Sítio do Picapau Amarelo: da Literatura para a Vida Real

Avalie este artigo

Viajar com crianças significa conseguir formatar o combo entretenimento + infraestrutura + segurança com prazer também para os adultos. Um passeio que reúne todos estes itens e com uma logística viável é conhecer o Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté, interior de São Paulo.

foto-sítio-do-pica-pau-amarelo-em-taubate-sp-emilia-dançando-com-viscnde-de-sabugosa

Difícil achar um adulto e crianças que não tenham sonhado em viver aventuras no mundo mágico de Monteiro Lobato. E agora este mundo se materializa a 130 quilômetros da capital paulista, na chácara onde o escritor passou sua infância com o avô e o inspirou a criar um marco da literatura infantil brasileira: a série de livros Sítio do Picapau Amarelo.

foto-sítio-do-pica-pau-amarelo-em-taubate-sp-visconde-de-sabugosa-e-tia-anastacia-pulando-corda-com-crianças

Logo na chegada, os visitantes são recebidos por ninguém menos que Dona Benta, Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde e Tia Anastácia. Os personagens que encantaram nos livros apresentam os recantos do sítio, que desperta a criança de cada um.

foto-sítio-do-pica-pau-amarelo-em-taubate-sp-emilia-tia-anastacia-e-visconde-de-sabugosa-brincando-com-crianças

 

Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo

O lugar é mesmo inspirador. Os 20 mil metros quadrados, localizados no bairro Chácara do Visconde, na Avenida Monteiro Lobato, s/n, abrigam o casarão colonial que hoje funciona como Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato. Na biblioteca estão exemplares de toda a obra de Monteiro Lobato e muitos brinquedos pedagógicos e é lá onde são realizadas as rodas de leitura. Pela riqueza de seu acervo e importância história e literária, o Museu foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural pelo IPHAN. O Museu ainda abriga uma exposição permanente sobre a vida e a obra de Lobato, além de mostras de artistas plásticos regionais, oficinas pedagógicas e apresentações artísticas. Aos finais de semana acontecem apresentações de teatro com a turma do sítio às 11 e às 16 horas e toda a programação é renovada mensalmente. O acesso é gratuito, inclusive ao teatro, mas é preciso chegar com antecedência para pegar uma senha e garantir o seu lugar.

foto-sítio-do-pica-pau-amarelo-em-taubate-sp-casarão-museu-monteiro-lobato

Ao redor do casarão do Museu há um amplo espaço, onde estão espalhadas várias estátuas dos personagens, um playground e um coreto, que remete a tranquilidade da vida antigamente.

foto-sítio-do-pica-pau-amarelo-em-taubate-sp-estatuas-personagens-casa-museu

Na ampla área externa do sítio a criançada pode brincar à vontade no pomar com muitas árvores frutíferas, cafezal e nos gramados. No sítio não há nenhum restaurante ou lanchonete, então leve um lanche para passar o dia e aproveite pra fazer um piquenique ou escolha um dos bons restaurantes da cidade. Funciona de terça à domingo das 09 às 17 horas.

foto-sítio-do-pica-pau-amarelo-em-taubate-sp-visconde-de-sabugosa-andando-de-perna-de-pau

 

Monteiro Lobato

Contista, ensaísta e tradutor, Monteiro Lobato é natural de Taubaté, SP, estudou e formou-se em direito, e escreveu vários livros. Mas, foi produzindo para crianças que encontrou a verdadeira realização e o sucesso.

foto-sítio-do-pica-pau-amarelo-em-taubate-sp-detalhe-emilia

O Sítio do Picapau Amarelo rendeu uma série de vinte e três livros escritos entre 1920 e 1947, traduzidos para diversos idiomas. Foi adaptado para o formato de história em quadrinhos e cinema. Tornou-se muito popular com a versão para televisão, que foi exibida pela extinta tv Tupi, pela tv Cultura, Bandeirantes, Globo e Cartoon, sendo o maior sucesso brasileiro de literatura infantil.

 

Links relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 07 de maio de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.