Melhores atrações do Rio de Janeiro para crianças

Avalie este artigo

O destino mais visitado do país não deixa a desejar quando o viajante busca um roteiro feito sob medida para as crianças. Além dos pontos turísticos tradicionais, como Cristo Redentor e Pão de Açúcar, a Cidade Maravilhosa sabe muito bem como atender às exigências da criançada.

Parquinhos de diversão em praias e parques, planetário, parque aquático, zoológico, festas de rua exclusivas para a molecada e muito mais fará com que sua viagem em família seja inesquecível.

O encantador pôr-do-sol no Rio de Janeiro, destino recheado de atrações para todas as idades.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Baixo Bebê no Leblon

Em meio ao grande movimento das praias do Rio de Janeiro há um cantinho muito especial reservado para os pequenos, o Baixo Bebê. Localizado na Praia do Leblon, em frente à rua General Venâncio Flores, o local conta com uma área de brinquedos, guarda-sol, quiosque que serve comes e bebes e até mesmo trocador. Para deixar o passeio ainda mais agradável para a criançada, alugueis de piscinas de plástico dos mais diferentes tamanhos estão disponíveis no local que, com uma mangueira, são enchidas com água doce.

Por ser todo cercado, a estrutura garante mais segurança e tranquilidade para as famílias. Para os que não quiserem colocar o pé na areia, há também brinquedos disponíveis bem ao lado do quiosque, no calçadão.

Jardim Botânico

O grandioso Jardim Botânico da Cidade Maravilhosa é parada obrigatória para as famílias que viajam para o Rio com crianças. Além de ser garantia de um dia repleto de passeios agradáveis pela natureza, com direito a orquidários, jardim japonês, lagos e palmeiras imperiais, o local atende muito bem a criançada com seu equipado parquinho.

São balanços, escorregadores, casinhas de bonecas, tanques de areia e muito mais que fazem as famílias perderem a noção da hora. Lá há também um bar para comprar água, refrigerante e petiscos. No Café Botânica, enquanto se mata a fome com um sanduíche, os pequenos se divertem vendo o lago com tartarugas.

No Jardim Botânico as crianças aproveitam o dia ao ar livre e perdem a noção do tempo no parquinho de diversões equipado do local.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Rio Water Planet

Localizado em Vargem Grande, na Grande Rio de Janeiro (cerca de uma hora de percurso para quem parte de Copacabana sentido zona Oeste), está o Rio Water Planet, um dos parques aquáticos mais belos do mundo. São 42 atrações aquáticas dentre as quais dezenas foram feitas sob medida para o público infantil – incluindo um complexo independente exclusivo para crianças de 2 a 6 anos.

Rio lento, piscina de ondas com mais de 18 tipos diferentes de ondulações, toboáguas, rio bravo de 275 metros de extensão, corredeiras e escorregas fechados de alta velocidade são algumas das atrações que o parque oferece. Além disso, o complexo conta com lanchonetes, restaurantes e centro de conveniência. É garantia de diversão para toda a família e crianças de qualquer idades.

Planetário do Rio

O Rio de Janeiro oferece aos seus pequenos visitantes uma viagem pelo espaço. Isso mesmo, um delicioso passeio pelas estrelas e planetas. Disponível para crianças a partir de seis anos, com sessões divididas por idades, as apresentações duram 35 minutos e a projeção no teto do auditório e suas poltronas reclináveis garantem o clima do tour espacial. A criançada se diverte enquanto participa de uma verdadeira aula de astronomia. O planetário está localizado no bairro da Gávea.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Localizado no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas está o Parque dos Patins, recheado de atrações para os pequenos. Dentre ao opções está o aluguel de quadriciclos – bicicletas de quatro rodas que comporta crianças sentadas no banco da frente – ou também de bicicletas, pedalinhos e brinquedos como pula-pula, cama elástica ou ainda aluguel de triciclos motorizados.

Por ali também estão quiosques que servem diferentes tipos de comida e alguns contam, inclusive, com música ao vivo. Vale a pena conferir e passar um agradável fim de tarde no local.

blank

A Lagoa Rodrigo de Freitas é ideal para alugar bicicletas e quadriciclos e aproveitar o dia em família.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Blocos e bailes de Carnaval e de pré-Carnaval

Se a visita ao Rio de Janeiro for programada para as vésperas do Carnaval ou ainda durante os dias da folia, é bom saber que é possível sim participar da festa acompanhado da criançada. A cidade oferece blocos e bailes de Carnaval e de pré-Carnaval feitos especialmente para os pequenos.

O mais conhecido é o Gigantes da Lira, primeiro bloco infantil do Rio, que leva para as ruas de Laranjeiras o gigante boneco Bobo da Corte – símbolo do bloco – palhaços, equilibristas e o casal de mestre-sala e porta-bandeira sobre pernas de pau.

Para participar dos cortejos basta estar no local e hora marcados – os blocos infantis, em sua maioria, acontecem pela manhã – e, claro, usando fantasias. Agregue ao pacote serpentinas e confetes que fica fácil de imaginar que a escolha do passeio agradará muito os pequeninos.

Parque Quinta da Boa Vista e Zoológico

Na zona Norte do Rio está o imenso Parque Quinta da Boa Vista que, além de uma grandiosa área verde destinada ao lazer e à pratica de esportes ao ar livre, abriga também o zoológico da cidade.

Antigamente estavam ali os jardins do Palácio Imperial de São Cristóvão, antiga residência da família Real brasileira, e quem visita o parque passa por lugares preservados da época. São lagos, grutas – inclusive que permitem caminhadas em seus interiores – e mirantes. Famílias aproveitam o clima agradável para fazer piqueniques, o que garante a diversão da garotada. O antigo palácio é hoje o Museu Nacional de História Natural.

O zoológico faz parte de todo o complexo e vale a visita. São animais de diferentes espécies e muita área verde. Girafas, rinocerontes, gorilas, leões e tigres são alguns dos exemplos de peso que farão os pequenos vibrarem.

Domingo na orla da praia

Todos os domingos a avenida da Orla fica fechada para carros deixando todo esse espaço – começando no Leblon, passando por Ipanema, Copacabana e chegando até o Aterro do Flamengo – para os pedestres aproveitarem o dia.

Trata-se de uma ótima opção para um passeio em família, seja fazendo uma caminhada para admirar a vista da Cidade Maravilhosa, seja alugando bicicletas. As crianças também aproveitam o espaço para correr, brincar, andar de patins, patinete e skate.

blank

No domingo, a avenida da ora das praias do Rio são fechadas para carro e abrem o espaço para os pedestres, permitindo um ambiente ideal para um dia em família.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O tradicional do Rio de Janeiro

A companhia das crianças para turistar pela cidade não tira em nada a liberdade de um passeio pelo roteiro tradicional da capital fluminense. Pelo contrário, as crianças são mais do que bem-vindas no Cristo Redentor e nos bondinhos do Pão de Açúcar, por exemplo, já que a estrutura de ambos são preparadas para recebê-los.

blank

Subir ao Pão de Açúcar é passeio obrigatório para se fazer no Rio de Janeiro. As crianças se divertem nos bondinhos e se deslumbram com a vista.
Fotos: Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A dica aqui é chegar cedo para os passeios, já que por serem muito concorridos, quanto mais tarde, maiores são as filas. Se esperar em filas gigantes já é uma atarefa difícil para adultos, imagina para uma criança. Porém, as vistas compensam, claro, e de tão linda, até mesmo a molecada fica deslumbrada.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Flávia Médici Fotos:  Ricardo Junior 16 de dezembro de 2020


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.