Rota das Emoções: um passeio incrível pelo Ceará, Piauí e Maranhão

Qualquer destino do Nordeste é incrível! Até mesmo para quem vive nessa região, explorar as outras capitais e pequenas cidades é um atrativo a parte. Agora, imagina fazer uma rota litorânea única, passando por três estados e com paradas em pontos estratégicos? Mesmo que você não seja aquele fã de rali ou circuitos terrestres, apostamos que vai se encantar pela Rota das Emoções!

Um projeto que nasceu despretensiosamente a partir da iniciativa do Sebrae com o Ministério do Turismo, vai te levar para conhecer cidades pequenas, mas incríveis entre o Ceará, Piauí e Maranhão. A rota completa começa em Camocim, no Ceará, e termina nos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. Você pode fazer o caminho a partir de qualquer ponto e, inclusive, no roteiro inverso, mas vamos dar dicas a partir do tradicional.

rota das emocoes

Quer conhecer mais sobre a Rota das Emoções? Experimentar uma aventura para as suas próximas férias no Nordeste? Confira este nosso post! Mostraremos o trajeto, as cidades, dicas sobre o que fazer, o que visitar e, claro, como programar-se sem dificuldades. Veja!

O que é a Rota das Emoções

Ninguém sabe ao certo quando a Rota das Emoções nasceu. Na primeira década dos anos 2000 os bugueiros da região que compreende essa rota passaram a explorar e divulgar mais o turismo em cidades pequenas e que ficavam entre os três estados. Cada um tem um atrativo natural de grande porte e foi então que o Sebrae, juntamente com o Ministério do Turismo sacou isso e resolveu traçar um caminho que ligasse os três e passasse por cidades que você jamais imaginou e são donas de cenários incríveis.

O resultado foi que, em 2009, a Rota das Emoções foi eleita no 4º Salão do Turismo como sendo o Melhor Roteiro Turístico do Brasil. Esse é um evento de porte internacional e considerado o maior evento de turismo de toda a América Latina. Não demorou muito tempo para que o destino ganhasse fama dentro e fora do país.

Para quem gosta de destinos ecológicos, terá muito o que aproveitar nesse caminho. A ideia, como dissemos antes, foi traçar uma rota que passasse por três parques de grande importância no Nordeste – o Parque Nacional de Jericoacoara (CE), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA). Além disso, pensou-se em trabalhar e divulgar mais os atrativos de pequenas cidades que ficam entre eles e que mereciam reconhecimento.

Os Municípios da Rota das Emoções

Imagine uma linha que liga os três parques ecológicos que citamos no tópico anterior. Foi exatamente essa linha imaginária que o Sebrae usou para traçar a Rota das Emoções e escolher cuidadosamente cada um dos municípios que fariam parte do atrativo.

Com isso, chegou-se à uma lista com 14 cidades. São elas (por ordem alfabética): Araióses (MA), Barreirinhas (MA), Barroquinha (CE), Cajueiro da Praia (PI), Camocim (CE), Chaval (CE), Cruz (CE), Ilha Grande (PI), Jijoca de Jericoacoara (CE), Luis Correia (PI), Parnaíba (PI), Paulino Neves (MA), Santo Amaro (MA) e Tutóia (MA).

Você não precisa parar e passar muitos dias em cada um desses municípios. Uma boa média estipulada pelo Sebrae para conhecer e aproveitar a Rota das Emoções de forma completa é de 6 dias. Menos do que isso é pouco provável que você aproveite o caminho como ele pede. Alguns lugares não te tomarão muitas horas, mas outros pedem um dia ou mais para serem explorados.

Claro que se você tem mais do que seis dias para curtir uma viagem dessas, a recompensa é bem maior! Dá para passar pelo menos um dia em cada cidade e conhecer o destino com mais calma e tranquilidade. É justamente quando a beleza é descoberta!

Por onde passar

Para quem vem aqui a primeira vez, pode se sentir um pouco perdido sobre onde parar e o que ver. Você pode não ter tempo ou querer conhecer cada uma das cidades, mas algumas paradas são obrigatórias.

Cruz – Ceará

A partida para a Rota das Emoções começa geralmente em Cruz. A pequena cidade guarda uma linda e pouco explorada praia. Não há tantos atrativos por aqui e a cidade geralmente serve como passagem para quem está partindo para a rota. Se você não encontrou um bugueiro, ou transfer 4×4 que fizesse o caminho partindo de Fortaleza, pode encontrar aqui. Inclusive, as chances de você conseguir um desconto partindo dessa cidade é muito maior. Vale a dica!

Jericoacoara – Ceará

A linda Jeri dispensa apresentações para todos! Uma das mais belas praias do Brasil entra nesse roteiro como terceira cidade do destino – antes você passa por Cruz e Jijoca de Jericoacoara. Indicamos que você passe pelo menos um dia inteiro aqui. Aproveite bem as praias e lagoas da região para então partir para a próxima parada.

lagoa-azul-lagoas-de-jijoca

Esse é o primeiro grande ponto da Rota das Emoções: o Parque Nacional de Jericoacoara.

