Atibaia

Publicidade

Translator / Tradutor

Uma das mais belas cidades do interior do Estado de São Paulo, Atibaia tem sua história ligada diretamente à existência e forma de atuação dos bandeirantes que desbravaram as terras virgens do interior do país em busca de índios e pedras preciosas. Acontece que o destino preferido dos desbravadores que partiam de São Paulo era as Minas Gerais – uma viagem longa e que necessitava de inúmeras paradas.

A primeira destas paradas era realizada ainda nas proximidades da cidade de São Paulo, mais precisamente em um colina banhada por um lindo rio a que os índios da região davam o nome de “tubaia” ou “atubaia”, que significa em língua indígena “água agradável ao paladar”.

E, foi assim, através desta primeira parada para os bandeirantes que em pouco tempo, Jerônimo de Camargo, um bandeirante grande conhecedor da região e descendente de uma tradicional família da cidade de São Paulo decidiu fixar moradia no local, através da primeira fazenda. Jerônimo construiu, também, uma pequena capela para o seu padroeiro “São João Batista” que fora inaugurada em 24 de junho de 1665 – data esta que é considerada a de fundação do município.

Com a existência da fazenda, os bandeirantes e viajantes passaram a ver o local como uma parada obrigatório e um refúgio para o descanso durante à noite. Desta forma, começou-se a desenvolver um pequeno povoado nos arredores e a pequena capela passou a ter um padre próprio a partir de 1679.

Em 1707, Jerônimo de Camargo veio a falecer na vizinha cidade de Jundiaí, contudo tanto o seu trabalho com o gado quanto a sua luta pela emancipação do vilarejo foram continuados pelos seus descendentes. A luta só começou a ser vencida quarenta anos depois, quando o vilarejo passou a ser considerado “freguesia” e recebeu o nome de São João de Tybhaia.

Porém, foi em 27 de junho de 1769 que a corte portuguesa elevou a atual “freguesia” de São João de Tybhaia a categoria de vila e município, sendo que em 1770 foi instalada a Câmara Municipal. Após ter ficado independente quanto a sua administração, a cidade passou a progredir rapidamente e virou uma espécie de celeiro para a capital, visto o desenvolvimento de sua pecuária e plantações de cereais.

Mas, foi somente 114 anos após, mais precisamente em 22 de abril de 1864, que de acordo com a Lei Provincial número 26 que São João de Tybhaia recebeu o título de município. E, a mudança de nome ocorreu pela Lei Estadual 675, de 20 de dezembro de 1905, quando passou a chamar apenas Atibaia.

Com a proclamação da república veio o primeiro período de ouro da nova cidade e diversas melhorias passaram a ser sentidas pelos moradores como a instalação de redes de água, luz e esgoto, além da criação das primeiras indústrias têxtil na região, entre outras melhorias.

Atualmente, a cidade de Atibaia é um dos doze municípios do Estado de São Paulo que são considerados estâncias climáticas pelo Governo Estadual pelo fato de cumprirem alguns pré-requisitos determinados em Lei Estadual. Desta forma, a cidade recebe uma verba maior para a promoção do turismo regional e, também, pode agregar ao seu nome o título de Estância Climática, ou seja, passar a chamar-se “Estância Climática de Atibaia”.

Para saber mais sobre esta Estância Climática clique nos links do menu e saiba quais são os pontos turísticos da cidade, onde comer, quando ir e como chegar.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site