9 Motivos para incluir Aracaju na sua lista de Viagens

5/5 - (1 vote)

Dizer que Aracaju é fascinante e bela talvez não baste para resumir o que pode ser encontrado nesta terra. Essa foi a primeira capital planejada do Brasil e, apesar de pequena, é uma cidade de atrativos gigantescos. Cantada em versos pelo poeta Caetano, a cidade inspira, encanta e apaixona quem passa por aqui.

A deliciosa Praia de Aruana, Aracaju, SE. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A deliciosa Praia de Aruana, Aracaju, SE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Compartilhe esta imagem:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

A capital da antiga província de Sergipe Del Rei apresenta uma lista praticamente incontável de motivos para ser visitada. Para provar isso, listamos apenas 9 desses. Confira.

1 – Aracaju entre as cidades nordestinas é a melhor para se viver

O motivo número 1 não podia ser outro, a vida na capital de Sergipe é campeã em qualidade. Sendo uma capital planejada, ela está entre as melhores cidades nordestinas para se viver, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

Lagoa na Praia de Atalaia, próximo ao Oceanário, Aracaju, SE. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Lagoa com pista de caminhada na Praia de Atalaia, Aracaju, SE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Os bons hábitos do povo sergipano fazem da cidade um dos mais saudáveis ambientes para morar ou visitar. Além do empenho e da preocupação do povo com as atividades físicas, a cidade foi também apontada como a de menor desigualdade entre as nordestinas.

2 – Aracaju possui praias inesquecíveis

Conhecer as praias daqui é motivo mais que suficiente para você incluir Aracaju na sua lista de viagens. Entre as principais, destacam-se:

Orla de Atalaia

São 6 quilômetros de extensão onde se curte a natureza ao mesmo tempo em que não se separa da comodidade urbana. A excelente infraestrutura desta orla, sua beleza natural faz daqui um dos locais mais badalados da cidade. É onde você também encontra os principais restaurantes para experimentar o melhor da culinária do estado.

A bela orla e a entrada para Praia de Atalaia, Aracaju, SE. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A bela orla e a entrada para Praia de Atalaia, Aracaju, SE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Aruana

Mas não é só em Atalaia que se curte o mar. Outra praia encantadora é a de Aruana. Com suas águas límpidas é cercada por coqueiros. Proporciona um passeio imperdível. Uma dica é passar por esta praia mais à tarde, a tempo de conferir o pôr-do-sol. O astro-rei vai escondendo-se por trás do coqueiral espalhando um dourado de luz por toda a orla.

A relaxante Praia de Aruana, Aracaju, SE. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A relaxante Praia de Aruana, Aracaju, SE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Mosqueiro

A praia do mosqueiro também vale o passeio. É onde desagua o rio Vaza Barris. Dali se parte para passeios de catamarã. Fica a 20 quilômetros da praia de Atalaia. Apesar de ser um pouco mais distante, vale a pena a visita. A Praia do Mosqueiro é chamada de “Orlinha do Por-do-sol” por ter a vista mais bonita da cidade, de acordo com os moradores.

Praia do Refúgio

Praia do Refúgio tem uma água gostosa e morninha em uma temperatura aproximada de 28 graus para aquele banho revigorante. O lugar perfeito para descansar com vista para o mar.

Bar na Praia do Refúgio, em Aracaju, SE. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Bar na Praia do Refúgio, em Aracaju, SE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Bônus – Praias dos Arredores

Praia de Caueira

Um refúgio das praias agitadas de Aracaju. Assim pode ser descrita a Praia de Caueira, a 30 km ao sul da capital sergipana. É considerada um recanto tranquilo, que abriga quiosques pé-na-areia, um mar de águas agitadas e cristalinas e larga faixa de areia. As águas também são procuradas para a prática de esportes náuticos, como o kitesurf.