Camocim – Ceará

A Rota das Emoções segue para Camocim. São 62 quilômetros de praia que compreendem esse município e cada uma delas guarda um cenário e atrativo diferente. Vale a pena dedicar um tempinho a mais para essa cidade, onde se pode praticar windsurfe e kitesurfe, além de ver de perto colônias de pescadores que ainda mantêm um estilo de pesca artesanal. Para complementar, cenários que datam do antigo Brasil Colônia, com alguns casarios ainda preservados e que contam um pouco da história da construção de Camocim.

praia-do-portinho-camocim-ce

Indicamos que você vá até o Rio Coreaú, admirar a paisagem daqui e faça a travessia até a Ilha do Amor para conhecer o manguezal que se esconde por entre as dunas da região. Foi aqui também que nasceu o aviador Pinto Martins, que deu nome ao Aeroporto de Fortaleza. Você ainda vai encontrar a casa dele, com artefatos e curiosidades sobre sua obra e vida.

barco-vela-passeio-bugue-camocim-ce

Depois dos passeios em Camocim, descanse e petisque em um dos quiosques que oferecem redário na água. Uma delícia!

redes-passeio-bugue-camocim-ce

Barra Grande, Cajueiro da Praia, Luis Correia – Piauí

Colocamos as três cidades juntas porque, na verdade, você vai parar em algumas praias entre estes municípios. A pequena costa de Barra Grande era uma simples vila de pescadores, sem nenhum tipo de exploração, mas conhecida até demais dos turistas estrangeiros. O motivo? Ela foi eleita pela revista Vogue como sendo um dos 5 melhores destinos no Brasil para se passar o réveillon.

bela-praia-barra-grande-piaui

Aqui o kitesurfe é a principal atividade. Em setembro acontece um evento internacional do esporte e traz turistas de todas as partes do mundo.

Já em Luís Correia a parada é na Praia Atalaia, com ótima infraestrutura de hotéis e restaurantes. Descanse por aqui, porque as emoções estão só no começo!

praia-atalaia-luis-correia-pi

Se você tiver tempo, fique em Luís Correia e curta a Praia do Coqueiro, considerada uma das mais bonitas do Estado. As águas do mar por aqui tem águas cristalinas e a beira-mar é bem rasinha, ideal para quem viaja com crianças.

turistas-praia-do-coqueiro-luis-correia-pi

Você está conferindo tudo sobre a Rota das Emoções: um passeio incrível pelo Ceará, Piauí e Maranhão. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Parnaíba – Piauí

Entre as cidades do Piauí que faz parte da Rota das Emoções, todas são cortadas pelo Rio Parnaíba, que forma o famoso Delta, o único em mar aberto no mundo e o terceiro maior em extensão (perdendo apenas para o Delta do Nilo e do Ganges).

Delta Parnaíba - Parnaíba - Foto-1537

É parando na cidade de Parnaíba que você pode desfrutar completamente do rio que deu origem ao nome da cidade. Aqui você pode ver a revoada dos guarás e um dos pores de sol mais belos da rota. Vale a pena parar por um dia.

Também é em Parnaíba que você pode começar a explorar o segundo grande parque da Rota das Emoções: o Delta do Parnaíba. O passeio de barco é imperdível, com passagens pelos mangues – onde a população local tira seu sustento pegando caranguejos – e por belas lagoas para dar aquele mergulho e se refrescar do calor que faz por lá!

igarapes-delta-parnaiba-pi

aguas-cristalinas-delta-parnaiba-pi

Barreirinhas – Maranhão

Já chegamos ao Maranhão e Barreirinhas é a única cidade de parada obrigatória para quem faz a Rota das Emoções. As demais possuem quilômetros de belas praias, mas Barreirinhas tem os Lençóis Maranhenses! Nós indicamos pelo menos dois dias para conhecer a região e poder explorar bem essas dunas e lagoas.

dunas-circuito-lagoa-azul-barreirinhas-ma

Barreirinhas é ribeirinha ao Rio Preguiça e às suas margens tem uma vida agitada, com vários restaurantes, bares e quiosques que servem deste petiscos à pratos mais elaborados da cozinha local. O centrinho concentra os hotéis e pousadinhas da região, simples, porém confortáveis e aconchegantes.

Não deixe de fazer o passeio para Lagoa Azul e Lagoa Bonita, as mais famosas do Parque dos Lençóis. Ambas possuem águas cristalinas e todo esforço de caminhar pelas dunas de areias finas e claras, vale a pena! Pelo caminho são dezenas de lagoas e um visual de tirar o fôlego!

foto-circuito-lagoa-bonita-barreirinhas

E, com o belo cenários dos Lençóis Maranhenses terminamos a Rota das Emoções! Sensacional o trajeto, não é?

Vale a pena fazer a Rota Completa?

Na nossa opinião vale bastante! Ela vai pedir um investimento e planejamento maior, mas se você tem, ao menos, 6 dias para as suas férias, nós indicamos realizar toda a Rota das Emoções. Talvez, a única desvantagem para quem gosta de viagens programadas é o traslado. Dependendo da época da viagem, talvez não consiga encontrar uma agência de turismo no Maranhão ou no Ceará que oferte pacotes completos desse trecho, ou na alta estação a procura é grande e falte vagas. Nesse caso, indicamos épocas de baixa estação, onde quase sempre é possível personalizar os passeios negociando com bugueiros e agências.

Se você não tem problemas em ir sem agências, ou se prefere assim, encontrará transportes com muita facilidade entre uma cidade e outra. Nesse caso não esqueça de conferir no site da Rota das Emoções(www.rotadasemocoes.com.br) os melhores pontos de apoio!

Família, sozinho ou com os amigos?

A Rota das Emoções é um destino para todos! Mesmo que você não seja aquele turista aventureiro, é possível montar um pacote mais light com agências locais. O que prende e encanta é de fato a paisagem que você vai encontrando pelo caminho. Aproveite a oportunidade e essa riqueza que é 100% brasileira!

***
Gostou do destino? Você já conhecia a Rota das Emoções? Aproveite para nos contar o que acha sobre essa viagem e não esqueça de compartilhar essas dicas com seus amigos!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 24 de junho de 2016


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.