade do caminho, também há os que se interessam apenas em circular sem paradas. Converse com um bugueiro e veja o melhor preço pelo serviço.

A partir de 100 reais (por pessoa) você monta seu Roteiro das Águas de acordo com o seu perfil de viajante. Os veículos que geralmente fazem o trajeto são carros sports, bugues e quadriciclos, todos com tração nas quatro rodas. O investimento é válido e você não vai se arrepender de conhecer estas belezas do interior do Rio Grande do Norte! Caso você já tenha um carro nessas características, também pode contratar apenas o guia, se desejar!

Muito além das lagoas

Apesar de o assunto central ser conhecer as setes lagoas de Nísia Floresta, o Roteiro das Águas vai muito além. Você conhecerá uma reserva da Mata Atlântica que existe na região, além de pequenas vilas abandonadas e antigos casarões.

Entre as paradas culturais, está o Engenho Paraty um dos mais antigos do Rio Grande do Norte e ainda em funcionamento. Aqui são feitas cachaças artesanais e dá até para experimentar um pouco de cada (com moderação!). Uma delícia!

Para quem deseja levar aquela lembrancinha para amigos e familiares queridos, há outro lugar bem especial. No Sítio Timbó, outra parada do Roteiro das Águas, você tem acesso à lindos artesanatos feitos por rendeiras locais. Elas trabalham o dia inteiro por aqui e os produtos são levados para serem vendidos no mercado da capital. Na hora, você pode comprar a sua toalha, caminho de mesa ou outra peça para levar para casa ou presentear alguém, com preço bem acessível.

Artesanato em renda é tradicional do Rio Grande do Norte. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Artesanato em renda é tradicional do Rio Grande do Norte.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Há ainda outras paradas em fazendas de criação de gado, canaviais e riachos. Alguns locais são completamente desertos, então leve sempre a sua água e seu lanche para passar o dia!

Conheça Nísia Floresta

Mesmo com o roteiro passando apenas por sete lagoas, o município de Nísia Floresta guarda um total de 15 reservas, espalhadas em seus 321 quilômetros quadrados de extensão. Aproveite para também conhecer as outras lagoas em um dia diferente. Você gostará bastante do passeio e pode aproveitar lugares incríveis e pouco conhecidos da multidão!

Algumas das lagoas de Nísia Floresta são bem rústicas e outras não têm estrutura alguma. Então, é sempre indicado buscar informações na cidade sobre o lugar que você deseja visitar e sempre ter em mãos água e alimentação suficiente para o dia. Depois disso, é só aproveitar!

Gostou da dica? Já conhecia o Roteiro da Águas? Deixe seu comentário e conta pra gente como foi sua experiência ou quando pretende curtir este passeio!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 01 de dezembro de 2015


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.