5 motivos para incluir João Pessoa em sua lista de Viagens

3.2/5 - (4 votes)

A pequena João Pessoa, ou Jampa para os mais queridos, pode não ser uma big metrópole, mas é grandiosa em beleza. O que você encontra por lá é de encantar qualquer turista. Cada cantinho da cidade, a cultura, a gastronomia, as pessoas… tudo é de uma delicadeza feito casinha de boneca. Difícil é conhecer a capital da Paraíba e nunca mais voltar.

Orla da Praia de Camboinha, em João Pessoa, PB. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Orla da Praia de Camboinha, em João Pessoa, PB.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Pela cidade há muita praia, muita história e um pôr do sol incrível. Inclusive, este é um dos cartões-postais de João Pessoa, a “Cidade onde o Sol Nasce Primeiro”.

Entardecer na Praia do Jacaré, em João Pessoa, PB. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Entardecer na Praia do Jacaré, em João Pessoa, PB.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Tímida, a cidade que por vezes fica fora dos roteiros nordestinos, tem muito para mostrar. Como prova disso, listamos 5 motivos – e poderiam ser muito mais – que vão convencer você de colocar João Pessoa na sua lista de viagens para as próximas férias. Confira.

 

1 – É um destino turístico para o ano inteiro. Tem sol de janeiro a dezembro

Nada de programar suas férias em João Pessoa apenas para os meses do verão. Independente da época do ano que você vai viajar, encontrará o sol “tinindo” – como dizem os nordestinos – e o mar chamativo para aquele banho relaxante.

Águas transparentes em um dia ensolarado na Praia do Bessa, em João Pessoa, PB. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Águas transparentes em um dia ensolarado na Praia do Bessa, em João Pessoa, PB.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Claro que alguns passeios se favorecem em algumas épocas. As pequenas ilhas de Picãozinho e Areia Vermelha, por exemplo, só ficam acessíveis em semanas de lua cheia e lua nova. Se esses passeios não podem ficar de fora do seu roteiro, basta se programar com a data certa!

2 – Algumas das praias urbanas mais bonitas do Nordeste

Esqueça a ideia de praias urbanas que você já viu, com muita estrutura e lotação esgotada de turistas ávidos por um bronzeado. Apesar de tranquila, a orla de João Pessoa não deixa a desejar em nada. Você vai encontrar cantinhos bem especiais para passear e poder curtir o mar, a vista e o sol, claro.

Bicicletas na orla da Praia de Camboinha, em João Pessoa, PB. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Bicicletas na orla da Praia de Camboinha, em João Pessoa, PB.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A grande vantagem de João Pessoa é que dá para aproveitar muito mais das praias. O sol começa a surgir às 5 da manhã, então além de ganhar umas horinhas do dia, você ainda curte sua praia de forma mais saudável, já que é o horário indicado por dermatologistas para não afetar a pele. Em contrapartida, ele também vai se pôr mais cedo, geralmente às 17 horas.

A Praia de Tambaú é a mais famosa da cidade. Os coqueiros daqui são cenários para muitas fotos e vídeos e você também precisa registrar o passeio no local.

Os famosos coqueiros na Praia de Tambaú, em João Pessoa, PB. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Os famosos coqueiros na Praia de Tambaú, em João Pessoa, PB.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Praia de Cabo Branco pode ser uma segunda opção urbana bastante popular. Para turistas que desejam ter um contato maior com os moradores de João Pessoa, Cabo Branco é o lugar, pois muitas pessoas praticam exercícios diários na orla e aproveitam o final de tarde nas barracas da praia.

A tranquila Praia de Cabo Branco, em João Pessoa, PB. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A tranquila Praia de Cabo Branco, em João Pessoa, PB.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para quem gosta de mais sossego, indicamos ir para outra praia, pois Tambaú e Cabo Branco são bastante movimentadas, principalmente nos meses de férias. Uma bela opção é a Praia Manaíra, muito tranquila, mesmo em trecho urbano, sendo o local preferido dos pessoenses para prática de esportes.

Orla da Praia Manaíra em João Pessoa, PB. <br /> Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Orla da Praia Manaíra em João Pessoa, PB.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Também tem a Praia do Bessa, que varia um pouco, sendo parte movimentada e parte bem deserta, ótima para descansar e aproveitar o dia ensolarado de praia.

Praia do Bessa, em João Pessoa, PB. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Bessa, em João Pessoa, PB.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outra praia deliciosa em João Pessoa é a Praia do Poço, com águas agitadas ideal para prática de esportes náuticos, como jet ski e windsurf, a orla tranquila, ótima para banho.

A tranquila Praia do Poço, em João Pessoa, PB. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A tranquila Praia do Poço, em João Pessoa, PB.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praias dos Arredores

Já saindo um pouco do centro da capital, mas ainda na região metropolitana, no município de Cabedelo, esta a Praia Intermares, na divisa com a Praia do Bessa. O mar de águas cristalinas é ótima pedida para esportes náuticos e nas areias o agito fica por conta dos bares e barracas.

Praia Intermares, em Cabedelo, divisa com João Pessoa, PB. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia Intermares, em Cabedelo, divisa com João Pessoa, PB.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para quem quer ainda mais sossego, a 17 km de João Pessoa, também em Cabedelo, fica a Praia Formosa, onde muitos moradores tem casas de veraneio. O local possui ótima infraestrutura turística, com muitos hotéis, pousadas, bares e restaurantes.

