Final de semana perfeito em Brotas (SP)

Avalie este artigo

Quando falamos em Brotas, interior de São Paulo, a maioria com certeza vai relacionar à festa do peão do município, o Rodeo Bulls. A cidade que mantém aquele clima maravilhoso de interior também guarda outras belezas, que podem ser aproveitadas em qualquer época do ano. Se você procura um destino para dar aquela escapadinha de final de semana, mas quer trocar as relaxantes praias do litoral paulistano pela aventura, aqui é o lugar.

Distante 250 quilômetros da capital, Brotas é um destino perfeito para os turistas que gostam de praticar esportes radicais, principalmente em rios. E por falar em rios, é aqui que você encontrará o Jacaré Pepira, considerado um dos melhores rios do Brasil para prática de esportes, principalmente o rafting.

Ainda tem dúvida que esse é um destino perfeito para aquele seu final de semana despretensioso? Dá uma conferida no roteiro que preparamos!

Dia 1 (sexta-feira) – Aproveitando o ambiente

O primeiro dia da viagem é sempre aquele que tiramos para conhecer um pouco da região, para saber quais as melhores opções de passeio e concluir todo aquele planejamento que não foi possível fazer pela internet. Por mais completo que seja o nosso roteiro ou qualquer outro que você encontre em suas pesquisas, ainda terão pontos a serem acertados pessoalmente.

Então, tire esse primeiro momento para fazer atividades mais tranquilas. Guarde um pouco mais a sua energia para o sábado e para as aventuras que virão em seu final de semana.

Parque dos Saltos

Indicamos que você conheça o Parque dos Saltos nesse primeiro dia. Ele fica bem próximo do centro de Brotas, sendo o melhor lugar para você ver de perto do Rio Jacaré Pepira. A entrada é gratuita e o passeio aqui é muito bom tanto de dia como durante a noite.

Você avistará várias quedas em um circuito das águas muito bonito de se ver. No final uma longa área verde, mostra uma vasta mata ciliar, muito bonita e atrativa. A Ponte Pênsil é uma das principais atrações do Parque dos Saltos, ao passar por ela você também avista a Casa das Máquinas Antonio Carlos Sabino “Tico”. Aqui funcionava uma hidrelétrica no século 19, que fornecia energia para toda a cidade. Brotas foi uma das primeiras cidades de São Paulo a ter fornecimento de energia elétrica. O nome veio em homenagem a um brotense muito importante para o desenvolvimento do município.

Ao lado do parque você encontra hotéis, pousadas e restaurantes para aproveitar a paisagem e dar mais praticidade para a sua viagem. Todos são ótimas opções para um final de semana na cidade.

Dia 2 (sábado) – Aventura de sobra

No segundo dia, nada de sombra e água fresca! É preciso colocar o despertador para tocar cedo, tomar um bom e reforçado café da manhã e aproveitar todas as aventuras que Brotas tem para você. Recomendamos que você se alimente mais de frutas e sucos, evitando comidas pesadas e que possam resultar em má digestão. Isso seria um problema na hora do passeio, concorda?

Uma dica importante para esses passeios do dia: programe-os todos com uma empresa ou guia especializado. Todos precisam ter um selo do Inmetro, comprovando que passaram no teste de qualidade e segurança. Como na maioria dos destinos, você encontra pessoas ofertando passeios bem mais baratos, mas também não possuem os artefatos necessários para que os riscos de acidentes não existam! Evite cair nessas pegadinhas, ok?

Para esse dia indicamos as seguintes atividades:

Rafting

O Rafting é o que tem mais atraído turistas para Brotas. A prática te levará para descer o Rio Jacaré Pepira em grupos de no máximo dez pessoas e dividindo um bote inflável. Tudo isso é combinado com a correnteza forte, descendo o rio em suas corredeiras e quedas d’águas.

 

Dependendo do mês da sua viagem, o nível das águas desse rio estará mais elevado. Com isso, algumas atividades ainda podem ser agregadas ao rafting. Dá para “surfar” sobre o rio e até mesmo dar um mergulho nessas águas quase de temperatura muito agradável e sempre cristalinas.

Separe uma roupa bem leve e que não tenha problema em molhar. Nos pés tênis e não deixe de aplicar o protetor solar e o repelente na pele. O ideal é que você separe uma manhã ou uma tarde inteira para fazer a atividade.

