Melhores praias de Maceió para crianças

Avalie este artigo

Alagoas é sinônimo de águas calmas, quentes e limpas, de areia branca e fina, de imensas piscinas naturais e de um mar que intercala os tons mais lindos de azul e verde. Graças a uma barreira de corais que acompanha quase todo o estado, Maceió põe à disposição do turista inúmeras praias onde a tranquilidade reina – não à toa, é conhecida como Caribe brasileiro.

Por ter algumas das praias de águas mais calmas do país, Maceió e seus arredores são destinos perfeitos para ir com crianças.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Em um mar sem ondas e com muito espaço na areia para brincar, a criançada encontra ali tudo o que precisa para divertidos dias de praia, enquanto os pais acham a estrutura perfeita para relaxar e curtir tudo o que o nordeste tem a oferecer de melhor.

 

Barra de São Miguel

A 30 km ao sul de Maceió está um dos pontos preferidos dos turistas mirins que vão desbravar a região, a Barra de São Miguel. A praia é protegida por uma imensa barreira de recifes, transformando o mar em uma grande piscina, ideal para crianças de todas as idades, inclusive para os bebês. A água fica rasinha, sem ondas e bem quentinha. É para pequeno nenhum – e também adulto – colocar defeito.

A diversão corre solta em Barra de São Miguel, praia que, graças a sua imensa barreira da corais, mais se parece com uma grande piscina.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Ali é possível encontrar estrutura de bares, restaurantes e mercados, além de boas pousadas para quem quiser aproveitar ainda mais o local. Há também um complexo turístico, o Villa Ninquim, com mais opções para o visitante, como pizzarias, lojas e atrações artísticas.

A faixa de areia não é longa, então, vale aproveitar o pique da criançada e chegar cedo à praia para garantir um bom e bem localizado guarda-sol.

 

Praia do Gunga

Considerada uma das mais belas praias do Brasil, a Praia do Gunga sabe agradar os pequenos e os grandões. Basta percorrer 40 km ao sul de Maceió para encontrar um manso mar durante as marés baixas e águas sempre quentes, acompanhados da cor esverdeada que é um espetáculo à parte e marca registrada do local.

Pouco antes de chegar à praia, um mirante revela sua imensa beleza: falésias coloridas emolduram a paisagem, que conta com uma infinidade de coqueiros em seu arredor. Mais adiante, piscinas naturais formadas entre corais e, para fechar, uma lagoa que se encontra com o mar e proporciona deliciosos banhos de água doce para seus visitantes.

Há uma ampla estrutura de barracas de praia para receber os turistas ansiosos para aproveitar o dia nesse pedacinho do paraíso. Elas oferecem pratos, petiscos e bebidas geladas para alimentar e hidratar as famílias. E já fica o aviso: são muitas famílias. Porém, a praia não é pequena e dá para achar um local mais reservado, caso esse seja o desejo.

blank

Praia do Gunga, uma das mais belas do Brasil, é perfeita para aproveitar o dia com as crianças.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Além de aproveitar o mar e a areia do Gunga para armar a brincadeira, a criançada tem a opção de ver os peixinhos de perto. É só subir a bordo de um dos barcos que fazem o passeio até as piscinas naturais formadas nos recifes. São apenas 10 minutos de trajeto para chegar nesse lindo lugar. As piscinas são rasinhas e não é possível mergulhar nelas. Interagir com a vida marinha faz a alegria dos pequenos.

Outro passeio disponível no Gunga e que completa o dia das famílias que passam por lá é o de bugue pelas falésias. Seus paredões coloridos transportam os visitantes para algo que mais se parece com o mundo da imaginação. Há fendas entre essas falésias, onde é possível entrar com o bugue e admirá-las bem de pertinho. No fim, um mergulho na lagoa para fechar a diversão (leia mais sobre a Praia do Gunga em um post completo sobre o destino).

 

Praia do Francês

As duas características mais marcantes do litoral alagoano são encontradas na Praia do Francês: águas calmas e com coloração de tirar o fôlego.

A tranquilidade do mar se deve, como de costume nessa região, à barreira de corais que cerca grande parte dessa praia. Assim, o momento ideal para fazer bom proveito do local é durante a maré baixa. Sua faixa de areia não é larga e, quando a maré sobe, sobra pouco espaço para os banhistas.

A criançada curte o programa ao se deparar com um imenso mar para brincar e se sentir livre. Os pais encontram no Francês a estrutura ideal para atender as necessidades de quando se viaja em família, com muitos vendedores ambulantes e quiosques.

blank

A Praia do Francês é um dos destinos de Maceió mais procurados pelos turistas e encanta pelo mar calmo e de cor sem igual.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Na vila, que fica a cerca de 20 km de Maceió, o visitante encontra tudo o que precisa para se instalar por ali mesmo. São pousadas, hotéis, restaurantes, além de muito movimento na alta temporada, já que o destino é um dos mais requisitados de quem passa por Alagoas.

 

Pajuçara

Uma das praias urbanas de Maceió, Pajuçara é conhecida por seu grande movimento dia e noite. O calçadão oferece aos turistas diversas opções de comes e bebes e uma agradável tarde de passeio. A praia, com águas calmas, garante um dia proveitoso para as famílias acompanhadas de crianças.

blank

Pajuçara é a praia urbana de Maceió com mais movimento, tanto em seus calçadões quanto em sua faixa de areia.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Quem opta por se hospedar em Maceió tem Pajuçara como uma ótima opção de praia a curtas distâncias. A boa pedida para sair um pouco da areia e aproveitar o banho de mar é pegar uma das jangadas que levam os turistas para suas piscinas naturais, que ficam a 2 km da costa (veja artigo sobre as piscinas de Pajuçara). Elas são ideais para mergulhos e as crianças conseguem aproveitar a água e interagir com a vida marinha.

 

Paripueira

A 30 km ao norte de Maceió está Paripueira, conhecida por ser o ponto inicial da barreira de corais que se estende por quase todo o estado alagoano. Com essa característica, o mar não poderia ser diferente: é uma calmaria só. É na maré baixa que a criançada faz a festa e encontra no local o cenário perfeito para aproveitar o dia.

Paripueira é a praia mais urbana dessa região, e conta com um centrinho com opções de restaurantes e pousadas. Além disso, há variedades de bares à beira-mar para quem tiver o objetivo de passar o dia todo com o pé na areia.

imagem-blog-praia-de-paripueira-em-Maceió-conhecida-pelas-lindas-piscinas-naturais

Praia de Paripueira, em Maceió, e sua calmaria sem igual, que conquista as famílias para um tranquilo dia de praia.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A praia é também conhecida por suas lindas piscinas naturais. Para chegar até elas, é necessário fazer o passeio com as embarcações que levam os interessados a 2,5 km de distância da orla. As piscinas de Paripueira são consideradas as mais preservadas da região e, assim, com maior variedade de vida marinha (leia também post sobre as piscinas naturais de Paripueira). Um espetáculo para todas as idades e que vale a pena ser conferido bem de pertinho.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Flávia Médici Fotos:  Ricardo Junior 09 de dezembro de 2020


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.