PRAIA GRANDE (SP): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Publicidade

Imagine uma cidade litorânea com potencial turístico para receber cinco vezes mais pessoas do que a sua população fixa durante o verão? Pois essa é Praia Grande (SP), um dos balneários favoritos dos paulistas quando o calor toma conta do estado e é preciso fugir para o mar nas férias. E um lugar que atrai tanta gente assim certamente tem seu valor como destino para viagem.

Foto Praia Grande.

O visual de Praia Grande, em SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia Grande é para São Paulo uma das melhores – senão a melhor – alternativas no litoral para quem mora no interior. Na alta temporada, fica cheia de turistas vindos da capital do estado, além de outras cidades próximas e gente de todos os cantos do Brasil. Em feriados e finais de semana, o domínio é mesmo dos paulistanos. E os números não mentem: no verão chegam por lá quase um milhão e meio de pessoas, o que daria o quíntuplo de sua população.

E seus atrativos naturais, principalmente o litoral, fizeram com que Praia Grande ganhasse até mais residentes fixos – muitos chegaram de férias, se apaixonaram, e depois voltaram para ficar. Com mais de 50 mil habitantes novos na década passada, não à toa ficou com a alcunha de cidade que mais cresce no país. Mas o que há de tão bom por lá? Além das praias, que são cercadas de verde, o ecossistema riquíssimo ao redor oferece trilhas e cachoeiras… e tem também boa infraestrutura para desfrutar dos melhores momentos da vida!

Nesse post vamos falar onde Praia Grande está localizada, como chegar, mostrar sua estrutura, praia e mais! Confira aí!

Enquanto confere nossas dicas, conheça Praia Grande (SP) em fotos para se animar para a viagem!

Como chegar

Acessar Praia Grande é bem fácil. O aeroporto mais próximo fica na capital São Paulo. São dois aliás, o Aeroporto de Guarulhos, internacional, e o Aeroporto de Congonhas, doméstico. Para quem desce em Sampa e vai de carro, basta seguir a Rodovia dos Imigrantes (SP 160) por quase todo o caminho, que tem cerca de 70 km. De Santos são apenas 15 km, enquanto do Guarujá são 50 km até a cidade.

Existem ônibus com muitos horários deixando a capital paulista com destino a Praia Grande. Se você prefere não dirigir, é fácil conseguir uma linha na Rodoviária do Tietê ou mesmo direto em Guarulhos caso desembarque lá.

Reserve seu hotel ou pousada em Praia Grande aqui e resolva sua viagem!

Como a rede hoteleira em Praia Grande é bem extensa e estruturada, não faltam lugares para ficar. A Praia do Boqueirão é a mais disputada da cidade, com muitas opções, e fica bem localizada logo após atravessar a balsa vindo de São Vicente. Alugar um apartamento no bairro também pode ser uma boa pedida. Então não há problemas para se locomover também lá dentro ao chegar.

Quando ir

Como dissemos, o turismo é muito intenso em Praia Grande durante a alta temporada. Com cinco vezes mais gente do que a população fixa, tudo fica mais cheio. Mas é justamente a cidade fervendo que tanto atrai os turistas, que veem uma ótima alternativa para passar o verão e sair da rotina perto do mar. O Boqueirão é sempre o local mais procurado.

Em dezembro, porém, os dois primeiros finais de semana reservam a Festa de Iemanjá na praia da Vila Mirim – e todo mundo vai para lá. Entre oferendas e procissões, a celebração é bem tradicional na cidade e não passa despercebida pelos turistas.

Confira também as 7 Praias paradisíacas do litoral norte de SÃO PAULO

Para quem procura evitar muito tumulto, vale a pena programar a viagem para os meses periféricos do verão, como outubro e novembro ou março e abril. Quando ainda há calor e muito menos pessoas estão em Praia Grande. Assim, os preços ficam mais baratos e as atrações menos lotadas. Só não vale para final de semana e feriado, quando os paulistanos invadem a região se o sol abrir.

Para os que visitarem a cidade no inverno, em julho é realizado a Festa da Tainha de Praia Grande no Espaço de Evento Jair Rodrigues. Com muitas iguarias preparadas com o peixe, dá para ter certeza de que vai apreciar bastante a culinária local.

O que fazer em Praia Grande

Como um dos destinos mais badalados do litoral do estado de São Paulo, Praia Grande recebe turistas que, em sua imensa maioria, estão em busca de muita sombra e água fresca. Seus 23 km de orla são o maior atrativo para todos que chegam lá, com opções para todos os gostos e bolsos. Então é só escolher uma delas e aproveitar o mar paulista nas férias para descansar.

