Tramandaí

Publicidade

Translator / Tradutor

Tramandaí, ou Tramanda, como é carinhosamente chamada pelos veranistas, é uma das mais belas cidades litorâneas do Rio Grande do Sul e a mais frequentada no verão, devido a sua ótima infraestrutura turística, muitas praias e variadas opções de lazer.

Localizada a 100 km de Porto Alegre, Tramandaí soma às belezas naturais muitas atrações para os turistas, como o belo Horto Florestal com trilha ecológica, o Parque Histórico Marechal Osório, com lago, bosques e churrasqueiras, o Parcão da Beira Rio para pescaria e, é claro, as praias com areias claras e mar tranquilo e o Rio que leva o nome da cidade.

Tramandaí possui dez principais praias: Barra e Tramandaí na região mais central e Tramandaí Beira Mar, Tramandaí Sul, Nova Tramandaí, Oásis Sul, Jardim Atlântico, Jardim do Éden, Portal do Éden e Nova Tramandaí Zona Sul, na região sul. Todas possuem boa estrutura de lazer para receber os veranistas, que lotam as areias a procura de agito ou descanso.

Para quem quer variar da praia, uma opção de passeio é o Horto Florestal. O Horto é uma área de preservação, estudo e reprodução de espécies florestais nativas e para educação ambiental. O local possui uma trilha ecológica, onde os guias indicam durante o trajeto pontos e particularidades das árvores e natureza da região.

O cartão-postal de Tramandaí é o Parque Histórico Marechal Osório, que se localizada na RS-030. Foi inaugurado em 1970 para preservar a casa onde nasceu Marechal Osório. A área de 174 hectares abriga um Memorial com jazigo arquitetônico e os restos mortais do Marechal; um Museu de Armas; e um centro de exposição de carros de combate. Além disso, há um camping, lago, bosques, serviços de passeios a cavalo, churrasqueiras e um recanto infantil.

Em Tramandaí, a pesca é uma das atividades principais, reunindo moradores e turistas. A Plataforma Marítima de Tramandaí é um dos pontos ideais para a atividade, pois adentra 400 metros ao mar, propiciando mais espaço para captura. A Plataforma é palco de competições nacionais e regionais de pesca esportiva.

Já no Parcão da Beira Rio, 17 miniplataformas às margens do Rio Tramandaí oferecem toda estrutura de lazer para os apreciadores da pesca com linha e tarrafa. E a Ponta da Barra é área de pesca da sardinha com ajuda dos botos, onde pescadores lançam as redes após uma indicação dos animais, fiéis companheiros de pescaria, que se beneficiam com sardinhas solitárias após a pesca.

O Rio Tramandaí faz a divida com Imbé e é onde os passeios de caiaque e de jet-ski são convidativos, com empresas que alugam equipamentos e oferecem passeios. O por do sol no local é um dos mais bonitos, com o espelho d´água emoldurado pelas montanhas da Serra do Mar, em um encantador contraste.

Do rio saem os pescados para pratos tradicionais na região e a atividade da pesca é festejada na Festa Nacional do Peixe, que acontece em julho, onde a boa pedida é a tainha assada na brasa. A festa ainda conta com programação de shows musicais e folclóricos.

Outra festa que agita a cidade acontece na Avenida Beira Mar, junto ao Monumento de Iemanjá, que fica próximo ao Farol. O local recebe na noite do dia 01 e durante o dia 02 de fevereiro muitos devotos com oferendas e orações para a rainha do mar, tradição das religiões africanas.

Tramandaí também faz parte da Rota Açoriana, criada para preservar e divulgar a cultura dos portugueses da Ilha dos Açores que colonizaram o litoral sul. Para conhecer um pouco mais desta cultura, visite a Sala Açoriana do Museu Municipal Professora Abrilina Hoffmeister, que valoriza as tradições e costumes por meio da exposição de roupas típicas, fotos, objetos, documentos, painéis e livros sobre a Ilha.

Com tantas opções de lazer e belas praias, Tramandaí é realmente a capital do verão no Rio Grande do Sul.

Conheça Porto Alegre.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site