Praias de Imbituba
Praia do Rosa
Bucólica e agitada. A Praia do Rosa muda o visual de acordo com a temporada, mas sempre alia a natureza, sofisticação e simplicidade.
Com 2 km de extensão, a 23 km do centro de Imbituba, a antiga praia de pescadores na divisa com Garopaba hoje tem ares sofisticados e inovadores, mas apenas na alta temporada. Quando a maioria dos turistas vai embora, a praia volta a ter um clima bucólico e tranquilo.
Em formato de meia lua, costões de pedra com muito verde emolduram a bela praia de areias claras e mar azul. Não bastasse o lindo mar, a paisagem se completa com uma lagoa de água salgada que fica entre as dunas e não podia se chamar diferente: Lagoa do Meio, boa opção para banhos acompanhando as crianças.
Na Praia do Rosa os surfistas são reis. Eles garantem o colorido do mar em dias de boas ondas nos pontos extremos da praia, onde há formação de ondas maiores.
A infraestrutura é excelente, com pousadas e restaurantes de qualidade, geralmente localizados nos altos dos costões e acessados por trilhas, proporcionando uma linda visão da paisagem e do mar. À noite a praia se agita com os bares e casas noturnas baladas da região. Atenção ao calendário de funcionamento, pois muitos locais fecham de março a novembro.
No inverno, baixa temporada, a Praia do Rosa ganha novos visitantes, as baleias francas, virando um berçário natural. Nesta época a tranquilidade reina por lá e é ótimo período para descansar em clima de romance.
Veja a galeria de Fotos Praia do Rosa
Praia da Vila
A Praia da Vila é o reduto tradicional dos surfistas em Imbituba, que não perdem a oportunidade de conseguir a onda perfeita.
Com 3 km de extensão, margeando o centro de Imbituba, é uma praia urbana, com ótima infraestrutura turística.
Naturalmente, possui uma paisagem deslumbrante, com costões de pedra e as ilhas de Santana de Dentro e Santana de Fora ao longe no mar. É o posicionamento destas ilhas que viabilizam a formação de ondas que chegam a atingir entre 12 a 15 pés, ou seja, 4 a 5 metros.
Ondas grandes somadas ao vento nordeste só pode ser igual a surf! E com este conjunto de características, a Praia da Vila é considerada a melhor praia brasileira para o esporte, abrigando eventos do Campeonato Mundial de Surfe (WCT).
Não só de surf viva a Praia da Vila, pois também é procurada pelos pescadores e pelos mergulhadores, para observação submarina próxima às ilhas de Santana de Dentro e Santana de Fora. No inverno as baleias francas ficam até 20 metros próximas da praia, sendo ótimo ponto para apreciar o balé das gigantes e seus filhotes.
No morro que separa a Praia da Vila da Praia do Porto, há um farol, um dos pontos turísticos de Imbituba, que já está integrado à paisagem. Tem acesso a partir de uma trilha na ponta esquerda da Praia da Vila, com belo trajeto, e no alto é possível ter uma visão panorâmica da praia e da região.
Praia do Porto
Os vestígios de um navio encalhado e os molhes emolduram a paisagem da Praia do Porto, ponto de pesca e surf.
Localizada entre a Praia da Vila e a Praia da Ribanceira, a Praia do Porto abriga o Porto de Imbituba, um dos mais importantes do sul do país, que foi construído em 1880 para escoar a produção de carvão, extraído nas minas no Rio Tubarão, e continua em funcionamento até hoje.
Com o porto, foram construídos os molhes, que hoje são bastante utilizados pelos pescadores que estão ali quase todos os dias. Apesar do tráfego de embarcações, também tem boas ondas, sendo utilizada para prática de surf.
Nesta praia, do século XVII até 1973, foi instalada a IV Armação da Pesca de Baleia do Brasil, onde alojavam o mamífero depois de caçá-los em alto mar. Atualmente, os bichanos são protegidos pela Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, da qual Imbituba faz parte.
Praia do Itapirubá
Duas praias divididas por um morro de pedras, com dunas e um belo mar. Assim é a Praia do Itapirubá, a última ao sul de Imbituba.
Localizada a 17 km do centro de Imbituba, já na divisa com o município de Laguna, a Praia do Itapirubá é separada em duas por um morro de pedras, distantes 250 metros uma prainha da outra.
Do alto do morro é possível ter uma vista panorâmica da baía e da linda Ilha das Araras, uma reserva ambiental localizada a 3 km do continente.
