7 Melhores praias entre Trancoso e Arraial D’Ajuda

Avalie este artigo

Trancoso e Arraial D’Ajuda são os dois mais populares distritos de Porto Seguro. O primeiro se originou a partir de uma aldeia de jesuítas e o segundo, uma vila que recebeu os portugueses e suas naus, por isso o nome do local. Entre estes distritos há uma grande quantidade de praias que encanta qualquer visitante, mas 7 delas merecem destaque. Quer saber quais são? Vamos lá!

Praia de Itapororoca

Localizada ao sul de Trancoso, a Praia de Itapororoca ganhou popularidade devido suas piscinas naturais, formadas quando a maré está baixa. O local é quase inabitado e isto dá um toque ainda mais especial à região. Para os viajantes que desejam de fato uns dias de descanso, a Praia de Itapororoca torna-se ideal.

Como não há estrutura montada por aqui, você poderá ficar à vontade com seus pertences sob a areia e precisa levar sua água, cerveja e lanche. Cuidado apenas com o lixo produzido, não se esquecendo de manter o ambiente sempre limpo e bonito. O mar, quando a maré está baixa, torna-se bem tranquilo e acessível para pessoas de todas as idades. Do contrário, é importante atentar-se sobre as poucas pedras que cercam a Praia de Itapororoca.

Praia Ponta de Itapororoca, em Trancoso, na Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Itapororoca, em Trancoso, na Bahia.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

É indicado também que você esteja preparado para uma pequena caminhada. Estacionamento à beira mar por aqui não existe, então dá para aproveitar o momento e conhecer as trilhas selvagens com uma flora muito bem conservada. A hospedagem é bem tranquila. Próximo a Praia de Itapororoca existem pousadas e hotéis para atender os turistas que chegam.

 

Praia do Rio Verde

Por aqui já é possível ver um pouco mais de movimento e algumas charmosas barracas pela beira mar. Estas são, inclusive, consideradas as mais badaladas depois de Porto Seguro. É bem comum ver grupos de turistas vindos de excursões, então interatividade e divertimento não vão faltar em suas férias.

As charmosas e requintadas barracas a beira-mar da Praia do Rio Verde, em Trancoso, na Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As charmosas e requintadas barracas a beira-mar da Praia do Rio Verde, em Trancoso, na Bahia.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Ao mesmo tempo, a Praia do Rio Verde é movimentada, apresenta um cantinho mais tranquilo e onde se refugiam aqueles visitantes mais interessados na calmaria do local. Por aqui você já não encontrará estrutura e pode ficar a vontade e sem o trânsito constante de pessoas.

O mar, na maré alta, é bem profundo e precisa-se de um pouco de cuidado na hora do banho. As ondas também são fortes, mas nada que impeça de você aproveitar essas águas. Aqui também será preciso caminhar um pouco até chegar à beira mar. O estacionamento do local fica nas pousadas e hotéis e não nas barracas da praia.

 

Praia do Rio da Barra

Para quem gosta de praia cercada de flora e fauna, vai adorar conhecer a Praia do Rio da Barra. O atrativo da região são os passeios de caiaque, as falésias, dunas e os coqueirais. Um ponto de parada para quem busca tranquilidade, uma paisagem incrível e ótimas opções de passeio. Você se lembra das falésias avermelhadas descritas na carta de Caminha, sobre o descobrimento do Brasil? É exatamente aqui que você vai encontra-las.

A Praia do Rio da Barra, emoldurada por coqueirais e falésias, em Trancoso, na Bahia. <br /> Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Praia do Rio da Barra, emoldurada por coqueirais e falésias, em Trancoso, na Bahia.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Em toda a região da Praia do Rio da Barra você encontra restaurantes e hotéis para servi-lo. Geralmente, os primeiros oferecem pratos bem típicos de cidades litorâneas e também as especialidades da gastronomia baiana. Se chegar pelas barracas da Praia do Rio da Pedra de carro, precisará pagar uma taxa de estacionamento. Já para as excursões e quem vem de van, é cobrado pelo menos 40 reais por pessoa de consumação.

O Rio da Barra se encontra com o mar em um determinado ponto da praia. Para quem viaja com criança este se torna um dos melhores lugares para ficar, pois é repleto de piscinas naturais e um mar bem tranquilo.

 

Praia do Espelho

Se você procura um ambiente exótico e cheio de atrativos naturais, vai encontrar na Praia do Espelho. Ela já fica um pouco distante do centro de Trancoso e o acesso é feito a partir de uma caminhada de pelo menos 1 quilômetro. Apesar de parecer deserta, existem partes da praia onde você encontra tranquilamente alguns restaurantes e barracas à beira mar.

