Aquidauana

Publicidade

Translator / Tradutor

Considerada o Portal do Pantanal, Aquidauana guarda muita história em meio a um cenário bucólico, típico do interior, com paisagens belíssimas do Pantanal e da Serra de Maracaju. Em Aquidauana há opções turísticas para todos os estilos, sempre em meio de belezas naturais e muita história.

Aquidauana ganhou este nome em função do rio que atravessa a cidade e, no vocabulário dos índios da etnia Guaicuru, significa ‘rio estreito’. O Rio Aquidauana possui águas calmas e forma em suas margens praias, que nos finais de semana lotam de banhistas, pescadores e praticantes de esportes náuticos.

Os indígenas fazem parte da história de Aquidauana e hoje habitam os arredores da cidade. 12 mil índios da etnia Terena dividem-se em 9 aldeias ao redor da cidade, que podem ser visitadas para conhecer o cotidiano e vivenciar as tradições deste belo povo. Para promoção da cultura Terena, ao lado da Estação Ferroviária, há a Feirinha Indígena, onde artesanatos e produtos agrícolas das aldeias podem ser adquiridos.

A fundação da cidade data de 1892 e um ano após foram iniciadas as obras das primeiras casas de Aquidauana, que estão preservadas no Centro Histórico, muitas em processo de tombamento como Patrimônio Histórico do Município. A cidade possui construções de valores histórico-culturais, como a Casa Primavera e a Casa Portuguesa, além dos casarios que preservam um conjunto arquitetônico original.

E, com mais história, a 12 km da cidade, estão localizadas as ruínas da extinta cidade de Santiago de Xerez, que foi construída em 1600 pelos espanhóis, às margens do rio, sendo uma das 34 primeiras cidades construídas na América.

Depois de apreciar a cidade, é hora de partir para as fazendas pantaneiras e para o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, lugares de tranquilidade para observação das belezas da fauna e da flora, ou para Serra de Maracaju, com cachoeiras e morros escarpados, ideal para turismo de aventura.

Aquidauana é a cidade pantaneira mais próxima da capital Campo Grande, a 140 km. Se vier de Campo Grande, venha no Trem do Pantanal, uma viagem inesquecível.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site