Navegantes

Publicidade

Translator / Tradutor

Entre o mar e o rio: assim é Navegantes, uma bela cidade no litoral catarinense, a 112 km ao norte de Florianópolis, banhada pelo Oceano Atlântico e cortada pelo Rio Itajaí-Açu.

Colonizada pelos açorianos, mantém costumes e tradições, principalmente ligados à pesca, sendo o terceiro maior centro pesqueiro e de beneficiamento da América Latina, e o primeiro polo de construção naval no Brasil.

A cidade é muito conhecida pela festa e peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, construído em formato de uma embarcação ao lado da igreja matriz, que recebe milhares de fiéis durante o ano, em especial da última semana de janeiro a primeira de fevereiro, quando ocorre a procissão fluvial, realizada desde 1896 em homenagem a santa padroeira protetora dos pescadores. Outras festas que agitam a cidade é o Navegafolia, na época do carnaval, bastante luxuoso e animado, e a Festa do Pescador, realizada em julho, com gastronomia típica à base de peixes e frutos do mar.

Com tanto litoral disponível, as praias chamam a atenção dos turistas, que podem chegar pelo Aeroporto Internacional de Navegantes, o segundo mais importante do Estado, de carro via BR-101, ou ainda de balsa, a partir de Itajaí.

Navegantes possui 12 km de extensão de praias, com dunas de areia clara cobertas por vegetação nativa preservada em quase toda a extensão, divididos em 4 praias do norte para o sul: Gravatá, Meia Praia, Centro e do Pontal.

A Praia de Gravatá fica na divisa com a cidade de Penha, onde está localizado o famoso parque Beto Carrero World. O que faz a divisa natural é um riacho que tem sua foz junto ao costão de pedras, sendo um local muito procurado pelos praticantes de esportes náuticos. A pesca de arremesso é realizada, geralmente, próximo a Ilha de Gravatá e a Pedra da Miraguaia. No verão, a praia tem vida agitada, com muitos bares, restaurantes e casas noturnas.

A Meia Praia possui ampla faixa de areia, ideal para prática de esportes, como futebol, vôlei e caminhadas. As ondas são regulares e as águas tranquilas, sendo concorridas na alta temporada. Da mesma forma, a Praia do Centro é a mais frequentada pelos veranistas, e local onde há a realização dos eventos turísticos de verão.

No sul de Navegantes está a Praia do Pontal, ponto de encontro dos surfistas e adeptos do bodyboard pela perfeição das ondas locais. Na extrema ponta, molhes foram construídos na década de 1930, para que o canal do rio tivesse a largura e a profundidade ideal para as entradas das embarcações até as áreas portuárias, sendo ótimo ponto para observar o encontro das águas do mar com as do rio Itajaí-Açu em um belo pôr-do-sol. O molhe também abriga o farol que guia as embarcações até o Porto de Itajaí, tendo uma bela vista da cidade vizinha.

Um passeio pelo Rio sai diariamente do Píer turístico, localizado na Prefeitura, que passa pelos Portos de Navegantes e de Itajaí. E para conhecer Navegantes de outro ângulo, do Morro da Pedra, zona rural do município, saem voos de asa delta e parapente. O local também possui trilhas ecológicas para os amantes do trekking, que também podem ir ao Parque Natural Municipal de Navegantes, uma unidade de conservação ambiental com 410 mil m², onde funcionava até 1912 uma mineração e hoje está sendo recuperado para educação ambiental.
Seja por terra, água ou ar, Navegantes merece sua visita!

Saiba mais sobre Florianópolis.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site