AREIA, MAR, TERRA E MONTANHA: a Bela GUARAPARI no ES

Avalie este artigo

Guarapari é a cidade litorânea preferida pelos capixabas e também pelos mineiros, o que lhe rendeu o apelido de ‘praia dos mineiros’. E os turistas que lá frequentam tomaram uma ótima decisão!

Guarapari reúne o mar, muitas praias, restingas, manguezais e o charme das montanhas em uma paisagem única, com riquezas naturais incríveis, dentro e fora d’água.

A 53 km de Vitória, Guarapari tem nas praias sua principal atração. As praias reúnem o melhor da natureza com uma ótima infraestrutura turística.

Eclética, Guarapari tem praias para todos os gostos, estilos e bolsos. A concentração maior de banhistas é nas praias urbanas de Areia Preta, Bacutia, Castanheiras (a mais central) e do Morro (a maior com 4 km de orla), que possuem muito bares e quiosques, que proporcionam agitação dia e noite. Já os a procura de um novo amor vão para a praia Enseada Azul, point da paquera e os namorados, vão para a praia deste nome, que possui pedras que formam piscinas naturais.

Praia de Castanheiras, uma das mais movimentadas de Guarapari, no Espírito Santo. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Castanheiras, uma das mais movimentadas de Guarapari, no Espírito Santo.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As praias D’Ulé e da Cerca são redutos dos surfistas e a Praia de Meaípe recebe os turistas que gostam de um clima rústico. Ao norte de Guarapari estão as praias mais tranquilas, como a de Setiba, de Três Praias e do Sol. E as belas e desertas Praias Vermelha, do Sul e Ermitão completam o circuito de belezas litorâneas.

A linda Praia Vermelha, uma das mais desertas de Guarapari, no Espírito Santo. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A linda Praia Vermelha, uma das mais desertas de Guarapari, no Espírito Santo.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Muitos turistas procuram Guarapari para ganhar o ‘batismo’ do mergulho, ou os mais experientes, simplesmente observar a rica biodiversidade subaquática. Mas, não precisa ir longe do Centro para já apreciar as belezas debaixo do mar. A Praia do Meio é ideal para snorkeling, com águas rasas e claras e rochas que formam piscinas.

Os pontos para mergulho não estão distantes da orla, diferente de outras regiões brasileiras. Com menos de 1 hora de lancha já é possível encontrar ilhas, naufrágios – com destaque para Bellucia e o Victory 8B, peixes coloridos, corais, tartarugas, arraias, polvos e lagostas. O batismo é realizado em Três Ilhas e os mergulhadores experientes vão até o Farol da Escalvada e a Ilha Rasa.

As águas cristalinas, com até 15 metros de visibilidade, atraem muitos mergulhadores. Na foto a Praia Bacutia, em Guarapari, Espírito Santo. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As águas cristalinas, com até 15 metros de visibilidade, atraem muitos mergulhadores. Na foto a Praia Bacutia, em Guarapari, Espírito Santo.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para quem quer curtir as belezas do mar sem sair de terra firme, Guarapari também tem opções. O Expo Mar é um imenso aquário com variadas espécies de peixes; o Planet Sub é uma piscina com muitos animais marinhos onde se pode praticar snorkeling; para os pequenos, o Acquamania é um divertido parque aquático; e os amantes dos esportes radicais podem ir ao Adventures Park, com opção para praticar mergulho, rapel, escalada, canoagem e tirolesa.

E para os amantes da natureza, o passeio imperdível é ao Parque Estadual Paulo César Vinha, uma área de preservação com 1.500 ha, que abriga os diferentes biomas presentes em Guarapari (praia, dunas, manguezais e restinga). Uma trilha percorre o parque, onde é possível observar animais da região, como o ouriço-preto, a cegonha e a preguiça, além da flora diversificada. Ao final da trilha de restinga, com 1,5 km, chega-se a uma praia de mar aberto e caminhando mais 1 km pela orla até a Lagoa Caraís, chamada de Lagoa Coca-cola pelas suas águas escuras.

Outro tipo de turismo que tem ganhado destaque em Guarapari é o rural. A região em torno da cidade oferece belas e bucólicas paisagens, com montanhas verdes onde correm riachos que formam cachoeiras e refrescantes piscinas naturais. Além disso, as pousadas-fazenda trazem muito conforto, produtos caseiros e artesanais e saborosas refeições feitas em fogão a lenha.

Falando em comida, não deixe de provar a autêntica Moqueca Capixaba, sem azeite de dendê e leite de coco, uma delícia típica do Espírito Santo.

Se ainda restar um tempinho nesta bela cidade, faça um tour histórico e cultural, passando pelos casarios do séculos XVI ao XIX no Centro da cidade, como a Casa da Cultura, o Poço dos Jesuítas, a Igreja Antiga Matriz, tombada pelo Patrimônio Histórico.

Uma mescla de areia, mar, terra e montanhas. Guarapari sempre deixa saudades e a certeza de querer voltar para conhecer ainda mais.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 19 de janeiro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.