MERCADO PÚBLICO DE SP: bacalhau e mortadela entre milhares de aromas

Avalie este artigo

O centro de São Paulo se converte em um labirinto urbano com calçadões extensos, ruelas apertadas e milhões de pessoas em trânsito diário por ali, de olho em um comércio que se acotovela em milhares de opções, que vão desde a venda de cabides a artigos escolares e eletrônicos em geral.

Mas é no número 306 da Rua da Cantareira, paralelo à notória Rua 25 de Março, que o turismo paulistano enche de sabor e cobiça o paladar e o dinheiro das férias dos muitos turistas que chegam à capital do Estado de São Paulo.

Fotos do Mercado Público de São Paulo, na capital

Fotos do Mercado Público de São Paulo, na capital.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Mercado Municipal se abriga do sol forte e imprevisíveis pancadas de chuva da cidade em uma estrutura datada de meados do século passado, com um pé-direito de 16 metros e vias que se constroem nos vãos entre os quase 300 box de comércio que ali se enfileiram. Vitrais permitem o acesso à luz solar, enquanto seus largos portões, abertos de domingo a domingo, deixam o ambiente arejado.

Faça sua lista de compras e procure: o Mercadão tem, muito provavelmente. De especiarias a ingredientes exóticos, frutas, carnes e condimentos, não faltam banquinhas especializadas no excesso em produtos – muitas delas com direito a degustações.

Evitar filas pode ser uma boa se você fizer uma visita em dias de semana ou bem cedo aos finais de semana. Pois mais que variedade para você levar para casa, o Mercadão conta com uma porção de restaurantes que viraram cartões-postais gastronômicos. Afinal de contas, é raro alguém visitar o local sem saber dos sabores lendários do pastel de bacalhau e do sanduíche de mortadela.

Fotos do Pastel de Bacalhau e do Sanduíche de Mortadela que viraram atração no Mercado Municipal de São Paulo

Fotos do Pastel de Bacalhau e do Sanduíche de Mortadela que viraram atração no Mercado Municipal de São Paulo.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Concorridos e recheados como o seu sonho mais glutão desejou, essas duas receitas se espalham pela maioria dos estabelecimentos – e não são poucos os que alegam ser o pioneiro do Mercadão. Vale a pena exercitar antes a mandíbula para conseguir uma boa mordida do pastel ou do sanduíche.

Artigos relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Guia Viagens Brasil Fotos:  Ricardo Junior 22 de agosto de 2013


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.