A linda Praia do Espelho, em Trancoso, na Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A linda Praia do Espelho, em Trancoso, na Bahia.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As águas do mar da Praia do Espelho são azuis e limpas e é bem comum encontrar piscinas naturais por aqui, então se você viaja com crianças elas vão adorar. Quando a maré sobre um pouco, elas desaparecem, mas o mar não fica revolto. Dá para tomar banho tranquilo em todas as partes da Praia do Espelho.

O povoado que dá suporte à Praia do Espelho se chama Caruípe. Você precisa também tirar um dia para conhecê-lo. É uma pequena vila de pescadores charmosa, rústica e bem bucólica. As casas são bem simples e aconchegantes. Algumas poucas pousadas são encontradas por aqui, mas todas seguem esta mesma linha de comodidade.

A Praia do Espelho pode ser a melhor opção para quem busca calmaria e descanso e também para os turistas interessados em badalação. Tudo vai depender da época do ano que você chega por aqui. Nos meses de alta estação é possível encontrar muitas excursões, circulação de pessoas e também preços mais elevados. Já nos meses de baixa estação, a paz reina pela Praia do Espelho e você é capaz de passar o dia ouvindo o barulho do mar apenas.

 

Praia de Taípe

Já chegando a Arraial D’Ajuda você encontra a Praia de Taípe. Ela é considerada a praia mais selvagem da região e também a mais afastada do centro do Distrito. Em compensação, você tem de presente as mais bonitas e imponentes falésias das praias do Sul da Bahia. A vista compensa e com certeza passar uns dias por aqui será gratificante.

Praia Taípe, em Arraial D'Ajuda, na Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia Taípe, em Arraial D’Ajuda, na Bahia.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A natureza por aqui é muito preservada e, dependendo de onde você vem, não existe acesso de carro. Partindo do centro de Arraial D’Ajuda, a distância chega a ser de 2 horas caminhando pelas trilhas da mata ou pela costa.

Há barracas na região, mas não à beira mar. É preciso levar sua pequena bagagem com lanche e água. Se estiver de carro, dá para fazer as refeições nos poucos e singelos restaurantes espalhados por aqui. O mar é bem tranquilo e ótimo para quem não dispensa um bom banho.

 

Praia de Pitinga

Na Praia de Pitinga você ainda encontra algumas falésias oriundas da Praia de Taípe. Muito bem estruturada, os hotéis e resorts da região chamam turistas o ano inteiro, mas anda assim não há movimentação intensa. Dá para optar por ficar aqui mais pelo conforto associado à uma boa vista.

Praia de Pitinga, em Arraial D'Ajuda, na Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Pitinga, em Arraial D’Ajuda, na Bahia.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

É possível encontrar algumas piscinas naturais, mas algumas partes do mar são bem forte, onde é preciso ter atenção se você não conhece a região. Existe uma parte da Praia de Pitinga onde os recifes predominam e resultam em uma imagem muito bonita e um banho delicioso.

Em toda a Praia de Pitinga você encontra praticantes de kitesurfe, voo de parapente e mergulho. Se gostar de esportes, terá uma ótima programação para seus dias de férias. Também há uma área destinada à quem deseja praticar nudismo. Ela fica ao sul da praia e você precisa fazer uma pequena caminhada para ter acesso.

 

Praia da Lagoa Azul

Pode-se dizer que a Praia da Lagoa Azul é a menor de Arraial D’Ajuda. Ela se encontra entre as praias de Pitinga e Taípe. Corresponde apenas a um trecho de uma falésia, mas que vale a pena conhecer. Não existe mais a Lagoa Azul, mas o local se tornou um atrativo principalmente no inverno. O poço acumula lama onde as pessoas brincam e se divertem bastante, principalmente as crianças.

Praia da Lagoa Azul, em Arraial D'Ajuda, na Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia da Lagoa Azul, em Arraial D’Ajuda, na Bahia.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O acesso precisa ser feito à pé, pois não tem estrada para carros. Partindo de Taípe ou Pitinga, você faz uma caminhada de aproximadamente 20 minutos. Pode-se encontrar algumas poucas barracas na região, mas nada com muita estrutura. Apenas um ponto de parada para quem estar circulando e resolveu passar o dia observando as belezas naturais da região.

Com estas dicas, você vai caminhar por toda orla entre Trancoso e Arraial D’Ajuda e vai querer voltar muitas vezes!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 09 de março de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.