10 Melhores praias de Salvador

5/5 - (1 vote)

Capital da alegria, do axé, do acarajé e repleta de história. Muitos turistas vêm anualmente curtir a capital baiana na época das festas, como no Carnaval e, nem sempre permanecem na cidade para aproveitar todas as melhores praias de Salvador.

Se você vai tirar férias ou curtir um feriadão em Salvador, estique seus dias para curtir as melhores praias que indicamos a seguir.

1- Praia do Porto da Barra

Não precisa ir muito longe do centro de Salvador para chegarmos a nossa primeira praia da lista das melhores. Porto da Barra fica a apenas 4 quilômetros do agito do centro e é uma das mais visitadas e frequentadas da capital baiana.

A Praia do Porto da Barra tem apenas 600 metros de orla, mas é gigante de beleza com uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos. Pelas rochas presentes na região, há formação de piscinas naturais na maré baixa, de águas cristalinas e calmas, o que deixa a praia ideal para banho, inclusive das crianças.

foto-praia-porto-da-barra-salvador-bahia-brasil-0456

Ao longe, os praticantes de esportes náuticos tomam conta do visual de Porto da Barra, como vela e windsurfe.

foto-praia-porto-da-barra-salvador-bahia-brasil-1044

Democrática, Porto da Barra ainda é lugar ideal para curtir o sol da areia e também petiscar com um belo visual.

2 – Praia do Farol da Barra

Na sequencia da Praia do Porto da Barra esta outra das melhores praias de Salvador: a do Farol da Barra, um dos cartões-postais mais famosos da capital baiana.

A Praia do Farol da Barra é aquela mesma onde está a Fortaleza de Santo Antônio, tradicional nos postais baianos e nas imagens do Carnaval de Salvador. O forte é um dos atrativos históricos da cidade e atualmente abriga o Museu Náutico da Bahia, com muitos objetivos, documentos e fotos de embarcações e da vida da Marinha brasileira na região.

foto-praia-farol-da-barra-salvador-bahia-brasil-foto-0404

As águas da praia são ótimas para banho, calmas e com formação de piscinas naturais na maré baixa. Há também vários bares e restaurantes no entorno (que agitam a noite também), permitindo uma maior praticidade para os turistas, que não precisam ir longe para saborear os pratos típicos locais.

farol-da-barra-salvador-ba-0518

A Praia do Farol da Barra termina no Morro do Cristo, onde há uma imagem de Cristo Redentor, ponto de encontro de muitos moradores.

No final de tarde, a Praia do Farol da Barra se torna um imenso palco para observar o belo pôr do sol, com cores encantadoras e o astro rei ‘afundando’ no mar.

foto-praia-farol-da-barra-salvador-bahia-brasil-foto-1112

Programe-se, pois vale a pena passar o dia todo na região, dividindo entre a Praia do Porto da Barra e a do Farol da Barra!

3 – Praia de Ondina

Localizada em um dos bairros mais nobres de Salvador, a Praia de Ondina fica em terceiro na nossa lista pelas belezas e facilidades do local.

A região é repleta de hotéis e resorts, o que permite que os turistas se hospedem e curtam com tranquilidade e conforto toda a bela orla. Além disso, há diversas barracas e quiosques de petiscos e bebidas, com ótima infraestrutura, ao gosto do freguês.

praia-ondina-salvador-ba-9286

Se estiver pensando em banhos e mergulhos, a Praia de Ondina é excelente, pois há formações de piscinas naturais pelas rochas próximas da orla, com águas cristalinas e bem refrescantes. Porém, tome cuidado na maré baixa, pois a água de torna mais turva e afunda com rapidez logo depois das pedras.

Se estiver programando uma temporada de conforto e descanso, a Praia de Ondina é certamente uma ótima pedida!

4 – Praia de Itapuã

“É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã”

Vinícius de Moraes já cantou esta praia em sua música “Tarde em Itapoã” e você saberá do que se trata todo este encantamento quando chegar lá!

A Praia de Itapoã é um dos cartões-postais de Salvador e, sem dúvida, uma das melhores praias da cidade para curtir dias e dias de mar calmo e areia clara.

foto-praia-de-itapoa-salvador-bahia-brasil-foto-1520

Itapoã é bastante frequentada pelas suas piscinas naturais formadas pela presença de arrecifes na orla, deixando o local ideal para banhos em águas calmas e cristalinas. Sua ótima infraestrutura também atrai os turistas, com muitos quiosques e bares, inclusive com um dos acarajés mais famosos de Salvador: o da Cira, que vale a pena experimentar!

O local também abriga o Farol de Itapuã, onde jangadas e barquinhos completam a bela paisagem no final da tarde.

foto-praia-de-itapoa-salvador-bahia-brasil-foto-1514

5 – Praia do Buracão

Agora, se você prefere um local mais reservado, com paisagem rústica e pouca infraestrutura: Salvador tem! É a Praia do Buracão, no Rio Vermelho.

A praia fica praticamente escondida e é pouco movimentada, pois seu acesso se dá por uma estrada de terra a partir do alto da Rua Barro Vermelho.

