Salvador

Publicidade

Translator / Tradutor

Local onde sons, cores, sabores, etnias e religiões se misturam de forma natural. Em que tudo se soma e nada se opõe. Onde a democracia reina soberana, onde a cultura é mais valorizada do que qualquer coisa e é motivo de orgulho dos moradores. Este é o reflexo de Salvador, capital da Bahia. Primeira capital do Brasil, Salvador faz jus ao seu título com tantos contrastes e ao abraçar influências africanas e portuguesas. Esta influência se denota nos atrativos culturais que atraem milhões de turistas todos os anos: Pelourinho com seus casarios antigos e morros de pedras, igrejas variadas como a Igreja de São Francisco e Nosso Senhor do Bonfim, obra mais rica comparada às outras e por aí vai...

Dividida entre a Cidade Baixa e Cidade Alta, acesso possível através de um elevador que faz o translado em menos de 30 segundos, a cidade revela mil e um atrativos culturais e históricos para desbravar sem pressa pelas ruas extensas. A riqueza histórica de Salvador é tanta que é quase impossível conhecer todos os pontos turísticos, precisaria se dispor de um mês e, mesmo assim, iria-se embora com a sensação de que ficou faltando uma última visita, um último vislumbre, um último suspiro. E é exatamente essa sensação que a arretada cidade baiana revela aos visitantes e os próprios moradores que se enchem de orgulho e satisfação por pertencer a esse pedaço da Bahia que reflete tão bem o seu povo e seus costumes.

Opções não faltam! Pode-se optar pelos passeios ao ar livre visitando as praias de Salvador que, apesar de estarem longe de ser as mais belas da Bahia, revelam outros atrativos interessantes como a infraestrutura caprichada ao redor com barracas e restaurantes que transmitem o verdadeiro sabor baiano ao paladar dos turistas. Algumas praias abrigam fortes, da onde se descortina uma vista e tanto da Baía de Todos os Santos, simplesmente inenarrável. Alguns outros abrigam os melhores pontos para observação do pôr do sol e algumas possuem calçadões para caminhadas.

No quesito tradição, os turistas mais curiosos e apaixonados por cultura podem se dirigir a mercados que abrigam artesanatos minuciosamente trabalhados em madeira, cerâmica, rendas e até coco. Para completar o circuito cultural não há como não conhecer os terreiros, palco do candomblé que evidencia o sincretismo religioso com influência africana e do catolicismo. Os terreiros chegaram até a ser tombados pela sua importância que atravessa gerações. As danças e cantos folclóricos podem ser muito bem apreciados nas missas e manifestações que acontecem esporadicamente nas ruas com mistura de sons emitidos de instrumentos variados e danças como a capoeira, Boi-Bumbá, Maracatu e dança do Pantheon.

Os eventos de Salvador já são reconhecidos mundialmente, seja as tradições religiosas como homenagens a santo e orixás que reúnem milhares de fiéis em procissão que, geralmente culminam em muita festa com trio elétrico ao final, seja no Carnaval onde milhões de pessoas dividem espaço em meio aos circuitos e blocos ao som de axé e marchinhas.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site