Top 12 melhores praias de ILHABELA

2.7/5 - (3 votes)

A cerca de 4 horas de carro de São Paulo capital, Ilhabela é destino bastante procurado não só pelos paulistanos, mas por viajantes de todo o Brasil. Com aproximadamente 38 mil habitantes, a estância balneária recebe eventos durante o ano inteiro e tem mesmo no turismo sua principal atividade econômica.

O grande atrativo do arquipélago, naturalmente, está nas belas praias da região. Não há dúvidas de que todas as quase 50 praias valem a visita, mas algumas se destacam pela beleza, paisagens ou por outras atrações turísticas.

Então conheça nossa lista com as 12 melhores praias de Ilhabela e planeje sua viagem!

1 – Praia do Bonete

Considerada uma das praias mais bonitas não só da ilha, mas de todo o país, a Praia do Bonete está a 35 km do centro de Ilhabela, na região sul. O acesso é feito através de barco ou de uma trilha de 12 km, que pode levar mais de 5 horas para ser completada, que se inicia na Ponta do Sepituba. Mas, qualquer esforço é recompensado por uma bela paisagem e mar supreendentemente azul!

belezas-praia-do-bonete-ilhabela-sp

Toda a dificuldade do trajeto também vale a pena, pois no caminho já pode ser vista três cachoeiras durante a Trilha do Bonete. Por todo o isolamento, a praia ainda é razoavelmente intocada (com grande população caiçara vivendo lá) e tem aí a sua beleza. Voltada para o mar aberto, também tem nas ondas propícias ao surfe um de seus atrativos.

menina-surfando-praia-do-bonete-ilhabela-sp

2 – Praia de Castelhanos

Antes pouco explorada, um acesso por terra recente vem aumentando a popularidade da belíssima Praia dos Castelhanos. O barco ainda é o meio de transporte mais indicado para chegar lá, já que são 22 km do centro e trajeto pouco amigável para carros de passeio. Por isto, os passeios saindo do centro de Ilhabela contam sempre com equipe experiente e carros com tração 4×4.

carro-praia-castelhanos-ilhabela-sp

A areia clara e as ondas agitadas do litoral leste da Ilhabela atraem os aventureiros para a Praia de Castelhanos – principalmente os surfistas e amantes do ecoturismo. Também é habitada por uma comunidade caiçara e a partir de lá há acesso a outras praias próximas, como Mansa, Vermelha e Figueira, além da famosa Cachoeira do Gato, com 80 metros de altura. Imperdível!

fotografia-praia-castelhanos-ilhabela-sp

3 – Praia da Feiticeira

De acesso mais fácil, a Praia da Feiticeira pode ser visitada de carro – com uma pequena caminhada depois de estacionar – e fica a apenas 6 quilômetros da balsa. Por ser mais deserta, costuma ser bastante procurada por casais que apreciam o pôr do sol do local. Mas, na alta temporada fica bem concorrida!

pedras-praia-da-feiticeira-ilha-bela-sp

O mar cristalino a torna propícia para mergulhar e observar a vida marinha, mas é preciso cuidado com o aumento abrupto da profundidade logo ao entrar no mar.

A tranquilidade é o grande diferencial da Praia da Feiticeira – que recebe esse nome por conta de uma antiga lenda da região. Verdade ou não, de uma coisa temos certeza: ela é linda!

4 – Ilha das Cabras

Essa ilhota é um dos lugares mais visitados de Ilhabela, e não sem razão. Santuário Ecológico Submarino, a Ilha das Cabras é casa de inúmeras espécies de peixes e mais estrelas do mar, tartarugas e até cavalos marinhos. Por isso, mergulhadores de todos os níveis costumam marcar presença por lá.

ilha-das-cabras-ilha-bela-sp-foto-4607

A excelente infraestrutura de passeios pela região ainda contribui para atrair os turistas para lá. A Ilha das Cabras fica bem próxima ao centro, a 2 quilômetros da balsa e bem em frente à Praia das Pedras Miúdas.

5 – Praia do Julião (Prainha)

Pequena, escondida e bastante procurada, a Praia do Julião – também denominada Prainha – é outra a chamar muitos casais para lá, por todo seu clima romântico. As pedras submersas formam piscinas naturais excelentes para aquele banho de mar, e o visual da região não deixa nada a desejar.

praia-juliao-ilhabela-sp

A orla de Mata Atlântica garante a beleza para quem chega lá, e existem restaurantes para atender o público. Ainda há um velho alambique no local, que costumava produzir uma das marcas famosas de cachaça da Ilhabela.

6 – Praia do Perequê

Repleta de bares e quiosques, a Praia de Perequê é bastante central e a região concentra o comércio da ilha, contando até com uma ciclovia. Mas, não se deixe enganar pela badalação, o local também abriga o pôr do sol mais bonito da região para muitos.

fim-de-tarde-praia-do-pereque-ilhabela-sp

Os bairros ao redor – Vila e Barra Velha – são ideais para a hospedagem, já que são centrais na Ilhabela e possuem a melhor infraestrutura: supermercados, bancos, farmácias, pousadas… E com agito garantido pela alta frequência de turistas.