Praia do Saco

Também é bela e inspira. Constitui mais um bom motivo para conhecer os arredores da capital de Sergipe. Conta com lindos coqueirais, mar azul e dunas de areia. Uma dica é passear de bugue ao entardecer e esperar o magnífico por do sol.

Mar azul da praia do Saco, em Segipe, SE. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Mar azul da praia do Saco, em Segipe, SE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As dunas na Praia do Saco, Aracaju, SE. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As dunas na Praia do Saco, Aracaju, SE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Pirambu

Praia Pirambu possui uma área de desova de tartarugas marinhas, monitorada pelo Projeto Tamar. A praia é extensa com alguns trechos desertos.

Você está conferindo os motivos para incluir Aracaju na sua lista de viagens. Se está gostando das dicas da cidade, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

 

3 – Aracaju é o lugar ideal para partir à uma visita aos Cânions do Xingó

Ao visitar os Cânions do Xingó você vai com certeza se perguntar: “Esse lugar existe mesmo ou estou sonhando?”.

Surgido após o represamento das águas do rio São Francisco, por ocasião da construção da Hidrelétrica do Xingó, o Cânion é um vale bem profundo com 60 quilômetros de extensão e profundidade de 190 metros. É um passeio em que se aprecia rara beleza.

blank

Passeio de bote no ponto mais estreito do Cânion do Xingó, em Canindé do São Francisco, SE. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As embarcações saem de Canindé de São Francisco, situada a 210 quilômetros de Aracaju. O passeio dura 3 horas pelo Rio São Francisco incluindo 1 hora para banho em um piscinão do próprio Cânion. O ponto alto é a Gruta do Talhado com imensos paredões vermelhos. As águas são verdes, de verdade. Lindíssimas em sua serenidade.

blank

Mergulhando nas águas verdes do Cânion do Xingó, em Canindé de São Francisco, SE. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Anota aí porque este passeio você não pode perder pois, o lugar é muito bonito. O catamarã sai do Restaurante Karranca’s e pode ser contratado no local ou junto com os serviços de uma agência. O valor do passeio desde Aracaju, geralmente, inclui todos os transportes e refeições.

4 – Conhecer a Croa do Goré

A Croa do Goré é uma ilhota, que aparece com o movimento da maré. Para apreciá-la você deve embarcar na Praia do Mosqueiro em um catamarã ou lancha e navegar por cerca de 15 minutos pelo rio Vaza-Barris, que está localizado entre os municípios de Aracaju, São Cristóvão e Itaporanga d’Ajuda, no sul do Estado. O trajeto passa por várias ilhas fluviais, manguezais e vegetação preservada, um agradável tour.

A pequena ilha conta com areia clara e também bares flutuantes e barracas rústicas, que servem os melhores petiscos para comodidade dos visitantes e movimentam os finais de semana.

5 – Conhecer o Museu do Homem Sergipano

Este é um dos mais interessantes museus de Aracaju. O Museu do Homem Sergipano possui um acervo formado por elementos oriundos de escavações arqueológicas, entre outros objetos que fazem parte da sociedade sergipana desde os primeiros anos do Estado.

É um espaço de cultura e educação muito importante pra Aracaju, pois aqui está sendo formado um acervo que conta a história da cidade e de seu povo. O principal objetivo do museu é apresentar o homem sergipano, como ele é e como está inserido no meio. Seus costumes e fazeres culturais.

O espaço também oferece:

• Sala de leitura
• Exposições temporárias
• Visitas orientadas e atividades pedagógicas
• Exposições itinerantes
• Auditório para palestras, filmes e documentários.

6 – Visitar a Colina de Santo Antônio e apreciar a fantástica vista da cidade

Nesta colina está a Igreja de Santo Antônio. É um dos pontos turísticos mais relevantes, pois aqui surgiu a cidade. Foi o ponto de partida para o nascimento de Aracaju. Um encantamento invade quem vem visitar. Casas de períodos antigos ainda são encontradas, mesmo que com algumas alterações que dão a elas um aspecto um pouco mais moderno. Ainda assim causam a impressão de simplicidade natural dos pequenos lugarejos.

