Listinha com as 5 MELHORES PRAIAS de CANOA QUEBRADA (CE)

Avalie este artigo

Canoa Quebrada é um dos destinos favoritos no Ceará, a pouco mais de duas horas de Fortaleza. A pequena vila do município de Aracati tem um ar exótico e místico, reduto de hippies no passado e famoso pela grafia da lua e estrela em uma de suas falésias. Mas se engana quem pensa que só há um lugar para conhecer na região: quem decide passar mais tempo por lá tem algumas praias paradisíacas para visitar.

São ao menos 5 praias de Canoa Quebrada imperdíveis e bem pertinho. O litoral de Aracati e dos arredores é de tirar o fôlego, com as marcantes falésias se destacando na paisagem. Coqueiros, dunas e o mar bem azul do Nordeste ajudam a tornar o cenário ainda mais encantador. E tudo com um clima rústico de pequeno vilarejo de pescadores – mas sempre animado pelo forró ao anoitecer.

Então que tal conhecer esse destino paradisíaco do Ceará? Conheça as melhores praias de Canoa Quebrada e região e arrume já as malas!

Reserve Pousadas em Canoa Quebrada

1- Praia de Canoa Quebrada

Com muitas falésias, dunas, lagoas e coqueiros, a Praia de Canoa Quebrada em si é uma das mais procuradas do Nordeste hoje em dia. Embora ainda conserve um certo clima de interior, a vilazinha de Aracati está cada vez mais badalada por conta da alta procura turística. A proximidade com Fortaleza ajuda bastante, tornando o destino muito popular para passeios de bate e volta partindo da capital cearense.

A praia tem como maior atração sua falésia gravada com uma lua e uma estrela – o símbolo do islamismo. Reza a lenda que o integrante marroquino de uma equipe de cinema francesa que se instalou na região foi o responsável pelo desenho – insatisfeito com as farras noturnas dos companheiros e assim pedindo perdão a Alá. Depois, os hippies tomaram conta do vilarejo, que foi ganhando fama como destino para relaxar e entrar em contato máximo com a natureza – nada melhor do que finalizar o dia observando o crepúsculo na Duna do Pôr do Sol, por exemplo.

Canoa Quebrada: curta sem pressa vendo essas dicas!

Além de pegar um sol na areia e mergulhar nas águas tranquilas do oceano, há muito mais o que fazer por lá. A estrutura já vem aumentando consideravelmente graças à demanda, e são muitos os restaurantes, hotéis e pousadas de qualidade em Canoa Quebrada. Também há passeios de jangada pelas lagoas e rios próximos e de cavalo ou bugue para explorar as dunas da região. Aos mais radicais, o kitesurfe é um esporte muito popular nos mares de Aracati, por conta do vento forte, enquanto o parapente é uma forma perfeita de se encantar com o cenário visto de cima. Para a noite, todos os caminhos levam à Broadway: a rua principal da vila, sempre embalada pelo som do forró, do reggae, do axé e do rock.

Foto da estrela e da lua, símbolo de Canoa Quebrada.

A estrela e a lua encravadas na falésia, símbolo de Canoa Quebrada, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto da orla da Praia de Canoa Quebrada.

A belíssima orla da Praia de Canoa Quebrada, uma das queridinhas no Ceará.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto Pôr do Sol em Canoa Quebrada.

O belo pôr do Sol na Duna de Canoa Quebrada reúne muitos apreciadores todos os finais de dia.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2- Praia de Majorlândia

A Praia de Majorlândia fica logo ao lado de Canoa Quebrada, a cerca de 4 km caminhando pela areia. Tomada por coqueiros e falésias, essa outra vila de Aracati parece ainda mais rústica para quem chega e logo vê inúmeras jangadas dos pescadores locais ancoradas no mar. E as águas nela são mais fortes, fazendo a alegria dos muitos surfistas que frequentam seu mar para pegar algumas ondas. A estrutura é boa, embora mais simples, e existem opções de pousadas e bares para o agrado de todos. E, é claro, os frutos do mar dominam a culinária por ali.

O turismo é menos difundido em Majorlândia, embora ela já esteja aproveitando o alto número de visitantes de Canoa Quebrada. Em compensação, os preços são mais baixos e a praia é mais vazia mesmo na alta temporada. Seu maior destaque são as imensas esculturas de areia do artista Toinho de Carneiro, que esculpiu as falésias do vilarejo em formatos que rendem ótimas fotos.

