Ilha Grande

Publicidade

Translator / Tradutor

Ilha Grande é a maior dentre todas pertencentes à baía de Angra dos Reis e abriga mais de cem belas praias para visitação, muitas delas protegidas pela Reserva Biológica. Os 193 km que compõem a extensa ilha são rodeadas por montanhas e vegetação fechada de Mata Atlântica.

A primeira vez que uma pessoa pisou neste solo litorâneo foi em 1502 com Gonçalo Coelho. A região foi palco de inúmeras batalhas marítimas envolvendo piratas e também foi local de detenção máxima presos políticos no século XX. Este fato histórico pode ser constatado a partir de passeios às ruínas de presídios, navios e cargueiros naufragados e um cemitérios de piratas entre as praias que abrangem a ilha.

Hoje, Ilha Grande vive na tranquilidade. A principal atividade econômica fica reservada ao turismo que é a principal fonte de renda dos moradores. Alguns vilarejos de pescadores permanecem existindo, garantindo pescados e frutos do mar frescos aos restaurantes locais. Pousadas e restaurantes surgiram aos montes na Ilha, fazendo à alegria dos visitantes que buscam de aconchego e alimentação de qualidade.

Ao todo, são cerca de 3 mil moradores vivendo no entorno da Ilha, mas é em Vila Abrãao que fica situado o principal povoado. É dali inclusive da onde partem os principais passeios, trilhas e embarcações para paisagens mais distantes. Dentre elas, destacam-se: Cachadaço, Lopes Mendes, Saco do Céu, Reis e Magos e Aventureiro. Guarde energia para estas praias mais longínquas, é comum ter praias que se distanciam em uma, duas e até quatro horas do vilarejo principal. Reserve um tempo para curtir as cachoeiras próximas às praias, realizar mergulho ao lado de peixes coloridos, em grutas escuras e naufrágios. Conheça também o Aqueduto que costumava abastecer um antigo presídio no século 20. À noite vale a pena visitar os centros de artesanato com objetos típicos da região de Angra e também de outros lugares do país. Para apreciar as estrelas e um prato caprichado, se dirija aos restaurantes à beira-mar com pratos de pescados e também internacionais.

Lembre-se de trazer dinheiro e cheque, pois não existem caixas eletrônicos na ilha. Em Ilha Grande é também proibido o tráfego de carros, por isso prepare as pernas ou invista nos passeios de barco.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site