RIO DE JANEIRO COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer

Avalie este artigo

Muita gente tem o sonho de conhecer o Rio de Janeiro um dia. Famosa mundialmente por atrações como Copacabana, Ipanema, o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, quem chega por lá rapidamente nota o motivo do apelido Cidade Maravilhosa. Mas se engana quem pensa que ela é feita apenas das praias e dos pontos turísticos mais famosos.

Na hora de escolher o próximo destino para a viagem em família, o Rio deve sempre ser considerado uma boa opção. A cidade ferve durante o verão, tanto na temperatura quanto no agito, mas continua sendo perfeita para levar as crianças a alguns dias de muita diversão e encantamento com as belezas da paisagem carioca. E com o posto de segunda maior metrópole do Brasil, não faltam opções para o lazer dos pequenos.

Reserve seu Hotel em Rio de Janeiro

E quando o assunto é beleza natural, não são apenas as belas (e movimentadas) praias que compõem o cenário do Rio: é possível se maravilhar com uma das maiores florestas urbanas do mundo, com uma lagoa belíssima em plena zona nobre da cidade e ainda com alguns parques perfeitos para fugir da correria da cidade grande no meio de alguns bairros dos mais famosos.Com a certeza de que a criançada vai adorar a viagem ao Rio de Janeiro, basta seguir nossas dicas e arrumar as malas (não esqueça de muito protetor solar) para garantir o sucesso das férias em família.

Como chegar no Rio de Janeiro

Com dois dos aeroportos mais movimentados do país, não é nada difícil chegar ao Rio. Tanto o Galeão quanto o Santos Dumont recebem voos de todas as partes, em muitos horários, e são capacitados para atender bem os visitantes. E com sorte ainda é possível encontrar promoções de passagem para a Cidade Maravilhosa de vez em quando.

Se possível, na hora de escolher seu voo assegure-se de que vai desembarcar no Santos Dumont. O aeroporto doméstico do Rio fica no centro da cidade e bem perto da zona sul, onde ficam os bairros nobres e a maior parte da rede hoteleira local – apenas 10 km de Copacabana, por exemplo, enquanto o aeroporto internacional fica a 30 km.

De qualquer forma, ambos possuem ônibus executivos que levam ao centro e à zona sul. Para quem prefere alugar um carro, existem locadoras nos dois. Táxis do Galeão até Copacabana custam em torno de R$ 60, e do Santos Dumont até lá ficam menos de R$ 30. Um pouco menos que isso para bairros que ficam antes, como Flamengo, Botafogo e Centro; e um pouco mais para os que vêm depois, como Ipanema, Leblon e Gávea. Um Uber sai por não muito mais da metade do preço do táxi.

Também vale a pena escolher um voo que não chegue ao Rio durante as horas de trânsito mais intenso: entre 7h e 10h da manhã e depois entre 17h e 20h. Nesses períodos os engarrafamentos podem ser longos, principalmente para quem vai do Galeão para o centro ou zona sul – é pior pela manhã, por ser no mesmo sentido em que muita gente está indo trabalhar, enquanto a noite é a direção oposta de quem está voltando.

Quando ir

Quando quiser e puder. O Rio recebe turistas sem parar, ficando ainda mais cheio do que o normal em ocasiões especiais como Ano Novo e o Carnaval. O verão como um todo e qualquer feriado prolongado também levam mais turistas à cidade. Mas não se preocupe, em geral a rede hoteleira é extensa e é possível encontrar vagas sempre.

O que fazer no Rio de Janeiro com crianças

O que mais interessa na hora de viajar ao Rio é programar um roteiro que garanta muita diversão para adultos e crianças. Pode ficar tranquilo, a Cidade Maravilhosa reserva inúmeras alternativas de atividades, passeios e programas para a família inteira curtir as férias com lazer, descanso e cultura quase ao mesmo tempo.

Confira um Roteiro de 3, 5 e 7 dias pelo Rio de Janeiro!

Praias do Rio de Janeiro

Para começar, as praias. Afinal, no Rio faz calor o ano todo e nenhum turista deixa de conhecer sua bela orla. As mais famosas, Copacabana e Ipanema, ficam bem ao lado uma da outra, separadas pela Pedra do Arpoador – que oferece um pôr do sol que é apontado entre os mais bonitos do mundo. É possível caminhar de uma até a outra.

blank

No total, Copa possui 4 km de extensão, contando desde o seu começo na Praia do Leme – as duas praias estão em uma só faixa de areia. Já entre o Arpoador, onde começa a praia de Ipanema, e o Leblon, no final (também estão na mesma areia), são mais 4 km. Todos esses quatro bairros são muito agradáveis para um dia percorrendo de um a outro, conhecendo a orla carioca e se divertindo por lá.

blank

A Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro, RJ.
Foto: Ricardo Junior.

blank

A Praia do Leme, no Rio de Janeiro, RJ.
Foto: Ricardo Junior.

blank

A Praia do Copacabana, no Rio de Janeiro, RJ.
Foto: Ricardo Junior.

blank

A Praia do Ipanema, no Rio de Janeiro, RJ.
Foto: Ricardo Junior.

blank

A Praia do Leblon, no Rio de Janeiro, RJ.
Foto: Ricardo Junior.

