São Luiz do Paraitinga

Publicidade

Translator / Tradutor

São Luis do Paraitinga é uma cativante cidadezinha de São Paulo, localizada na Região do Vale do Paraíba, a 172 quilômetros da capital. Constitui uma excelente opção turística para quem quer usufruir da natureza, conhecer um pouco da nossa história e curtir a calma hospitalidade do interior.

Aconchegante e colorida por seu impressionante casario estilo colonial, São Luis do Paraitinga oferece uma volta ao passado com a visita ao seu Centro Histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). Os casarões em arquitetura antiga revelam aos visitantes parte da história do lugar e do Estado.

No Centro Histórico, um famoso ponto turístico é o Largo do Rosário, onde fica a Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída por escravos no século XIX. No local também se encontram os casarões erguidos em estilo colonial que trazem às ruas um colorido vivo e encantador, cartão-postal de São Luis do Paraitinga. No Largo também há um chafariz construído que homenageia o teatro, pois sua parede é decorada com um mural de azulejos, tendo acima interessantes máscaras da tragédia e comédia gregas, símbolos teatrais clássicos. Ainda no Centro Histórico está o Largo das Mercês, onde está a Capela das Mercês, reconstruída após a enchente de 2010. Sua restauração preservou a singeleza anterior, como as paredes de barro.

O Instituto Elpídio dos Santos é parada obrigatória para ver imagens, fotos, lembranças e vídeos que reconstituem a história da cidade. Este espaço foi criado para homenagear ex-morador ilustre de São Luis do Paraitinga, o compositor brasileiro de muito sucesso - Elpídio dos Santos, quem criava as músicas dos filmes de Mazzaropi, comediante famoso da década de 1960.

Já a Praça principal homenageia outro morador ilustre, o médico Oswaldo Cruz. A casa onde ele morou – que está na praça – é parada obrigatória para todos os turistas que chegam por aqui. A residência foi onde o médico nasceu e hoje funciona como museu e centro cultural. Você também pode conhecer um pouco da história de Oswaldo Cruz e apreciar as exposições presentes no local.

A Igreja Matriz São Luís de Tolosa, que fica na praça de mesmo nome, também foi restaurada após a enchente de 2010 da qual a cidade foi vítima. A igreja encanta por sua arquitetura e atributos que transmitem paz e serenidade. Pertinho da praça, o Coreto Antônio Nicolau de Toledo encanta pela simplicidade, que remete a uma época tranquila. Cenário de apresentações musicais, atrai os moradores principalmente nos finais de semana, como uma espécie de ponto de encontro.

Para quem ama aventuras e vida ao ar livre, a cidade também tem seus encantos. A Trilha das 7 Cachoeiras é atrativo que merece destaque, devido à beleza da paisagem e importância ecológica. É um conjunto de cachoeiras, localizado dentro de uma Eco Pousada, onde você encontrará quedas d´águas incríveis, além de poços e banheiras naturais. Para quem seguir a trilha há guias, almoço e lanche e o caminho completo é percorrido, em média, no decorrer de 3 a 5 horas, com paradas para banhos, refeições e descanso. Na mesma pousada há opção de cavalgada ao luar, uma experiência bem diferente.

Outro emocionante programa em São Luis do Paraitinga fica por conta dos passeios no Rio Paraibuna. Os aventureiros de plantão e que não dispensam adrenalina irão se extasiar com a descida de bote pelas corredeiras ou no passeio de boia admirando a paisagem. Na cidade há equipes preparadas e munidas de equipamentos para acompanhar com segurança a travessia.

Para os que sempre fazem uma comprinha, o Mercado Municipal é uma área estruturada em arcos com amplo espaço central descoberto, que abriga feiras e lojas. No local é possível adquirir produtos alimentícios, artesanatos, acessórios, roupas e produtos vindos da área rural. O local é histórico, construído no século XIX e também serve de palco para eventos culturais.

São Luis do Paraitinga é bem estruturada para hospedar seus visitantes. Há locais interessantes no Centro Histórico, onde há várias pousadinhas charmosas. Nas áreas mais afastadas existem opções de camping e hotéis-fazenda, desde os mais simples aos sofisticados, que não deixam de conservar as características típicas do campo.

A Gastronomia Caipira é orgulho de São Luis do Paraitinga e é composta de pratos simples, mas deliciosos. As receitas tem origem nas culturas indígena, europeia e africana, como o feijão tropeiro, a canjiquinha com costelinha de porco e o afogado - prato típico do local, que é um ensopado de carne servido com farinha de mandioca. No lanche da tarde, o visitante não pode deixar de provar o petisco característico da cidade: pastel feito com farinha de milho; e também de levar para casa os produtos peculiares da zona rural, como o requeijão de prato e a famosa cachaça local, fabricada em uma destilaria aberta à visitação.

Além de toda história, belezas naturais e gastronomia, São Luis do Paraitinga é conhecida como cidade festeira. Entre as festas mais populares está o Carnaval, que mantém a tradição das marchinhas e bonecos gigantes. A Festa do Saci e a Festa do Divino Espírito Santo também são tradicionais e atraem muitos turistas festeiros para a cidade. Agende-se e não perca!

Visite também: São Paulo

Dicas Recentes do Blog sobre São Luiz do Paraitinga

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site