E dizem que é Majorlândia a origem da silicogravura: a arte de fazer desenhos em areia dentro de garrafas de vidro – hoje tão famosas como lembrancinha para quem visita o Nordeste. Então não deixe de comprar uma das originais quando visitar a vila. Tão perto de Canoa Quebrada e ainda mais reservada para quem deseja descansar nas férias, definitivamente compensa uma passadinha por lá.

3- Praia de Ponta Grossa

A 40 km de Aracati fica o município de Icapuí. E nele está a Praia de Ponta Grossa, que certamente merece a visita para quem tem tempo de esticar a viagem. Aliás, é parada quase obrigatória: já foi eleita a mais bonita do Ceará e uma das mais belas de todo o Brasil. Todo esse reconhecimento é devido não só ao cenário comum da região, de falésias avermelhadas e dunas enormes, mas também ao mar espelhado e à natureza preservada do local.

Com as dunas quase mergulhando no mar, são formadas piscinas naturais exuberantes na maré baixa em meio às formações rochosas na areia. Há até uma fonte de água doce que vai até a praia – e toda uma combinação de cores que só dá para acreditar vendo.

Para muitos é um passeio de ida e volta saindo de Canoa Quebrada (ou até Fortaleza, a 200 km de lá), porque não existe muita infraestrutura na vila. Mas é essa mesma a intenção, manter o destino intocado e quase deserto, para os pouco sortudos que chegam até ali admirarem esse trabalho da natureza de cair o queixo.

Ainda há um componente histórico na praia de Ponta Grossa. Segundo a lenda dos nativos, foi lá que o navegador espanhol Vicente Pinzón desembarcou dois meses antes de Pedro Álvares Cabral chegar a Porto Seguro, mas nada foi registrado por não ser uma viagem oficial. Será?

Você está conferindo uma listinha com as 5 MELHORES PRAIAS de CANOA QUEBRADA (CE). Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

4- Praia Redonda

Outra praia de Icapuí está praticamente colada na Ponta Grossa, é a Praia Redonda. Com mar de águas tranquilas propícias para um belo mergulho, ela já tem falésias mais claras, com coloração alaranjada ou amarelada – diferente do vermelho mais forte na direção de Canoa Quebrada. A vegetação de caatinga chega quase na areia e os coqueiros que se fazem presentes não afastam o ambiente de interior que o local apresenta. É uma das mais rústica sde todas as praias dos arredores, e também a que mais dá a sensação do tempo parando – tudo que muita gente procura nas férias.

Veja mais fotos de Canoa Quebrada clicando aqui!

Algumas jangadas dos pescadores dão as caras, mas em geral é não há muito movimento. Apesar disso, a Redonda conta com estrutura de bares e quiosques para atender os turistas, e até mesmo algumas pousadas. E lá ao lado, na chamada Praia da Requenguela, há um exuberante encontro do mangue com o mar: quando a maré fica baixa e recua por até 2 km, é possível caminhar e observar a paisagem de manguezal em plena praia.

Foto falésias em Canoa Quebrada.

Uma das paradas do passeio de bugue oferecido na região, mostram as falésias avermelhadas e o cenário sensacional de Canoa Quebrada, CE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

5- Praia de Peroba

Ainda em Icapuí, a Praia de Peroba fica na sequência da Redonda para fechar a lista. Com a mesma ambientação de vila de pescadores, barquinhos no mar, coqueirais e falésias, não deixa de ser tão bonita ou interessante quanto as vizinhas. Como diferencial, ela tem muitas pedrinhas coloridas que geram ótima composição para fotos e dá um charme especial à areia. Toda essa região do litoral cearense é perfeita para descansar nas férias graças ao clima reservado, de muito sossego mesmo durante o verão.

CANOA QUEBRADA: o que saber antes de ir e o que fazer

Com rochas também dentro do mar e faixa de areia curta, o cenário de Peroba é encantador. Bem pequena e isolada, não costuma ficar cheia e tumultuada em momento algum. A praia reúne casas de veraneio para alugar e algumas pousadas, mas não espere restaurantes ou algo a mais: a estrutura mesmo fica na vizinha Redonda. Mas, com tantos atrativos em Icapuí, vale a pena procurar hotel ou pousada nos arredores para ficar na cidadezinha como alternativa à Canoa Quebrada. E conhecer melhor os encantos desse pedacinho do Ceará que faz divisa com o Rio Grande do Norte.

***
Canoa Quebrada reserva cenários paradisíacos e muitas praias deliciosas para curtir um ou mais dias de férias. Certamente é um ótimo destino em qualquer época do ano, basta planejar seus dias, arrumar as malas e partir para viver momentos inesquecíveis no Ceará!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 19 de abril de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.