Ilha do Mel

Publicidade

Translator / Tradutor

A Ilha do Mel está localizada no estado do Paraná e pertence ao município de Paranaguá, sendo administrada pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Ela possui 35 quilômetros de praias, agradando turistas de todos os gostos. Isso porque algumas são quase desertas, enquanto que outras, com bastante agito, principalmente à noite. Sem contar que Ilha do Mel possui ainda outras praias que são ideais para a prática de surf.

Na Ilha do Mel não são aceitos veículo automotor e de tração animal, para evitar a degradação da ilha e ainda, o número de visitantes é restrito, com até 5.000 pessoas por dia. Na ilha também não é permitida a visitação em toda a sua extensão, sendo que em sua maior parte, não é permitido acesso.

A Ilha do Mel é rústica, não possui asfalto e suas ruas são pequenas e de terra, dando a impressão que o lugar parou no tempo. Então, ao visitar esse lugar, o ideal é levar lanterna para caminhar pela noite, pois não tem iluminação pública.

Lá você encontra cinco vilarejos: Nova Brasília, Fortaleza, Praia Grande, Farol e Encantadas. Os seus pontos turísticos com maior destaque é o Farol das Conchas, localizado no morro da concha. Essa é uma construção de 1870 e o seu objetivo é de orientar a navegação na Baía de Paranaguá. Lá do alto do farol é possível ter uma bela vista panorâmica de quase toda a ilha e sua região.

Quem segue rumo à Ilha do Mel, é fundamental incluir na bagagem uma dose extra de aventura. Só para começar o passeio por esse lugar tão encantador, o acesso é feito de barco, que parte de Paranaguá, Morretes e de Pontal do Paraná. Já em terra firme, o jeito é se preparar para encontrar ruas de areia salpicadas por casinhas simples de alvenaria. Depois de se instalar, que tal uma caminhada regida pela maré ou por trilhas?

Para uma noite agitada, a turma se espalha entre duas vilas: Nova Brasília e Encantadas. Elas abrigam pousadinhas, campings e restaurantes caseiros de frutos do mar. A ilha possui uma infraestrutura bastante rústica. Lá o tempo passa bem devagar, incentivando ainda mais caminhadas longas em todos os cartões-postais do lugar.

Se partir de Nova Brasília, poderá fazer uma das trilhas mais famosas e bonitas que leva ao Forte Nossa Senhora dos Prazeres, um monumento erguido no século 18 nas areias da Praia da Fortaleza. Com uma caminhada à beira-mar que dura uma hora, mas que vale a pena, pois o destino é uma construção onde é possível subir até o seu topo e apreciar os canhões históricos, com uma bela vista panorâmica.

Já do outro lado da ilha, para chegar até ao Farol das Conchas, você terá que encarar as escadarias. Aproveite e estique o passeio até a Praia de Fora das Encantadas, onde uma gruta alimenta a imaginação dos ilhéus por suas lendas de sereias.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site