Praia de Formosa, em Cabedelo, vizinha a João Pessoa, PB. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Formosa, em Cabedelo, vizinha a João Pessoa, PB.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Além destas, você tem a Praia dos Coqueirinhos e a famosa Praia da Ponta do Seixas. Todas essas praias são muito bem estruturadas, com quiosques bem completos e organizados. A areia fina, clara e limpa, assim como o mar, com águas bem transparentes e em sua maioria, calmas.

Você está conferindo os motivos para incluir João Pessoa na sua lista de viagens. Se está gostando das dicas da cidade, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

3 – João Pessoa é, por completo, um Patrimônio Histórico Nacional

A cidade de João Pessoa foi tombada em 2007 pelo Iphan –  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sendo considerada um Patrimônio Histórico Nacional. Foi a terceira capital a ser fundada no Brasil, ganhando esse nome em homenagem ao político João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, candidato a vice-presidente do Brasil na eleição de Getúlio Vargas. Ele foi assassinado em Recife, no ano de 1930, o que deu origem também a outro movimento importante de nossa história, a Revolução de 30.

É no Centro Histórico da cidade que está o complexo barroco mais antigo do Brasil. Localizado entre os bairros do Centro e Varadouro, você encontrará prédios antigos, mas muito bem conservados, que contam não apenas a história da capital paraibana, mas também do nosso país. Parte das grandes revoluções brasileiras, principalmente pela independência, tiveram João Pessoa como cenário.

Estando no centro, não deixe de conhecer a arquitetura barroca da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja da Misericórdia, a Praça Antenor Navarro e o antigo Hotel Globo. Este último foi, inclusive, o primeiro grande hotel da cidade e guarda até hoje, peças de art-déco e art-noveau das décadas de 20 e 30.

São muitos outros prédios localizados no Centro Histórico de João Pessoa que merecem alguns minutos de visita. O Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco, ambos todos decorados com azulejos portugueses que têm desenhos representativos da Paixão de Cristo; nesse mesmo local você encontra um imenso cruzeiro, considerado o “Maior Monumento Barroco da América Latina”.

Visite também o antigo prédio da Faculdade de Direito, a primeira da cidade, para conhecer um pouco dos registros políticos e históricos de João Pessoa. O prédio fica na Praça João Pessoa, onde também está o prédio da Assembleia Legislativa, moderno e imponente, contrastando com o prédio do Tribunal de Justiça e o do Palácio da Redenção, antigas arquiteturas guardadas ainda dos primeiros anos da cidade.

4 – Curtir o pôr do sol mais diferente do Brasil na Praia do Jacaré

Se tem algo que todos os turistas que chegam aqui querem ver de perto é o pôr do sol na Praia do Jacaré. Esse é o mais famoso de todo estado e o mais diferente de todo o Brasil. Tudo porque, todos os dias, o músico Jurandy do Sax encanta o final da tarde com um lindo instrumental do Bolero de Ravel.

Jurandir do Sax executando Bolero de Ravel ao pôr do sol no Rio Jacaré, em João Pessoa, PB. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Jurandir do Sax executando Bolero de Ravel ao pôr do sol no Rio Jacaré, em João Pessoa, PB.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O local é uma praia fluviomarinha, formada pelas águas do Rio Paraíba com o Oceano Atlântico com muitos mangues, sendo, por isso, imprópria para banho, mas ideal para curtir o final de tarde. A dica é chegar bem cedo. As 16 horas já tem gente no lugar querendo uma mesinha para desfrutar petiscos locais e uma cerveja bem gelada, enquanto admira o momento. É um espetáculo cultural e natural muito bonito de se ver.

Pôr do sol na Praia do Jacaré, em João Pessoa, PB. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Pôr do sol na Praia do Jacaré, em João Pessoa, PB.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Apesar de sair um pouco do centro de João Pessoa, você não terá dificuldades em chegar até o ponto turístico. Ele fica na parte norte da cidade e tem transportes públicos que passaram pela BR e deixam você um pouco mais próximo, sendo preciso apenas fazer uma pequena caminhada ou pegar outro transporte. Como é um passeio comum, vai ser bem fácil encontrar vans na orla de João Pessoa fazendo esse trajeto por valores bem acessíveis.

5 – Sentir-se mais próximo da natureza

João Pessoa é considerada a cidade com mais qualidade de vida do Nordeste. Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco 92, a cidade foi citada pelas suas áreas verdes e recebeu o título de “Segunda Capital mais Verde do Mundo”. Se você gosta de natureza e aproveitar parques ecológicos, terá alguns passeios bem interessantes para fazer.

O Parque Solon Lucena é o mais conhecido de todos. Traçado pelo paisagista Burle Marx, você encontra jardins inteiros de bambus e palmeiras imperiais. No centro do parque há um lago redondo e onde muitas pessoas vão para fazer caminhadas ou ficam apenas observando a paisagem.

Outro parque para ser visitado em João Pessoa é o Parque Arruda Câmara. Se você está viajando com crianças, elas vão adorar o passeio. Aqui há o Bica, um jardim zoobotânico, com uma fonte imensa de água potável totalmente natural. Também é possível ver animais em mais de 80 espécies diferentes, além de algumas plantas típicas da Mata Atlântica.

Como terceira opção de um passeio mais ecológico, indicamos o Jardim Botânico Benjamim Maranhão. Aqui você encontrará uma imensa reserva natural da Mata Atlântica, sendo inclusive, uma das maiores do país. É para o Jardim Botânico que vão os turistas que gostam de se aventurar em trilhas ecológicas, mas você também pode ir apenas para aproveitar a paisagem.

E então, quando nos encontramos em Jampa? Sabe também de outros locais que merecem entrar nessa lista? Deixa seu comentário e compartilha a sua dica com a gente!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 03 de novembro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.