Daqui pode se avistar toda a cidade de Aracaju. A Igreja de Santo Antônio oferece missas às quintas-feiras e fins de semana. Há uma lenda regional que conta às mulheres solteiras que desejam casamento: é preciso apenas dar 13 voltas na igreja pedindo um noivo que logo ele aparecerá (não custa tentar, não é?).

Vista da Praia de Atalaia, em Aracaju, SE. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Vista da Praia de Atalaia, em Aracaju, SE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Gostou das fotos de Aracaju? Clique aqui e veja nossa galeria exclusiva.

7 – Passear pela Feira do Turista

A Feira do Turista foi criada a partir de uma antiga rua recuperada na Praia de Atalaia. Visitando o espaço, você encontrará um diversificado conjunto de lojas, onde são vendidos produtos regionais e artesanatos.

Com uma organização muito boa, o local possui até mesmo uma pequena praça de alimentação. Funciona de 8 da manhã até meia noite, todos os dias. Vale uma visita para conhecer o local e escolher uma lembrança da viagem.
Aos finais de semana, mesinhas são colocadas na calçada e um trio forrozeiro faz a festa interagindo com os turistas que chegam por aqui.

8 – Fazer compras no Mercado Municipal de Aracaju

O Mercado Municipal é um espaço que não pode deixar de fazer parte de sua lista. É genial passear pelos 3 mercados: o de artesanato, o de especialidades como ervas, farinhas e queijos. E o mercado hortifrútis. Aos finais de semana, acontecem muitas festas ao redor do mercado. Se você chegar em Aracaju em épocas festivas, como São João, carnaval ou aniversário da cidade (abril), poderá aproveitar ainda mais as atrações. O melhor de tudo é que as festas são sempre gratuitas!

9 – Provar a peculiar gastronomia de Aracaju

Para conhecer a cozinha típica de Aracaju, uma boa é visitar a Passarela do Caranguejo.

De fácil acesso, bastando seguir pela orla para se deparar com a escultura de caranguejo com mais de 2 metros de altura. A “criatura” é obra do artista sergipano Ary Marques Tavares.

Trata-se de uma passarela gastronômica onde são encontrados excelentes restaurantes, os mais importantes da cidade. Além de se deliciar com a comida daqui você passa horas bem interessantes com vista para o mar. Apesar do título da passarela, as comidas aqui vão além dos caranguejos. Você encontra: Carne de sol, Surubim na Brasa, pasteis de caranguejo, siri e diversos pratos à base de peixes. Mas não basta passar por aqui para ficar conhecendo a culinária típica. É preciso apreciar também as delícias servidas à beira-mar.

Outro ponto para poder experimentar diversos pratos sergipanos é logo após a passarela, em uma praça em frente à Feira do Turista. Aqui, barraquinhas ao ar livre servem pratos de todos os tipos e valores. O espaço também é muito bom para interagir com as pessoas que passam por aqui.

Bônus – É uma das cidades nordestinas com sede do Projeto Tamar

Nem precisaria mais que nove motivos para visitar Aracaju, mas elegemos um décimo: conhecer a base do Projeto Tamar.

O Projeto tem sede em Pirambu e foi a 1ª base estabelecida no Brasil. O Oceanário de Aracaju é na orla de Atalaia e é mantido pelo Projeto Tamar. É o principal centro de visitação do Projeto. Possui aquários e lojas.

Tartaruga Marinha no Projeto Tamar, Aracaju, SE. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Tartaruga Marinha no Projeto Tamar, Aracaju, SE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Que tal? Precisa mais motivos? Agora é só começar a fazer a sua listinha para saber quais desses lugares vai visitar primeiro! Depois conta pra gente no nosso Facebook como foi sua viagem!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 27 de agosto de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.