Apesar de um pouco mais complicado de chegar lá, não é tão difícil assim e compensa pela beleza de uma paisagem mais deserta e sem o agito da região central.

praia-buracao-salvador-ba-1150

O mar na Praia do Buracão é agitado e com correnteza forte, o que não é recomendado para crianças e idosos. Porém, praticantes de esportes curtem toda esta força do mar e banhos também estão liberados com a devida precaução.

À noite, permaneça na região do Rio Vermelho e prove os mais famosos acarajés de Salvador nas barracas de  Dinha e Regina, com sabor arretado e preços justos!

Você está conferindo dicas das 10 Melhores praias de Salvador! Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6 – Praia de Stella Maris

A sexta da nossa lista é a Praia de Stella Maris, ideal para quem prefere mais privacidade, mas não abre mão da praticidade.

Stella Maris é um dos novos bairros requintados da capital baiana, com muitos resorts e casas de veraneio. A orla abriga as famosas barracas Honolulu e Cabana Doce Vida, onde os jovens da capital se reúnem para diversão, agito e muita paquera.

foto-praia-stella-maris-salvador-bahia-brasil-1528

Stella Maria fica a 26 quilômetros ao norte do centro de Salvador, por isto, em sua programação, tire o dia todo para curtir a região.

O cenário é emoldurado por dunas e coqueiros, e as águas, normalmente, não são tão agitadas, com algumas piscinas naturais de águas transparentes se formando na maré baixa. A orla é extensa e em alguns pontos as ondas se tornam mais fortes, onde há a prática de surf e também pesca.

foto-praia-stella-maris-salvador-bahia-brasil-1554

Para quem procura um local único para ficar e curtir uma bela praia, Stella Maris é nossa indicação.

7 – Praia do Flamengo

A sétima da nossa lista segue bem o perfil da praia acima, Stella Maris. Cercada de requintados condomínios, a Praia do Flamengo é ótima para curtir o dia todo com muito conforto, pois há barracas com ótima infraestrutura, que proporcionam mesas, cadeiras e espreguiçadeiras, além de serviços como massagens, duchas e espaço infantil para lazer das crianças.

praia-flamengo-salvador-ba-9594

O mar tem águas agitadas e os surfistas são frequentes na água, o que não impede os banhos, mas sempre com precaução pelas pedras presentes na região. A praia costuma ficar lotada, principalmente nos finais de semana.

foto-praia-do-flamengo-salvador-bahia-brasil-foto-1614

A Praia do Flamengo já fica na divisa com Lauro de Freitas, a 26 quilômetros ao norte do centro de Salvador. Por isto, programe-se para passar o dia todo por lá que vale a pena!

8 – Praia de Piatã

Com um calçadão, ótima infraestrutura e boas ondas, a Praia de Piatã entra em nossa lista em oitavo, sendo muito frequentada por moradores da região.

Na orla, o calçadão é ponto de encontro dos esportistas para corridas e caminhadas. Há também vários barzinhos que oferecem petiscos e aquela cerveja gelada ao som de música ao vivo para relaxar com um visual incrível de mar azulado.

foto-praia-pieta-salvador-bahia-brasil-9425

Já na praia, os banhos são ideais na maré baixa, quando a água fica mais calma. Na maré alta são os praticantes de surf e windsurfe que tomam conta da paisagem.

9 – Praia de Jaguaribe

A nona praia do nossa lista de melhores praias de Salvador é a Praia de Jaguaribe, que fica a 20 quilômetros do centro da cidade, vizinha das praias de Patamares e Piatã.

A praia fica na foz do Rio Jaguaribe, o que deixa o mar bastante agitado, com ondas fortes e constantes. Os surfistas adoram esta combinação e são figurinhas frequentes por lá. Jaguaribe é, inclusive, palco de alguns campeonatos de surf no Brasil. Já a parte mais central da praia é mais tranquila, onde o banho é liberado.

foto-praia-jaguaribe-salvador-bahia-brasil-9421

A larga faixa de areia fica disputada nos melhores dias de sol e o calçadão atrai esportistas e também abriga barracas com os melhores petiscos locais.

10 – Praia de Amaralina

E a décima na nossa lista das melhores praias de Salvador é a Praia de Amaralina, que apesar de não ter suas águas próprias para banho durante o ano todo, reúne muito movimento na bela orla.

As águas da região são agitadas e com ondas fortes, que fazem a diversão dos surfistas. Porém, estas mesmas características deixam o banho perigoso, principalmente pela presença de muitas pedras.

foto-praia-da-amaralina-salvador-bahia-brasil-2210

Mas, é na orla que a Praia de Amaralina se destaca. As várias barracas servem os melhores quitutes e bebidas da região, e ainda há muitos bares e restaurantes que agitam o local dia e noite. O calçadão é bastante frequentado pelos esportistas, que caminham, pedalam e correm com um visual belíssimo da praia.

Vale a pena tirar um dia e apreciar o final de tarde por lá!

***
E aí, o que achou de nossa lista TOP 10 praias de Salvador? Faltou alguma? Você modificaria a listagem? Conta pra gente!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 10 de agosto de 2016


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.