Tirolesas (Voo do Tarzan e Voo do Superman)

Em Brotas você encontra duas famosas tirolesas: o Voo do Tarzan e o Voo do Superman. Elas são as mais altas de todo o Brasil, chegando a150 metros de altura. Esse é um dos passeios quase que obrigatórios, juntamente com o Rafting, para se fazer na cidade.

Começando pelo Voo do Tarzan, o mais alto, você precisará ainda fazer uma caminhada pela mata e completar o percurso com um trecho em off road, que passa por toda uma fazenda da cidade.

Chegando na base das tirolesas há uma plataforma ao alto, que levará os turistas para 120 metros do chão. Ao todo, o voo do Tarzan tem uma extensão de 1.800 metros e passa por cinco lances diferentes. Todos do alto, por onde você observará a mata que cerca Brotas. A base final dessa tirolesa é na Cachoeira Cristal, onde dá para aproveitar ainda aquele banho relaxante depois do passeio. Claro que para chegar até aqui ainda é preciso enfrentar outra trilha, não muito puxada. No final, a queda d’água fará valer a pena!

Você está conferindo dicas para um Final de semana perfeito em Brotas (SP)! Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A segunda tirolesa fantástica de Brotas é do Voo do Superman. Essa é um pouco mais alta, com 150 metros de altura, e também um percurso maior, com 1.900 de extensão. O Voo do Superman ainda guarda outra surpresa para os turistas: uma queda de 1.100 metros de comprimento, dando aquele super frio na barriga!

Diferente do Voo do Tarzan, aqui você não vai sentado e sim de bruços, como se realmente estivesse voando.

Passeio de Quadriciclo

Em cerca de 3 horas de passeio, você percorre pontos que cortam uma fazenda no interior de Brotas. O pequeno veículo passa por trilhas, onde dá para aproveitar ainda mais a observação da mata na região. O final do seu passeio de quadriciclos termina da Cachoeira Cristal, com direito a parada para banho e mergulho.

Esse é um passeio que só indicamos fazer com guias e agências devidamente registradas!

Canionismo e Rapel

Juntamos as duas modalidades porque geralmente elas são vendidas dessa forma. O canionismo também é feito pelo Rio Jacaré Pepira, onde você explora os cânions de toda a região, incluindo atividades como o rapel.

Indicamos a pratica dessa atividade somente se você tem fôlego! O Canionismo com rapel exige muita disposição física. A experiência também é um grande diferencial, mas se você essa for a sua primeira vez, a agência com certeza dará todas as orientações possíveis.

Dia 3 (domingo) – Contato com a Natureza

Deixamos o último dia para aventuras menos radicais, mas com muito contato com a natureza ainda. As duas dicas de passeio para se fazer nesse dia são:

Parque Aventurah

Se você resolveu viajar com seus filhos, não precisa se preocupar que eles terão muito o que aproveitar aqui. O Parque Aventurah abre todos os finais de semana, sendo o mês de julho o que recebe mais movimento.

Trata-se de um imenso clube, com área verde voltada para diversas atividades. Dá para passar o dia inteiro aqui e tranquilamente você terá muito o que fazer. É possível praticar arvorismo, trilhas, ainda encontra mais três tirolesas – sendo de menor extensão e altura do que as duas que citamos anteriormente -, passeio de caiaque, prática de arco e flecha e um acquaball muito divertido e a atração mais disputada.

Para quem gosta de cachoeiras, dentro do parque ainda tem uma para banhos e relaxamento. A Cachoeira Santa Eulalia fica em um cantinho bem especial do parque.

Areia que Canta

Esse é com certeza o hotel fazenda mais conhecido de Brotas. Caso você não possa ou não queira ficar hospedado aqui, há a possibilidade de pagar um day use e aproveitar o espaço. O hotel conta com um super restaurante com vista privilegiada. Você pode também fazer um passeio guiado por todas as dependências da residência e conhecer ainda mais sobre o lugar.

Dentro do hotel há uma pequena trilha com parada na nascente que leva o nome da casa. O banho aqui é praticamente impossível resistir. Com águas cristalinas, você poderá usufruir a piscina natural por longos minutos, relaxar e curtir toda a beleza do lugar.

***
Depois de um final de semana desses, você com certeza voltará para casa com energia suficiente para enfrentar a semana, não acha? Gostou das nossas dicas de passeio por Brotas? Comente!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 21 de julho de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.