Palmas

Publicidade

Translator / Tradutor

Palmas é considerada a mais nova capital do país, fundada apenas em 1989, pertencente ao estado de Tocantins. A cidade é imensa, composta por avenidas largas com direito a muita vegetação e jardins nos arredores. Não é difícil encontrar praças para se divertir ao ar livre nos finais de semana ou dar uma pausa nos agitados dias durante a semana. Praças como o Parque Cesamar são constantemente visitados não só por turistas, mas também pelos próprios moradores que levam seus filhos para brincar ou casais que se espalham nos gramados para curtir o entardecer. O local é agradável para realizar corridas, curtir a lagoa, realizar trilhas ou apenas admirar a paisagem.

A cidade é quente, a temperatura média anual gira entorno de 27 graus. Para se refrescar desse calor todo nada como aproveitar as tardes nas lagoas de água doce. Um dos lugares mais indicados para nadar é ao redor da Usina, onde fica uma área litorânea de mais de 160 km que abrangem as praias Prata, Graciosa e Arnos. Ali pode-se aproveitar para beliscar quitutes e apreciar drinks à beira mar nas barracas ou até mesmo praticar esportes náuticos para os mais aventureiros. Os amantes da natureza já sabem: todo dia ao entardecer a visita é obrigatória à praia da Graciosa, uma vez que a praia permite a melhor visualização do por do sol.

Para quem puder ficar mais uns dias por Palmas, sugere-se estender o passeio eco turístico por Taquaruçu, um distrito que fica a 27 km da capital. Lá o clima é mais ameno devido à presença de cachoeiras cristalinas para banhos refrescantes na Serra do Lageado. Na Fazenda Encantada está um dos roteiros mais sugeridos pelos moradores e guias com circuito de seis quedas dágua em plena vegetação nativa. Os mais radicais que queiram mais do que nadar podem realizar o rapel acompanhado de guias. Já quem prefere não se arriscar pode curtir as piscinas naturais do Roncador e Sambaíba.

Para quem quer fugir um pouco das atrações da natureza, vale a visita pelo centro e outros bairros afastados. Palmas é rica em cultura e se orgulha de tudo que tem a oferecer aos visitantes. Um dos locais mais visitados é o Memorial Luis Carlos Prestes que foi projetado por ninguém mais, ninguém menos do que o grande Oscar Niemeyer. O local abriga salas com exposições de fotografias, documentos e objetos históricos todos doados pela família. Para quem aprecia e valoriza a cultura local, vale a pena conhecer a Feira do Bosque, local em que se reúnem artesãos e artistas da região todos os domingos no Bosque dos Pioneiros - por isso o nome. Dentre as peças mais comercializadas destaque para: bolsas, bijuterias, capim dourado e outros utensílios e objetos de decoração.

Conheça também o Jalapão em Tocantins.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site