10 BONS MOTIVOS PARA VIAJAR PELO BRASIL

Avalie este artigo

O Brasil caminha para se tornar um dos principais destinos turísticos do mundo. Em 2014, foram mais de 7 milhões de turistas estrangeiros — 700.000 só no período da Copa do Mundo. Estamos ainda muito longe de países bem menores, como a Tailândia (“top 10” no ranking mundial do turismo, com 26 milhões de turistas estrangeiros por ano), mas, considerando que na área do Brasil cabem 16 Tailândias, temos todo o potencial para ultrapassá-los. Confira os 10 principais motivos para se viajar pelo Brasil!

 

1. O Carnaval

Imagem do Trio Elétrico do Asa no carnaval de Salvador, na Bahia - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Brasil tem o melhor Carnaval do mundo. Nada que você assista na TV se compara à experiência de ver o desfile das escolas de samba tradicionais do Rio no Sambódromo.  A energia é única, incrível e de arrepiar. Você pode preferir conferir o Cordão da Bola Preta (no Rio) ou o Galo da Madrugada (no Recife), que disputam o posto de maior bloco de carnaval do mundo. Para outros ritmos, siga para o Carnaval de Salvador, com seus trios elétricos, ou para os variados carnavais de rua em cidades do interior de Minas.

 

2. O Réveillon

 

Quem já viajou por muitos países confirma: nenhum povo leva o réveillon tão a sério quanto o brasileiro. Show de fogos à meia-noite tem em qualquer lugar, mas só aqui existe o hábito de pular sete ondinhas, usar peças de certas cores para trazer o que mais deseja no ano seguinte, e principalmente vestir-se de branco. Nós brasileiros abraçamos o Ano Novo com entusiasmo e fazemos o melhor réveillon do mundo, principalmente na praia. Escolha você a badalada praia de Copacabana ou uma cidade pequena do litoral potiguar, a melhor forma de começar o ano é no Brasil.

 

3. A comida

Imagem do Acarajé da Bahia - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Brasil é um país de dimensões continentais e formado por levas de imigrantes de todos os tipos. Em São Paulo você pode frequentar restaurantes excelentes de quase todas as variedades gastronômicas do mundo, incluindo a culinária armênia, coreana, escandinava, grega, indiana, judaica, peruana, tailandesa e turca. Em Natal você pode saborear um prato com arroz rosado, feijão verde, carne de sol na manteiga e, claro, muito camarão. Em Belém ou Manaus você pode pedir frutas das quais nunca ouviu falar nem de nome. E em Porto Alegre come-se provavelmente o melhor churrasco do mundo (os argentinos que nos perdoem). Comer é um ótimo motivo para viajar!

 

4. O Pantanal

Imagem de Jacaré do Pantanal - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Não existe nada parecido com o Pantanal. Aves gigantes, onças-pintadas, jacarés, ariranhas, pescaria de barco, um pôr do sol de tirar o fôlego, festivais folclóricos… onde mais você pode ver de perto o tamanduá-bandeira ou a arara-azul? Pela sua fauna única, o Pantanal é em si um dos principais motivos para se viajar pelo Brasil.

 

5. Foz do Iguaçu

Imagem das Cataratas em Foz do Iguaçu, no Paraná - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O segundo maior cartão-postal do Brasil é um espetáculo à parte. Abriga a maior hidrelétrica do mundo, a maior queda d’água do mundo e outros superlativos. A Tríplice Fronteira, com sua mistura de Brasil, Argentina e Paraguai, é um dos símbolos da nossa mistura. Foz é um dos programas turísticos mais completos que se pode fazer, com natureza, história, compras e gastronomia.

 

6. O Rio

Imagem aérea da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Cidade Maravilhosa, que foi nossa capital por tanto tempo (de 1763 a 1960), é nosso principal cartão-postal, e continua lindo. Copacabana, Leblon, Ipanema, bondinho, Cristo Redentor, Posto 9, Barra da Tijuca, Jardim Botânico, Cinelândia… está tudo lá, aguardando sua visita, seja a sua primeira ou se você já perdeu o contato. Com muito sol e calor o ano inteiro, no Rio não tem tempo ruim.

 

7. A hospitalidade brasileira

Cristo Redentor no Rio de Janeiro - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O povo brasileiro é um dos mais hospitaleiros e amigáveis do mundo — se não aparecemos em primeiro nos rankings de hospitalidade é porque poucos brasileiros arranham o inglês e porque por aqui existe ainda bastante burocracia. Mas independentemente disso, em qualquer cidade que você vá, logo alguém vai te oferecer para passar em casa e tomar um cafezinho. Em qualquer lugar é fácil achar quem pare o que está fazendo para te dar orientações sobre um ponto turístico. É difícil um turista ser tão bem-tratado pelo povo comum como é no Brasil.

 

8. Os sotaques

Dançarina de quadrilha na festa de São João em Campina Grande, na Paraíba - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Você pode ter o costume de falar “guri”, “piá”, “moleque”, “menino” ou “lelesque”, entre muitos outros: uma das coisas mais divertidas de ser brasileiro é aprender, imitar e até caçoar dos sotaques dos outros estados. É incrível que tanta gente se surpreenda, pouco depois de abrir a boca, que alguém diga: “você é gaúcho? (ou carioca, mineiro, baiano…)”. As diferentes gírias, ditados, expressões e até os palavrões regionais são uma das grandes riquezas da nossa língua. E, claro, a musicalidade própria de cada sotaque.

 

9. A história

Centro histórico de Ouro Preto com arquitetura colonial preservada. Patrimônio Histórico da Humanidade. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Nossa Independência foi declarada por um príncipe estrangeiro, que depois regressou a Portugal para lutar contra o próprio irmão. O maior símbolo da luta dos escravos, Zumbi dos Palmares, tinha ele próprio escravos em seu quilombo. E tem historiador argumentando que Aleijadinho não existiu da forma como imaginamos. A história do nosso país é riquíssima, cheia de nuances e sutilezas, personagens curiosos, guerras, dramas e conflitos. Boa parte dela foi preservada em museus e na nossa arquitetura. Petrópolis, as cidades históricas de Minas, todas as capitais do Nordeste e, claro, Brasília, são alguns dos trechos obrigatórios para quem quer dizer que conhece a história do Brasil.

 

10. As praias

Foto da Praia do Boldro, em Fernando de Noronha -Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

De Fernando de Noronha ao litoral gaúcho, de Maresias a Porto Seguro, de Olinda a Jurerê Internacional, o Brasil tem praia o ano inteiro, incluindo várias das mais belas, badaladas e divertidas do mundo. É o passatempo nº 1 dos paulistanos que vão a Santos, dos mineiros que vão a Cabo Frio e de tanta gente fascinada por areia e ondas. Você já conhece o litoral inteiro do Nordeste? Não? Está aí um bom bom motivo para você começar uma viagem pelo Brasil! Bom, esses foram apenas alguns dos principais motivos para viajar pelo país mais bonito do mundo. A gente ainda nem falou de Amazônia, Chapada Diamantina, Vale da Lua, do sertão… isso fica para as próximas viagens! Qual o seu maior motivo para viajar pelo Brasil? Deixe nos comentários!

 

Por Guia Viagens Brasil Texto: Guia Viagens Brasil Fotos:  Ricardo Junior 05 de janeiro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.