Você está conferindo dicas de PRAIA GRANDE (SP): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos para curtir essa praia!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Naturalmente, a Praia do Boqueirão é a mais famosa e requisitada da cidade. Sempre cheia no verão, ainda guarda enorme beleza apesar dos prédios grandes atravessando a rua. A urbanização é bem moderna, então pode esperar uma ótima estrutura para receber os visitantes. A ciclovia é uma boa pedida: aquela pedalada no fim de tarde é sempre ótima para relaxar após um dia de sol. E é o melhor lugar para a noite, com um belo leque de barzinhos para comes e bebes antes de dormir.

A Praia do Canto do Forte fica na mesma extensão do Boqueirão, do lado esquerdo. É mais calma que o centrinho do bairro, com mar bem tranquilo. É ideal para a prática de esportes aquáticos como o stand up paddle e o caiaque, que podem ser alugados por lá. Para quem está na região e quer fugir do tumulto é a melhor opção, mesmo na alta temporada. Existem quiosques e estrutura semelhante à de sua vizinha.

Veja todas as Praias de Praia Grande aqui

Mais para a direita, logo depois do Boqueirão, vem a Praia da Guilhermina. Nela, a areia é mais escura e há uma feirinha de artesanato famosa nos finais de semana. Seguindo adiante fica a Praia da Aviação e tem 2 km de extensão. Ficou famosa, e recebeu esse nome, pelo aero clube instalado ali e que oferece a possibilidade de voar para observar a cidade de cima.

A próxima é a Praia da Vila Tupi, que costuma ser menos requisitada e se torna uma alternativa para fugir da muvuca. O bairro é um dos mais nobres de Praia Grande, com prédios altos de frente para o mar dominando a paisagem. A Vila Mirim da festa de Iemanjá também tem uma estátua homenageando a divindade que se tornou ponto turístico. Sua praia costuma prezar pela tranquilidade.

Depois está o chamado Balneário Maracanã, bairro residencial com muitas casas de veraneio, seguido pelo Balneário Flórida, praia mais família e com faixa de areia larga ideal para as crianças brincarem. E a última praia da faixa de areia é a Praia de Solemar, já a caminho do município vizinho de Mongaguá, e que também tem mar calminho e menos badalação.

Foto orla de Praia Grande.

A bela orla com calçadão de Praia Grande, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto ciclovia de Praia Grande.

Ciclovia é uma boa pedida para se deslocar e também para o lazer em Praia Grande, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto turistas e o mar de Praia Grande.

Praia Grande é um dos pontos mais cheios na alta temporada de São Paulo e cada cantinho das areias é disputado!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto coqueiros na Praia Grande.

Os coqueiros emolduram a orla e deixam o cenário ainda mais agradável em Praia Grande, SP.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outros pontos turísticos de Praia Grande

Apesar do litoral ser o maior destaque, Praia Grande também possui outros pontos turísticos. Às margens do canal do Mar Pequeno, que divide a cidade da vizinha São Vicente, o Portinho é um amplo parque com espaço para prática de esportes, churrasqueiras, quiosques e restaurantes – além de ser o ponto de saída para os passeios de barco da região. Fica próximo ao portal de entrada do município e é cercado por muita natureza, com fauna e flora locais protegidos por lei.

Saindo da cidade, através da Estrada Elias Zarzur pode-se chegar à Trilha do Laranjal. Com 2 km de extensão, ela leva até a Cachoeira do Guariúma, com uma grande piscina natural para dar um mergulho e admirar o cenário exuberante. Faz parte de um complexo de cinco trilhas na Base Guariúma e há um mirante com vista incrível para Praia Grande.

A Fortaleza de Itaipu fica na Praia do Canto do Forte e é um dos principais pontos históricos do município. Dentro, o visitante pode descobrir mais sobre o passado da região, e a edificação militar inclui três fortes: Duque de Caxias, Jurubatuba e Rego Barros. Construída em 1902, é percorrida de carro por dentro e tem um belo visual para as praias. Curiosidade: foi lá que Pelé prestou serviço militar obrigatório aos 18 anos em 1959.

Confira Praia Grande em imagens 360 graus!

Já no Boqueirão, a dois quarteirões da praia, está a Praça da Paz, também conhecida como Praça das Cabeças. O destaque lá fica por conta das enormes estruturas de aço e de ferro representando líderes mundiais. Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Padre João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá, Sergio Vieira de Mello, Jesus Cristo e a Virgem Maria foram homenageados no local.

Para fechar a viagem, que tal fazer as compras nas feirinhas de artesanato locais? São cinco delas em Praia Grande, e vendem de tudo: desde lembrancinhas e bijouterias até comidinhas deliciosas de rua. É um belo passeio com a família antes de deixar a cidade já pensando em voltar na próxima oportunidade.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  15 de Março de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site