PRAIA DO ESPELHO: o paraíso das águas calmas

5/5 - (1 vote)

É uma tarefa um tanto quanto difícil descrever tamanha beleza que se encontra na Praia do Espelho, localizada no distrito de Curuípe, sul da Bahia, a 100 km de Porto Seguro. A impressão de quem relata é sempre a de citar o máximo de detalhes e sentir que não chegou nem mesmo na metade do que de fato é a realidade daquele local.

O mar calmo da praia do espelho proporciona banhos agradáveis nas piscinas naturais formadas durante a maré baixa.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Então, comecemos assim: a água do mar é tão calma e cristalina que se confunde com um espelho, refletindo as belezas naturais que rodeiam o lugarejo – característica pela qual, inclusive, se deu o nome à praia -; piscinas naturais aparecem durante a maré baixa, propondo ao visitante um relaxante banho de mar e, emoldurando esse paraíso, coqueiros e falésias vermelhas e brancas, que acompanhados da rústica infraestrutura garantem a tão desejada calmaria daqueles que vão em busca de uma das mais belas praias do país.

Enquanto alguns optam por um bate e volta para a Praia do Espelho – possível de ser feito para quem vem de Trancoso ou de Caraíva – a fim de evitar os preços não tão amigáveis de se hospedar no local, aqueles que passam mais tempo por lá podem desfrutar de cada detalhe que esse pedacinho do céu tem a oferecer. Seja um dia, sejam umas férias inteiras, todo tempo que se passa nessa região do litoral baiano é gratificante.

A começar pela própria Praia do Espelho, a principal do vilarejo e ponto de chegada dos turistas. É na maré baixa que as piscinas naturais surgem, as águas ficam calmas e o céu é refletido nessa imensidão azul turquesa. A infraestrutura é simples, porém aconchegante, e atende os desejos dos visitantes, com algumas poucas espreguiçadeiras para uma boa sombra e deliciosas opções de pratos e petiscos que são servidos, em sua maioria, nos hotéis que rodeiam a enseada.

A Praia do Espelho é o destino ideal para quem busca paz e tranquilidade.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para os que buscam ainda mais sossego e uma faixa de areia praticamente deserta, basta atravessar o rio que divide a praia em duas partes. Lá não existe barracas ou qualquer infraestrutura e é debaixo dos coqueiros que os visitantes passam o dia, intercalando o momento de descanso entre a sombra e o banho de mar nas piscinas.

O caminho se abre aos turistas durante a maré baixa, quando aproveitam para fazer caminhadas até outras praias da região. Uma delas é a Praia dos Amores, seguindo sentido norte a partir do Espelho. Fechada por falésias, quando a maré sobe, torna-se impossível sair de lá. Por isso, por mais que a vontade seja desligar a mente e perder a noção de tempo nesse pequeno pedaço de mar de águas calmas, fique de olho no relógio e, principalmente, na maré.

Seguindo mais adiante o turista encontra a Praia do Outeiro (conhecida também como Setiquara). Nesse ponto, quando a maré está baixa, os corais ficam a mostra e o mar, de tamanha calmaria, se confunde com um lago. Por lá não existe infraestrutura, então vale levar um lanchinho na mochila, água e uma canga para se esticar na areia.

Para ter uma vista deslumbrante desse cenário paradisíaco, há um mirante natural no ponto mais alto da praia, em cima de uma das falésias, também local de entrada da Praia do Espelho para quem chega via terrestre – é possível chegar ao Espelho de barco, partindo de Trancoso ou Caraíva. É um panorama imperdível, em que os tons de azul e verde saltam aos olhos, não deixando questionamentos das razões pelas quais a região é considerada uma das mais belas do Brasil. O ponto também é uma boa opção para acompanhar o pôr-do-sol.

blank

Vista privilegiada da Praia do Espelho em cima de uma das falésias que a cercam e a cor do mar que salta aos olhos do visitante. Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Após um dia de muita praia, o Espelho convida seus visitantes a continuar nesse ritmo leve durante a noite. Jantares são servidos nos restaurantes dos hotéis do vilarejo que podem ser acessados mesmo por aqueles que não estão hospedados. Encerre a experiência dessa viagem inesquecível praticando a atividade mais requisitada da noite: observe o lindo céu que cobre o lugar e relaxe.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Flávia Médici Fotos:  Ricardo Junior 21 de dezembro de 2020


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.