Melhores praias de Salvador para crianças

4.8/5 - (6 votes)

É difícil imaginar um passeio que uma criança goste mais do que um dia na praia. Lá ela pode ficar livre, se divertir no mar, brincar na areia, sentir a brisa da maresia, correr e pular. Nesse ponto, Salvador sabe como agradar seus turistas mirins.

A capital baiana traz em seu cardápio de opções praias do jeitinho que a criançada – e os papais – gostam: com águas calmas, limpas e quentes, e uma boa sombra para brincar e se esticar. Tudo isso acompanhado de muito sol e calor. Anote as dicas e comece a fazer as malas, pois Salvador e seus arredores têm muito a oferecer para uma viagem em família.

Farol da Barra, símbolo de Salvador, visto da Praia Porto da Barra.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Porto da Barra

Essa pode ser considerada a melhor praia urbana de Salvador para aproveitar o mar e um belo dia de calor baiano. Para os que estão acompanhados de crianças, melhor ainda. Isso porque Porto da Barra está próxima ao centro e conta com águas limpas e clamas que formam piscinas naturais.

A criançada consegue aproveitar o mar tranquilo, brincar na areia e, se bater aquela fome ou sede, barracas simples que são montadas no final da faixa de areia podem resolver o problema. Elas oferecem também sombreiros e cadeiras de praia para tornar o dia no Porto da Barra mais confortável.

Na Praia de Porto da Barra as crianças brincam tranquilamente em suas águas calmas e grandes piscinas naturais.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Com os pequenos, a melhor pedida é chegar cedo e pegar a praia ainda vazia. Por ser dentro da cidade e ter uma faixa de areia estreita, ela tende a ficar bem cheia no meio do dia. Se a preferência for curtir a praia no fim da tarde, aproveite para desfrutar o encantador pôr-do-sol do local.

Buraco da Velha

A 40 minutos do centro de Salvador, em Vilas do Atlântico – bairro do município de Lauro de Freitas -, fica a praia do Buraco da Velha. Lá, deliciosas piscinas naturais se formam durante a maré baixa, tornando o lugar perfeito para a criançada.

Antigamente, o local era ponto de encontro de senhoras de idade que aproveitavam as piscinas de águas tranquilas para tomar um banho de mar. Por juntar muitas senhoras, não demorou para o local ficar conhecido como Buraco da Velha.

blank

Em Lauro de Freitas as águas são tranquilas e transparentes, ideal para ver peixinhos no mar.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Hoje a praia é frequentada por todas as idades, principalmente pelas crianças, que se divertem na tranquilidade das piscinas, se encantam com os peixinhos e aproveitam a areia fofa para fazer castelos.

A praia conta ainda com uma barraca que leva o mesmo nome do local, onde é possível bebericar e comer petiscos típicos da região. Vale chegar cedo para estacionar com tranquilidade e buscar uma boa sombra para passar o dia.

Piatã

A ótima infraestrutura que rodeia a praia de Piatã convida os turistas para passarem um agradável dia no local. As ondas do mar são calmas, a água é limpa e como o terreno da praia não tem um grande declive, é possível ir água a dentro e não chegar a grandes profundidades.

Alguns cantinhos contam com grandes pedras ou ainda barreiras de recife, fazendo do mar uma verdadeira piscina, ideal para a criançada se divertir na água. Sua extensa faixa de areia permite que os visitantes consigam um bom espaço na praia, mesmo quando cheia.

imagem-blog-a-espaçosa-praia-de-piatã-e-sua-grandiosa-estrutura-para-receber-turistas-salvador-bahia

A grandiosa Praia de Piatã tem uma ótima estrutura para receber turistas.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Forte

A Praia do Forte fica a 50 km ao norte de Salvador e é uma ótima pedida para quem viaja com os pimpolhos. A vila tem excelente infraestrutura, com ótimos hotéis e pousada, além de restaurantes para todos os gostos.

A praia é de águas calmas, limpas e quentes e recebe tanto os turistas que vão para passar um dia quanto os que vão para se hospedar no local. Quando a maré abaixa, os visitantes se surpreendem com as inúmeras piscinas naturais que tornam o cenário perfeito para a criançada se divertir tomando um banho de mar sem preocupação (para conhecer mais sobre a Praia do Forte, clique aqui).

Um detalhe que fez a diferença para quem está viajando com crianças é que no centro da vila não é permitido passar carros. Sendo assim, a molecada ganha ainda mais liberdade para passear.

blank

A Praia do Forte tira o fôlego dos visitantes quando a maré abaixa e as piscinas naturais aparecem. Ideal para as crianças aproveitarem o mar.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outra atração da Praia do Forte é o Projeto Tamar. Com o objetivo de proteger as tartarugas marinhas, o local permite que as crianças se divirtam vendo o animal de perto e aprendendo mais sobre essa curiosa espécie.

Imbassaí

A praia seguinte à Praia do Forte para quem parte de Salvador é Imbassaí. Com estrutura mais rústica, porém com ótimas opções de restaurantes e pousadas, o que torna Imbassaí encantadora para a criançada é o rio que desagua no mar.

blank

Imbassaí divide as crianças entre aproveitar o dia na água doce ou na água salgada, já que conta com um delicioso rio que deságua no mar.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Partindo da vila até chegar à praia é preciso cruzar esse rio – existe uma trilha calçada para fazer o rápido percurso ou ainda é possível pegar um barco. Os pequenos ficam verdadeiramente divididos entre brincar na água salgada ou na água doce.

Alguns restaurantes de Imbassaí dão acesso ao rio, garantindo uma vista deslumbrante para os pais e muita diversão para os filhos.

Morro de São Paulo

Um pouco mais distante da capital baiana, a 280 km, está Morro de São Paulo. O balneário é rústico, porém com uma ótima seleção de pousadas e restaurantes. Os pedestres movimentam as pequenas ruas da vila – que não recebem carros -, recheadas de lojas de artesanato.

Claro que para a criançada o ponto principal de Morro são as suas cinco praias, que respeitam todas as exigências dos pequenos. Nomeadas por numerais – Primeira Praia, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta – elas são de águas quentes e muito limpas (conheça mais sobre Morro de São Paulo e suas praias aqui).

blank

A Quarta Praia de Morro de São Paulo é ideal para as crianças, com suas imensas piscinas naturais de água transparente.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para deixar a molecada à vontade para correr, brincar na areia e no mar, a Quarta Praia é o que há de melhor. Sua água é extremamente tranquila, com grandes piscinas naturais de pouca profundidade. Ela é extensa e as árvores fazem deliciosas sombras na areia. Lá, basta pôr os pés na água para avistar inúmeros peixinhos. A turma dos pequenos tem um dia cheio de atividades e a turma dos adultos aproveita um dia de muita paz e descanso, em um cenário de beleza ímpar.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Flávia Médici Fotos:  Ricardo Junior 11 de dezembro de 2020


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.