Você está conferindo nossa lista das Top 12 melhores praias de ILHABELA. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

7 – Praia do Curral

Pequena, a Praia do Curral é aconchegante para famílias. Muitos pais vão para lá com suas crianças e aproveitam as águas calmas e transparentes para brincar no mar, bem como idosos e os apaixonados pela prática de snorkel, que encontram águas repletas de animais marinhos e muita transparência.

familia-praia-do-curral-ilha-bela-sp

Os quiosques e restaurantes garantem o atendimento ao público, que pode aproveitar a sombra das árvores junto aos comes e bebes. Um dia inteiro de tranquilidade e conforto nas areias de Ilhabela.

8 – Praia do Pinto

Outra praia boa para a criançada por conta do mar bem tranquilo é a Praia do Pinto. Tem cerca de 400 metros de extensão e também é procurada por quem deseja apenas relaxar e admirar a natureza exuberante da Ilhabela.

aguas-cristalinas-praia-do-pinto-ilha-bela-sp

Longe da estrada, não recebe tantos turistas, sendo mais frequentada por moradores ou por quem conhece melhor a região, assim como mergulhadores e praticantes de snorkel, que vez ou outra podem se deparar com cardumes de peixinhos coloridos e até tartarugas, como a abaixo.

tartaruga-praia-do-pinto-ilhabela-sp

A infraestrutura da Praia do Pinto também não é das mais modernas e possui poucas opções para o visitante, por isto é preciso levar mais lanchinhos e água. Ainda assim, é ponto imperdível da ilha.

9 – Praia da Pedra do Sino

A Praia de Garapocaia recebe esse apelido por causa do mirante da Pedra do Sino, que dá nome a uma antiga lenda local. Segundo os nativos, as pedras do local, quando batidas, emitem o som de um sino – e muitos turistas vão lá para testar.

mesas-cadeiras-praia-do-sino-ilhabela-sp

É mais uma praia com boa estrutura de atendimento, mar calmo e raso e frequentado por muitas famílias e crianças. Seus 400 metros de extensão ainda abrigam a bela paisagem de coqueiros e palmeiras para garantir a sombra nos dias mais quentes!

10 – Praia do Veloso

Última praia do sul da ilha com acesso de carro, a Praia do Veloso recebe tanto famílias com crianças,  quanto jovens que querem curtir o local. Seus 200 metros de faixa de areia são muito usados por quem deseja relaxar por conta da tranquilidade da região e também por casais que vem curtir juntinhos o pôr do sol.

familia-praia-do-veloso-ilhabela-sp

As águas tranquilas e claras também atraem mergulhadores. Os de nível mais avançado costumam buscar os destroços do navio Aymoré, naufragado em 1920 e que pode ser avistado a partir de 4 metros de profundidade. E os iniciantes poderão ver uma exuberante fauna e flora subaquática! Atrações garantidas dentro e fora d’água.

11 – Praia Grande

A faixa de areia extensa dá o nome à Praia Grande. Com pousadas e hotéis (além de boa infraestrutura no geral), é bastante frequentada por famílias e um dos melhores lugares na Ilhabela para se hospedar.

praia-grande-ilhabela-sp

O píer para atracar alguns barcos também é usado por quem gosta de pular na água ou pescar. E as águas calmas são propícias à prática de esportes aquáticos como o stand up paddle e o caiaque.

No verão as areias ficam concorridas, por isto é bom chegar cedo na alta temporada para garantir seu lugar ao sol!

12 – Praia do Jabaquara

A Praia do Jabaquara é a última da nossa lista, mas não menos bonita! Frequentada por casais e aventureiros, é ideal para quem gosta de ir até um lugar e passar o dia nele – só é preciso levar tudo que for consumir, já que não há estrutura turística. Uma das mais bonitas da Ilhabela, a Praia do Jabaquara é acessível através de carro (mais uma pequena trilha) ou barco.

praia-da-jabaquara-ilhabela-sp

Cortada por dois riachos e com árvores a todo redor, a Jabaquara tem cenário paradisíaco. Isso atrai os casais, enquanto o aspecto selvagem leva os aventureiros e ecoturistas para lá. Definitivamente, uma visita imperdível na ilha.

***
Estas foram apenas 12 das praias lindas que existem em Ilhabela, chamada de Capital Nacional da Vela pela quantidade de embarcações que aproveitam os ventos da região. Há ainda cachoeiras, trilhas e muita badalação para quem é da noite e quer paquerar.

Conta pra gente o que achou da lista! Faltou alguma praia na sua opinião? Trocaria por outras? Deixe nos comentários a sua lista. Vamos adorar saber.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 28 de outubro de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.