Festa do Peão de Barretos

Publicidade

Vista um jeans com cinturão, chapéu de couro e bota. Ponha o pé na estrada e vá ver de perto a grande Festa do Peão de Barretos. Esse é, atualmente, o maior evento country da América Latina.

rodeio

Barretos, cidade do interior de São Paulo, popularizou-se e ganhou fama devido a festa, um grandiosíssimo acontecimento anual que mobiliza milhares de pessoas do Brasil e também de outros países.

A Festa do Peão de Barretos acontece por ocasião do aniversário da cidade, sendo também um extraordinário espetáculo, amplamente propagado pela mídia. Você ainda não foi à Barretos? A gente te conta o que acontece por lá!

Como surgiu a Festa do Peão de Barretos?

Tudo começou com uma conversa de bar onde um grupo de amigos se reunia. Este grupo chamado “Os Independentes” organizou a 1ª festa, inspirados em antigo rodeio de montarias de cavalo, acontecido no espaço Paulo de Lima Corrêa em 1947.

Nesta época, o Prefeito resolvera organizar um rodeio de montaria de cavalos que atraísse a atenção dos muitos peões que passavam por Barretos em suas comitivas. Levando suas boiadas, eles faziam parada obrigatória na cidade e acabavam permanecendo por mais tempo em farras e noitadas.

Baseando-se neste primeiro evento, Os Independentes tiveram a ideia de reunir em um mesmo espaço apresentações sertanejas, rodeios, montarias a cavalo e a competição gastronômica “Queima do Alho”, que escolhe a comitiva que faz a mais gostosa refeição tropeira em menos tempo.

Em 1989, a festa – que já era sucesso – foi transferida para um espaço que se tornou um complexo de entretenimento. Hoje, conta com magnífico estádio polivalente de rodeios, em forma de ferradura, projetado por Oscar Niemeyer, com capacidade para 35 mil pessoas. Neste espaço acontecem os shows principais, rodeios e as provas cronometradas. Há também o Espaço de Lazer e eventos Berrantão – que abriga shows musicais. É um espaço climatizado com capacidade para 5 mil pessoas.

O local possui também área para feira comercial onde são encontrados desde souvenires até grandes carros e tratores, em uma imensa feira de 1.500 metros quadrados. Fazem parte do espaço diversos palcos para shows, área para camping, restaurantes, estandes, praça de alimentação e estacionamento. Além disso, há o Museu do Peão e o Rancho do Peãozinho que fazem o encantamento dos turistas.

Na chegada do parque, uma imensa estátua de cowboy, apelidada de “Jeromão” (um monumento com 27 metros de altura) recepciona os visitantes. Outras estátuas como Monumento Montaria em cavalo, Montaria em Touro e Monumento ao Touro Bandido estão presentes no Parque e fazem homenagem aos peões. 

Entre 2004 e 2005, Barretos ganhou mais popularidade depois de ter servido como cenário de “América”, novela da TV Globo.

Como é a festa?

A Festa do Peão em Barretos é sempre realizada em agosto, em data próxima ao aniversário da cidade, que é dia 25 de agosto. Atrai milhares de turistas e visitantes nacionais e internacionais. São 11 dias de exibições musicais, rodeios nacionais e internacionais, desafios, competições gastronômicas e eventos culturais. A expectativa em torno dos shows e apresentações é muito grande, pois grandes astros da música sertaneja se fazem presentes todos os anos. O Parque do Peão, como é conhecido o espaço da festa, oferece diversão para todos.

Em 2015

Para 2015, a programação inclui dois momentos especiais que irão homenagear dois cantores sertanejos falecidos: Cristiano Araújo e José Rico. Será um tributo emocionante que relembrará esses dois grandes ídolos da música regional. Segundo os organizadores uma surpresa inesquecível foi preparada para o público e fãs dos cantores.

Mas, o que mais tem gerado expectativa é a presença do cantor americano de música country – Garth Brooks, que doou tudo que for arrecadado em sua apresentação para o Hospital do Câncer de Barretos. Seu show será uma forma especial de solidariedade na festa de Barretos.

Os shows

Grandes nomes da música sertaneja participarão dos shows que acontecem no Estádio e nos palcos Arena e Festeja Barretos. Os shows acontecem de 20 a 30 de agosto e ficarão por conta da participação de atrações como: Bruno e Marrone, Gustavo Lima, Luan Santana, Michel Teló e outros mais. Alguns nomes como Paula Fernandes, Chitãozinho e Xororó, Fernando e Sorocaba e Xuxa, foram escolhidos para se apresentarem junto a Garth Brooks, no auge da festa.

Como ir

A cidade possui aeroporto, mas nem sempre há voos. Portanto, o melhor para chegar é de ônibus ou de carro. Barretos fica a 430 quilômetros da capital de São Paulo. Se for de carro o caminho de chegada também é simples. Você passará pela Rodovia Bandeirantes (SP-348) e também pela Anhanguera (SP-330). Chegará na cidade de Campinas e seguirá Brigadeiro Faria Lima (SP-326) até Barretos. Você passará por Campinas, Limeira, São Carlos, Araraquara, Matão, Bebedouro e por fim Barretos. O trajeto leva aproximadamente 4 horas e 22 minutos. Há opções de ônibus também saindo de várias cidades da região.

Onde Ficar

Existem muitas opções de pousadas e hotéis na cidade de Barretos. Quem deseja ir na época da Festa do Peão deve se prevenir e acertar bem antes a hospedagem. Com antecedência, as reservas podem ser feitas comodamente através da internet, e, geralmente, são oferecidos pacotes para todo o período da festa ou finais de semana.

Indo para a festa ainda há a opção do camping localizado dentro do Parque do Peão e casas para aluguel, situadas em estrada que é caminho para o evento. O camping fica em local com ótima infraestrutura. Todo o espaço é gramado e conta com sanitários, banheiros com chuveiros, iluminação e pontos de energia.

O ingresso para o camping inclui acesso ao Parque do Peão, à Feira, aos palcos e ao Estádio de Rodeios. Não há reservas. O acesso se dá conforme ordem de chegada.

Rodeios

A programação de rodeios promete agitação, divertimento e alegria, além de muita competitividade entre os peões. Confira a grade de 2015.

rodeio2

Dia 20 de Agosto–modalidades: Team Penning, Cutiano Três Tambores e Touro.

Dia 21 de Agosto–modalidades: Team Penning, Cutiano Três Tambores e Touro.

Dia 22 de Agosto – modalidades :Cutiano e Touro.

Dia 23 de Agosto–modalidades: Team Penning, Cutiano , Três Tambores e Touro.

Dia 24 de Agosto – modalidades: Team Penning e Touro.

Dia 25 de Agosto – modalidades: Team Penning e Touro.

Dia 26 de Agosto – modalidades: Team Penning e Touro.

Dia 27 de Agosto – Rodeios nas modalidades Team Penning, Cutiano, Três Tambores e Touro.

Dia 28 de Agosto – modalidades: Team Penning, Sela Americana, Bareback, Cutiano, Três Tambores, Carneiro e Rodeio de Touros.

Dia 29 de Agosto – modalidades: Team Penning, Sela Americana, Bareback, Cutiano, Três Tambores, Carneiro e Rodeio de Touros.

Dia 30 de Agosto – Final dos rodeios / Final Touros Internacional/ Premiação e Encerramento.

Todas as informações acima estão no site oficial do evento(www.independentes.com.br), onde você pode consultar ainda mais sobre a festa e tudo que irá rolar por lá este ano.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  24 de agosto de 2015

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site