Bertioga

Nesta página, você vai encontrar:

Veja também:

Bertioga é uma cidade recente sendo que sua emancipação ocorreu apenas em 1992 quando da realização de um plebiscito junto à população. Porém, sua história começa bem antes, inclusive, da chegada dos portugueses ao Brasil porque existem indícios na região de que a mesma era habitada por índios tupi-guarani, que conheciam o local pelo nome de “Beriquioca” que significa morada dos macacos.

Além disso, na região de Bertioga existe um grande sítio arqueológico que comprova a ocupação durante a pré-história de humanos e animais, pois são grandes quantidades acumuladas de calcário.

Nas primeiras três décadas após o descobrimento do Brasil por Pedro Álvarez Cabral, as poucas povoações que aqui vieram a vender tinham como única preocupação a extração e o embarque de pau-brasil para Portugal. Acredita-se que, inclusive, a região onde hoje está Bertioga tenha sido visitada anteriormente a inauguração da Vila de São Vicente, a mais antiga do Brasil, em 1532.

Foi em 1532, também, que João Ramalho esteve na região e atribuiu a Diogo de Braga e seus filhos a tarefa de construir um forte para proteger a nova vila de São Vicente dos ataques tamoios. Foi nesse momento, que surgiu o Forte de São João, o mais antigo do Brasil.

Outro fato histórico que aconteceu em Bertioga foi a saída de Estácio de Sá e suas esquadra, no dia de 1547, para fundar a cidade do Rio de Janeiro. Com o passar dos séculos, a cidade era uma região livre e soberana, porém em 1944, o Governador do Estado de São Paulo, Ademar de Barros decretou que todo o litoral norte passava a ser anexado a cidade de Santos.

Já no fim da década de 1970, com a construção da Mogi-Bertioga e Rio-Santos o desenvolvimento da cidade se intensificou, e que acabou resultando no plebiscito de emancipação.

Portanto, Bertioga além de suas belas praias – algumas praticamente virgens -, possui muitos pontos turísticos históricos, assim como trilhas pela Mata Atlântica que ainda está preservada na região.

Avalie esta página
.

O que fazer em Bertioga

⇑ Voltar ao topo
.

Praias de Bertioga

⇑ Voltar ao topo
.

Circulando em Bertioga

⇑ Voltar ao topo
.

Quando ir à Bertioga

⇑ Voltar ao topo
.

Como Chegar em Bertioga

⇑ Voltar ao topo
.

Informações Úteis de Bertioga

⇑ Voltar ao topo
Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.