AS 10 MELHORES PRAIAS DE PERNAMBUCO

Avalie este artigo

Pernambuco, assim como toda a região nordeste abriga um trecho litorâneo privilegiado e abençoado pelos deuses. É lá que estão as praias mais bonitas não só do estado, como do Brasil, quiçá do mundo! Isso porque possuem uma área litorânea completamente preservada que se evidencia em Fernando de Noronha, local intensamente visitado o ano inteiro. A região é sonho de consumo de amantes da natureza por abrigarem as mais belas praias do estado com uma intensa vida marinha e piscinas naturais que impressionam pela transparência. Além dessa região intocada, deserta e fiscalizada, algumas outras mais agitadas fazem sucesso em Porto de Galinhas, Recife, Cabo de Santo Agostinho e Tamandaré. Confira abaixo e boa viagem!

 

Baía do Sancho – Fernando de Noronha

Esta praia é unanimemente considerada uma das dez mais bonitas do Brasil. Nela se observa bancos de corais e suas águas transparentes são as melhores para mergulho livre ao lado de espécies marinhas interessantes. É coberta por mata nativa e por ninhos de aves. O acesso exige atenção, pois é feito a partir de um penhasco que percorre uma escada encravada na rocha até a areia fofa. Porém a vista vale a pena lá do alto por descortinar o horizonte.

Foto da Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, Pernambuco - Photograph by Ricardo Junior /www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Baía dos Porcos – Fernando de Noronha

Essa praia exige um pouco mais de disposição, uma vez que seu acesso só é permitido a pé após 15 minutos de caminhada vindo da Cacimba do Padre. A praia é mais deserta do que as outras de Fernando de Noronha e as grandes pedras ao seu redor formam piscinas naturais. Infelizmente as piscinas são proibidas para mergulho devido às questões de preservação ambiental, mas o passeio vale pela bela vista. De lá, pode-se observar as ilhas Dois Irmãos.

Foto da Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha, Pernambuco - Photograph by Ricardo Junior /www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Praia do Leão – Fernando de Noronha

De mar muito azul a praia é repleta de tartarugas marinhas que caminham pelas encostas do mar. Nessa mesma praia se consolida o Projeto Tamar, quando as tartarugas dão seu primeiro banho de mar entre os meses de abril e junho. Essa beleza pode ser admirada pelos turistas que estiverem na praia no período. É ideal para quem prefere praias mais tranquilas. O local abriga incontáveis ninhos de aves que completam o cenário preservado.

Foto da Praia do Leão, em Fernando de Noronha, Pernambuco - Photograph by Ricardo Junior /www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Praia da Conceição – Fernando de Noronha

Essa praia de pouco mais de 1 km tem mar calmo e fácil acesso, próximo à vila dos Remédios. Possui o mais lindo pôr do sol e é reduto dos esportistas que praticam frescobol e surf no verão. As águas são límpidas e, por isso, ideais para banhos revigorantes. Ao seu lado fica o Morro de Fora com deliciosas piscinas naturais indicadas para mergulhos junto da rica fauna marítima. No meio da praia um bar faz a alegria dos turistas na alta temporada.

Foto da Praia da Conceição, em Fernando de Noronha, Pernambuco - Photograph by Ricardo Junior /www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Carneiros – Tamandaré

Belíssima, a praia é referência no litoral sul de Pernambuco e cartão postal da cidade. O mar verde de águas mornas e perfeitas para banhos formam piscinas naturais onde estão os incríveis peixes coloridos. É permeada por coqueiros que trazem ótimas sombras na areia para ficar relaxando apenas contemplando a paisagem selvagem. Uma singela igreja do século 18 fica ali para ser visitada. Duas barracas se destacam na praia atraindo turistas cansados. Fica a 5 km de Tamandaré.

Foto da Praia dos Carneiros, em Tamandaré, Pernambuco - Photograph by Ricardo Junior /www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Enseadinha – Porto de Galinhas

Composta por arrecifes de corais, ondas calmas indicadas para banhos e permeada por mangues. Este é o cenário rústico encontrado em Enseadinha. A praia fica a maior parte do tempo deserta, mesmo na alta temporada, tornando assim, o local perfeito para momentos de meditação em meio à natureza. Uma dica é realizar os passeios de jangadas pelos mangues, de lancha ou caiaque pelas águas cristalinas ou simplesmente caminhar nas trilhas repletas de mata nativa.

 

Pontal do Maracaípe – Porto de Galinhas

Esta belíssima praia é formada na foz do Rio Maracaípe, por isso o nome. Abriga águas mornas, claras e mansas, sendo assim refúgio de banhistas e amantes da natureza. Bancos de areia e de corais compõem a praia, tornando-a ainda mais exuberante. Ao redor da praia está o mangue que convida a passeios rústicos de barco para apreciar mais de perto a rica flora e fauna. Alguns quiosques e restaurantes ficam a beira-mar trazendo ainda mais atratividade ao lugar.

Foto da Praia do Pontal do Maracaípe, em Pernambuco - Photograph by Ricardo Junior /www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Praia do Cupe – Porto de Galinhas

Os 4,5 mil metros de praia abrigam várias belezas. Dentre elas estão as piscinas naturais formadas pelos recifes de corais, trechos com ondas fortes, intensa vegetação nativa e areia extensa. A praia é muito visitada por surfistas e turistas aventureiros que exploram a mata para chegar até a praia. Apesar do acesso um pouco complicado, a região é rodeada por casas de veraneio, hotéis e pousadas.

 

Praia das Calhetas – Cabo de Santo Agostinho

A baía em forma de coração visível ao longe na Praia da Calhetas é um dos atrativos que já começa até mesmo antes de pisar na areia. Chegando, é necessário descer uma rústica escadinha de pedra. A praia é pequena, apenas 200 metros de extensão, mas agrada pelo visual e pelos quiosques a beira-mar. A bela mata nativa completamente preservada é um dos motivos que atrai a maior parte de visitantes que lota a areia dourada na alta temporada.

 

Boa Viagem – Recife

Esta praia em Recife é a mais democrática e mais bela da capital. Jovens, crianças e idosos se dividem no amplo espaço de 7 km que contempla a praia. Permeado por coqueiros, o mar tem águas verdes que formam piscinas naturais na maré baixa. O calçadão, bom para caminhados, é rodeado por quiosques badalados que reúnem a turminha do agito. Além disso, a estrutura inclui chuveiros, pista de Cooper, aparelhos de musculação e quadras de vôlei.

Foto da Praia de Boa Viagem, em Recife, Pernambuco - Photograph by Ricardo Junior /www.ricardojuniorfotografias.com.br

Por Guia Viagens Brasil Texto: Andrea Nunez Fotos:  Ricardo Junior 02 de outubro de 2014


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.