Você está conferindo dicas para curtir o RIO DE JANEIRO COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide a família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Atrações no Rio de Janeiro

É possível alugar bicicletas bem baratinho em estações patrocinadas pelo banco Itaú em diversos pontos e curtir todas as paisagens do Rio de Janeiro com os pequenos. Em domingos e feriados, as pistas mais próximas do calçadão nos quatro bairros ficam fechadas e enchem de gente praticando esportes como bike, skate, patins, corrida, etc. Não deixe de levar os filhos para brincar nesses lugares.

Confira 5 lugares para curtir o Rio de forma econômica

Outro local que funciona da mesma maneira em domingos e feriados é o Aterro do Flamengo. Também na zona sul, todas as suas pistas fecham nesses dias para que as pessoas possam usá-las como espaço de lazer e prática de esportes. E cuidado, as praias do Flamengo e de Botafogo não são próprias para banho por ficarem na Baía de Guanabara. Mas o visual da enseada ali, com vista para o Morro da Urca e para o mar cheio de barquinhos, é de arrepiar.

E por falar na Urca, é lá que fica o Pão de Açúcar. Além de ser um bairro muito gostoso para passear com a criançada, não dá para deixar de levá-los ao bondinho que sobe até o morro de mesmo nome com uma vista incrível para a cidade. Ao lado da estação ainda há a Praia Vermelha e a Pista Cláudio Coutinho, ótimos lugares para dar uma voltinha e perceber como o Rio tem muita natureza mesmo no meio de tantos prédios e casas.

Ali perto também, acessível através do bairro de Cosme Velho, está o outro cartão-postal carioca: o Cristo Redentor. Um bonde sobre trilhos leva os turistas até a atração, que costuma ficar muito cheia em feriados e finais de semana. Mas também guarda uma visão deslumbrante de como é o Rio visto de cima. Entre esses dois pontos turísticos tão badalados, pode ter certeza que as crianças vão voltar para casa com duas das vistas panorâmicas urbanas mais belas do mundo.

Reserve seu Hotel em Rio de Janeiro

blank

Ciclovia no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ.
Foto: Ricardo Junior.

blank

Visto do alto do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, RJ.
Foto: Ricardo Junior.

blank

Praia Vermelha, na Urca, Rio de Janeiro, RJ.
Foto: Ricardo Junior.

blank

Cristo Redentor no alto do Morro do Corcovado, Rio de Janeiro, RJ.
Foto: Ricardo Junior.

Ainda na zona sul da cidade, não dá para deixar passar uma visitinha com as crianças à Lagoa Rodrigo de Freitas. Cercada por bairros nobres como Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea e Lagoa, possui uma pista de corrida de 9 km ao seu redor que também é ótima para caminhar e admirar a paisagem que os cariocas têm tanta sorte de ver todo dia e ainda existem diversos parquinhos com brinquedos por lá onde as crianças podem se divertir a vontade! E não muito longe fica o incrível Jardim Botânico do Rio, com muita natureza e atividades culturais para os pequenos.

blank

Passeio de bike pela orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, RJ.
Foto: Ricardo Junior.

blank

Jardim Botânico no Rio de Janeiro, RJ.
Foto: Ricardo Junior.

Saindo um pouco da zona sul, na parte renovada do centro da cidade fica o Boulevard Olímpico. A região portuária agora abriga muitas atrações para todos os gostos, além de uma nova orla linda com vista para a Baía. Lá está o Museu do Amanhã, repleto de paineis interativos para educar as crianças em temas importantes de maneira lúdica. É também onde se encontra o AquaRio, novo aquário carioca com 350 espécies marinhas e muitas atividades para os filhos.

Confira o Rio de Janeiro em imagens em 360 graus!

Completando o tour pela cidade, que tal se dirigir até a zona norte? Menos badalada, mas ainda assim com pontos de interesse para a família toda. Se os filhos gostam de futebol, visitar o Maracanã, no bairro de mesmo nome, é imperdível. Existe uma visita guiada em que é possível conhecer o museu do estádio, visitar os vestiários e até o gramado para saber como se sente um jogador.

Reserve seu Hotel em Rio de Janeiro

blank

Museu do Maracanã, no Rio de Janeiro, RJ.
Foto: Ricardo Junior.

Bem perto fica a Floresta da Tijuca, a quarta maior área verde urbana do mundo – e maior floresta. Considerada uma importante área de lazer da cidade, oferece trilhas, cachoeiras, praças e parquinhos. É o local perfeito para fechar a viagem ao Rio com chave de ouro, em contato com a natureza e se admirando com a existência de um lugar assim bem no coração da cidade.

***
Como deu para perceber, atividades de lazer e de cultura não faltam no Rio de Janeiro. Muito além das praias e dos pontos turísticos mais famosos, a Cidade Maravilhosa possui atrações para todos e os pequenos podem se divertir muito! Caminhando ou pedalando na orla, na Lagoa ou no Aterro, se deslumbrando com algumas das vistas mais bonitas da cidade, aprendendo nos museus, no AquaRio e no Jardim Botânico e com muita natureza mesmo no meio da segunda maior cidade do Brasil! Não dá para ficar melhor, não é?

Bóra planejar sua viagem para o Rio de Janeiro com as crianças?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 12 de dezembro de 2017


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.