SANTO AMARO DO MARANHÃO: Aventura e Adrenalina

Avalie este artigo

O Maranhão é um destino de intensidade turística como poucos. Extrapola-se em riquezas históricas e arquitetônicas, avantaja-se em trechos litorâneos de vistosas ondas, águas cristalinas e cores de areia únicas e injeta a adrenalina que falta ao turista aventureiro desbravar nuances que a natureza esculpiu despreocupada e que, para ter o privilégio de ser testemunha ocular das suas obras, é necessário um pouco mais do que boa vontade.

Águas esverdeadas das piscinas naturais de Santo Amaro do Maranhão. – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Piscinas Naturais mais belas do nosso Brasil. – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Paciência e espírito de aventura são as outras palavras de ordem. Chegar a Santo Amaro do Maranhão, esse amontoado de terra que se avoluma em dunas e se limita em refrescantes lagoas, permitindo acesso à entrada oeste do Parque Nacional, é um desafio que começa em ônibus saídos da capital do Estado, São Luís, ou de Barreirinhas.

De lá, no entanto, o trecho de 36 km é completado a bordo de veículos 4×4, que passam por lagoas, dunas e trechos tão irregulares que são capazes de levantar dúvidas no turista quanto a boa idéia – ou não – de ter ido a Santo Amaro.

blank

Jipe andando por cima das dunas para chegar em Santo Amaro do Maranhão. – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O trajeto se conclui em pouco mais de duas horas. A partir daí, qualquer turista tem a resposta para o questionamento anterior: vale a pena, e muito.

Que comece o privilégio do viajante em saber que essa parte do Maranhão, justamente pelo difícil acesso, é muito pouco explorada, fazendo do roteiro uma suave e tranqüila experiência, envolta em mística de uma parte desconhecida por muitos.

Lá, espreguiçam-se lagoas e se sobrepõem aos céus dunas espetaculares. As lagoas da Gaivota e Betânia são muito procuradas e as ruas de Santo Amaro se bifurcam em uma calmaria que poucos destinos turísticos conseguem proporcionar aos viajantes.

blank

Turistas admirando um belo pôr do sol em Santo Amaro do Maranhão. – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Dedique alguns dias das suas férias ali e repouse em algumas das opções de pousada por lá. Lembrando que, apesar de suas muitas belezas, Santo Amaro é a porta de entrada para uma das belezas naturais mais impressionantes: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – fazendo de toda a aventura só para estar ali, um primeiro capítulo de uma aventura maior. Confira aqui os Lençóis Maranhenses em 360 graus e curta muito com sua família.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Guia Viagens Brasil Fotos:  Ricardo Junior 22 de agosto de 2013


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.