AS GALÉS DE MARAGOGI: O Caribe em terras tupiniquins

Publicidade

Translator / Tradutor

Sentir-se no Caribe sem sair do Brasil. Esta é sensação de ir a Maragogi e mergulhar nas piscinas naturais de águas límpidas e esverdeadas, perto da segunda maior barreira de corais do mundo. Um pedacinho do paraíso em Alagoas.

Localizada a 125 km ao norte de Maceió e a mesma distância de Recife/PE, Maragogi tem acesso pelas duas capitais nordestinas. O nome da cidade, Maragogi, vem do indígena que significa ‘rio livre’, devido ao rio que corta a cidade.

Foto piscinas naturais de Maragogi - Caribe Brasileiro Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto piscinas naturais de Maragogi – Caribe Brasileiro
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Maragogi possui belas praias, com mar tranquilo, areias claras e densos coqueirais, sendo as mais famosas e frequentadas a Praia de Barra Grande, Burgalhau, Peroba e São Bento.

No entanto, o que ganha destaque mesmo em Maragogi são as chamadas Galés, as piscinas naturais formadas na maré baixa em meio aos recifes de corais e bancos de areia. Distantes cerca de 6 km da praia, ou 25 minutos de barco, as Galés são aquários naturais, que reúnem peixes coloridos, crustáceos, moluscos e corais de muitas espécies, formando um ecossistema riquíssimo.

Peixes nas piscinas naturais de Maragogi. - Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Peixes nas piscinas naturais de Maragogi. – Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Você está lendo sobre dicas para conhecer o Caribe brasileiro. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

 

Para desfrutar integralmente das belezas das Galés, há opção de mergulho de superfície utilizando snorkel, ou ir mais fundo com os cilindros, na profundidade máxima explorada de 5 metros.

As Galés integram desde 1997 a Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais, que possui 150 km de extensão, abrangendo de Paripueira, em Alagoas, até Tamandaré, em Pernambuco. Atualmente, apenas três áreas estão abertas à visitação: Galés, Taocas e Barra Grande. Devido a isso, é preciso agendar o passeio com antecedência, pois há limite do número de visitantes e algumas regras que devem ser cumpridas para preservar a beleza da região.

Outro detalhe importante, é que os passeios só são realizados quando a maré está baixa. Por isso, é preciso se organizar. O período de lua cheia é o mais indicado, pois a maré é mínima e a profundidade da água fica em média de um metro, permitindo maior área de visualização no mergulho.

Mergulho nas piscinas naturais de Maragogi. - Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Mergulho nas piscinas naturais de Maragogi. – Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Como o segundo maior polo turístico de Alagoas, Maragogi possui ótima infraestrutura hoteleira, abrigando desde pousadas simples a luxuosos resorts. A maioria dos hotéis oferecem os passeios às Galés ou os agendam em agências turísticas.

 

Barco nas piscinas naturais de Maragogi. - Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Barco nas piscinas naturais de Maragogi. – Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Na saída das Galés, faça um tour na área rural, visitando o engenho Marrecas de São Gonçalo, para saborear a culinária regional à base de frutos do mar e os tradicionais bolinhos de goma, regatos a refrescos de caju ou outras frutas tropicais.

Que tal? Precisa mais motivos para conhecer o Caribe brasileiro? Agora é só começar a se programar para conhecer esse paraíso! Depois marque suas fotos em nossa página no Facebook!

 

Você conferiu o artigo completo para conhecer o Caribe brasileiro. Se gostou, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide seus amigos para conhecer!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

 

Links relacionados


Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  09 de setembro de 2015

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Deixe o seu comentário

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site