Nas Dunas de Itapirubá é praticado o sandboard, que é a descida nas areias com uma prancha similar a de snowboard. Diversão garantida no verão para os iniciantes e ponto de treino para os experientes.
Praia D’Água
Selvagem e quase deserta, a pequena Praia D’Água é um refúgio para quem quer fugir do agito da cidade.
Praia D’Água, também conhecida como Praia da Aguada, recebe esse nome devido às várias correntes de água que se formam pela posição dos morros de pedra ao seu redor.
Localizada a 4 km do centro de Imbituba, com acesso apenas por trilhas a partir da Praia do Porto, todo esforço é recompensado pela bela e tranquila paisagem da praia.
Com pequena faixa de areia e muitas pedras, é quase deserta e possui águas limpas e agitadas. Ao norte da praia há uma fonte de água limpa e refrescante. Com o clima de paz, é um simples paraíso em meio à agitação urbana e turística, pois não possui infraestrutura alguma.
Praia de Ibiraquera
Com uma vista belíssima e águas mais calmas, a Praia de Ibiraquera é privilegiada para vários esportes náuticos.
Localizada a 13 km do centro, ao norte da Praia da Ribanceira, a Praia de Ibiraquera destaca-se pelo cenário de mar, dunas e uma lagoa que proporciona o mais belo por do sol de Imbituba.
Com águas mais calmas que as demais praias, a Praia de Ibiraquera é adequada a muitos esportes náuticos, como surf, kitesurf, stand up paddle, pesca esportiva, vela e o windsurfe, cujo Campeonato Brasileiro é realizado todos os anos tendo as águas de Ibiraquera como palco.
A Barra da Praia de Ibiraquera, próxima a Lagoa de Ibiraquera, merece destaque pelas águas rasas que permitem uma agradável caminhada refrescante. Ao final da tarde, o sol dá um espetáculo a parte se pondo com cores incríveis e reflexos na Lagoa.
A Lagoa de Ibiraquera recebe, esporadicamente, águas do mar, se tornando um ecossistema único e viveiro natural de várias espécies de peixes e crustáceos, entre eles a tainha e o camarão-rosa, e serve de local de pesca para movimentar a economia da cidade.
As dunas de areias brancas e finas completam a incrível paisagem. Com mais de 30 metros de altura, são o local ideal para a prática de sandboard. Das areias da praia é possível avistar a Ilha do Batuta, que serve de ninho para várias espécies de aves marítimas e répteis.
A Praia de Ibiraquera tem boa infraestrutura turística, contando com pousadas aconchegantes e tranquilas e ótimos restaurantes que servem pratos tradicionais à base de frutos do mar.
Praia da Ribanceira
Pequena em tamanho, mas grande em belezas naturais, a Praia da Ribanceira é local de banhos de mar, sandboard e windsurfe.
A 9 km do centro de Imbituba, fazendo divisa com a Praia de Ibiraquera, a Praia da Ribanceira possui apenas 50 metros de extensão, tem mar aberto com boas ondas e grandes dunas no continente. Esta combinação atrai os praticantes de surf e windsurfe e também de sandboard, que agitam o local.
Praia do Luz
Meditação e contemplação: duas palavras que melhor descrevem as atividades realizadas na deserta Praia do Luz.
Localizada ao sul da Praia do Rosa, a 20 km do centro de Imbituba, a pequena e selvagem Praia do Luz tem 1,5 km de extensão e paisagens maravilhosas, com costão de pedras formando uma baía e a Ilha do Batuta no mar de águas claras para completar o cenário.
A Praia do Luz tem uma trilha que passa pelo morro e chega a Praia do Rosa, com um trajeto de belas paisagens, onde do lado sul estão as praias de Ibiraquera e Ribanceira e do norte a Praia do Rosa. No alto do morro, no final de tarde, há vários adeptos da yoga meditando e praticando em um cenário digno de contemplação.
Veja a galeria de Fotos Praia do Luz
Praia Vermelha
Entre morros e vegetação nativa, a Praia Vermelha é rústica e deslumbrante pelas belezas naturais, um verdadeiro paraíso escondido.
Localizada após a Praia do Rosa, distante aproximadamente 18 km de Imbituba, a Praia Vermelha tem este nome devido à coloração das pedras do local.
Formando uma baía circundada por morros de pedras, com pequena faixa de areia branca e mar de águas calmas e cristalinas, a Praia Vermelha é a mais escondida e tem acesso restrito. Para chegar lá é necessário andar por uma trilha de 2 km entre a mata, percorrida em cerca de uma hora, tempo que passa despercebido diante das incríveis paisagens. Todo esforço vale a pena.