AS 5 MELHORES PRAIAS DO PIAUÍ

Praias e dunas de areia branquinha, lagoas e mar de águas cristalinas. Este é o litoral do Piauí, o menor do Brasil, mas que não deixa a desejar para nenhum outro. Com apenas 66 km de extensão, exprimidos entre os destinos mais badalados do Ceará e Maranhão, as praias do Piauí são muito procuradas por praticantes de surf e kitesurf, devido as condições de vento e mar, propícios para estes esportes. Mesmo com as pranchas disputando lugar nas águas com os barquinhos, turistas e locais, nada tira a tranquilidade do litoral piauiense.

Nosso post de hoje te leva a conhecer as 5 melhores praia do Piauí, um destino pouco conhecido, mas belíssimo por natureza.

 

1. Praia do Coqueiro

A Praia do Coqueiro é a mais badalada do litoral piauiense, principalmente na alta estação, com muitos veranistas vindos da capital Teresina. Localizada a 10 km do centro de Luís Correia é a praia com melhor infraestrutura do litoral do Piauí, com bares e restaurantes à beira mar, além de hotéis e pousadas com vista para a praia. É bastante frequentada também nas férias e feriados, principalmente carnaval e réveillon, onde a folia e a queima de fogos acontece.

Piscina natural formada pelo corais na Praia do Coqueiro, Piauí. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Praia do Coqueiro se diferencia das demais por possuir uma barreira de corais em parte de sua extensão, que ficam visíveis apenas na maré baixa, quando há formação de tranquilas piscinas naturais de águas transparentes ideais para banho.

Se você gosta de agito e badalação no litoral, Praia do Coqueiro é o lugar certo!

Links relacionados

 

2. Carnaubinhas

Carnaubinhas tem este nome devido a sua paisagem repleta de carnaúbas, árvore típica do litoral piauiense, semicobertas pelas dunas. O vento frequente na região deixa as águas tranquilas, formando piscinas na maré baixa.

A bela árvore de carnaúba emoldurando a Praia Carnaubinhas, Piauí. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Carnaubinhas é uma linda praia selvagem, onde os amantes da natureza podem encontrar tranquilidade em meio a um cenário quase intocado. A praia possui difícil acesso, com estrada precária, sendo possível percorre-la apenas com veículos 4×4 pela areia fofa. A partir da Praia do Arrombado, são 3 km, e da Praia de Macapá são 2,7 km, com estrada melhor, onde passam carros de passeio até o Carnaubinhas Praia Resort. A partir dali, quem não é hóspede, precisa caminhar pela areia cerca de 500 metros até a praia. Porém, todo esforço vale a pena para relaxar e apreciar Carnaubinhas.

Links relacionados

 

3. Praia da Pedra do Sal

A Praia da Pedra do Sal é repleta de mistérios e lendas que a envolvem. Localizada a 15 km do centro de Parnaíba, na Ilha Grande de Santa Isabel, Pedra do Sal tem um cenário de rochedos graníticos dividindo a praia em duas regiões. Conta a lenda que existem tesouros escondidos nas pedras e o local serve de ovniporto para possíveis ETs, será?

Lenda ou não, uma coisa é certa: Pedra do Sal é uma das praias mais lindas do nordeste.

Praia Pedra do Sal ao por do sol. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O lado ‘bravo’ da praia é frequentado pelos surfistas, que aproveitam as ótimas ondas pela corrente do mar e vento constante. O lado tranquilo da praia possui piscinas naturais formadas na maré baixa pelas rochas, ideais para banhos relaxantes.

A Praia da Pedra do Sal ganhou este nome devido ao sal acumulado nas rochas com a evaporação da água do mar na maré baixa, deixando o cenário bem interessante. A praia é muito frequentada a tardinha, pois o por do sol é um espetáculo a parte.

Links relacionados

 

4. Praia de Macapá

Separada da praia de Barra Grande pelo rio Camurupim, a Praia de Macapá fica no município de Luís Correia e é tão bonita quanto sua vizinha. Por uma estrada de 27 km de belas paisagens chega-se a praia a partir do centro do município.

A Praia de Macapá na maré baixa, no Piauí. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O vento sopra constantemente na Praia de Macapá e carrega a areia fina, que formam dunas. Por isso, muitas casas da praia estão praticamente soterradas pela areia, compondo um cenário bastante peculiar e impressionante.

Pelas condições ideias de mar e ventos, Macapá é concorrida pelos surfistas e na maré baixa há formação de bancos de areia na praia, criando piscinas naturais deliciosas para banho, com águas tranquilas e quentes, a 200 metros da praia. Macapá também tem vários cavalos-marinhos em suas águas, sendo local de preservação e visitação para conhecer esta espécie exótica.

Devido às várias cheias do rio, a pequena vila de pescadores a beira mar já não apresenta tantas opções de hospedagem, mas ainda se encontram algumas pousadas confortáveis e casas de veraneio. A praia vizinha de Maramar conta com melhor infraestrutura, sendo uma opção para ficar. O acesso a Macapá é feito a pé, admirando a bela paisagem do encontro do rio com o mar.

Links relacionados

 

5. Praia de Barra Grande

A praia de Barra Grande é das menos conhecidas pelos visitantes do Piauí, mas é famosa entre os esportistas aquáticos. Localizada a 50 km a leste de Parnaíba, no município de Cajueiro da Praia, é considerada o melhor local do Brasil para a prática de kitesurf, atraindo muitos praticantes deste esporte durante o ano todo.

Larga faixa de areia da Praia de Barra Grande - Piauí. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Mas não apenas de esporte vive Barra Grande. A praia é muito tranquila, com águas cristalinas e piscinas naturais que surgem com a maré baixa, sendo ideal para banhos. Em dias de baixa temporada, torna-se uma vila de pescadores com paisagens bucólicas, onde as casinhas de sapê dão um charme todo especial. Já na alta temporada, a praia se torna um refúgio para os aventureiros e turistas ecologicamente corretos, pois Barra Grande tem a rota do cavalo-marinho, idealizada pelas associações de turismo local para preservação da espécie. Este animal diferente e exótico é facilmente encontrado nas águas de lá e chama o ecoturismo.

Já o centro da vila é onde estão as pousadas e os restaurantes, agitando dia e noite a região.

Links relacionados

 

 

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 17 de novembro de 2014


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.