Festa de Quiririm: Alegria Italiana em Taubaté

Avalie este artigo

Praticamente todas as festas brasileiras possuem uma representatividade histórica. E a Festa de Quiririm(www.festadequiririm.com.br), em Taubaté, não é diferente.

No interior de São Paulo, a colonização italiana é bastante influente, principalmente na Colônia Agrícola de Quiririm, em Taubaté, a 120 km da Capital. Lá se vão 126 anos de história da imigração local e justamente no centésimo aniversário que foi criada a Festa de Quiririm, que tendo origem italiana, só poderia ter muita alegria e fartura.

Saiba mais sobre a Festa de Quiririm e como aproveitar este delicioso evento que comemora a chegada dos imigrantes da Itália ao Brasil.

 

História dos Imigrantes de Quiririm

O Distrito de Quiririm começou exatamente com 118 famílias, segundo dados do site da Prefeitura de Taubaté. Todos eram imigrantes italianos que chegaram ao Brasil com a promessa de um futuro melhor e terras próprias para o cultivo.

Anos depois a comunidade cresceu e, a partir dos Freis Capuchinhos do Mosteiro da Fazenda Maristela, de Tremembé – também no interior de São Paulo – que os imigrantes conseguiram suas primeiras terras. Estes receberam algumas poucas sementes de arroz para começarem a sua produção e, portanto, terem seu próprio lucro.

Com toda a história de lutas e batalhas dos imigrantes que formaram a Colônia Agrícola de Quiririm, um morador chamado João Aristodemo Canavezi Filho, popularmente conhecido como Deminho, resolveu comemorar o centenário dessa imigração com uma grande festa e feira.

Isso aconteceu em 1989 e, desde então, se tornou tradição a Festa de Quiririm, que acontece anualmente e cresce cada vez mais, atraindo muitos turistas para Taubaté.

Assim, de Colônia Agrícola de Quiririm, o lugarejo passou a ser Distrito Gastronômico de Quiririm, pois na Festa de Quiririm é possível saborear o melhor da culinária italiana, daquelas receitas exclusivas, que só a “mama” sabe e tem aquele segredinho de família guardado a sete chaves por mais de uma geração.

Só indo para entender.

Quando?

A Festa de Quiririm acontece todos os anos no mês de abril. Para 2015, as comemorações começam dia 28 de abril (terça-feira) e vai até o dia 3 de maio (domingo).

Exposição Gastronômica

Barracas de comida típica na Festa do Quiririm em Taubaté - SP. - Foto: Ricardo Junior / www.guiaviagensbrasil.com.br

Durante a festa ocorre também a exposição gastronômica. São cerca de 30 barracas que produzem e vendem massas, doces e pratos típicos diversos do cardápio italiano.

Anualmente, durante a Festa de Quiririm é escolhido um tema para que a decoração das barracas e também algumas receitas exclusivas sejam desenvolvidas. Para 2015, a vida de Leonardo da Vinci, que é italiano, servirá como inspiração para a festa.

Desfile e escolha da Rainha de Quiririm

A Festa de Quiririm não é apenas uma feira gastronômica. O evento também conta com um desfile e escolha da Rainha. Alas representando a temática escolhida do ano e também como aconteceu a imigração desfilam pelas ruas de Quiririm, com muita animação, sempre no último dia, como forma de comemoração pelo sucesso do evento.

Já a Rainha de Quiririm é uma tradição, onde uma menina escolhida representará a colônia de imigrantes durante um ano inteiro. O concurso acontece por votação e as candidatas se inscrevem previamente e também passam por uma seleção.

Alimentação: ok. E a hospedagem?

Festa do Quiririm em Taubaté - SP. - Foto: Ricardo Junior / www.guiaviagensbrasil.com.br

Quem não quer fazer um bate-e-volta de São Paulo, sempre se preocupa com a hospedagem no local.

Com certeza, quem vem para a Festa de Quiririm tem a alimentação garantida por todos os dias, com os saborosos pratos italianos. E a hospedagem também não é preocupação.

Tanto o Distrito de Quiririm, quanto Taubaté são bem estruturados de hotéis e pousadas para todos os gostos e também bolsos. Como é uma época muito concorrida na região, indica-se a reserva com antecedência para não perder a oportunidade.

Dança e alegria

Grupos de Dança Típica se apresentam na Festa do Quiririm em Taubaté - SP. - Foto: Ricardo Junior / www.guiaviagensbrasil.com.br

Melhor mesmo é ir para região e ficar alguns dias aproveitando a programação da Festa da Quiririm, que além de tudo, também tem apresentações artísticas de dança folclórica e muita música em shows especiais.

Escolha o dia, agende-se e boa viagem!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Banco de Imagem 27 de abril de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.