Imbé

Publicidade

Translator / Tradutor

Imbé é uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, onde a rusticidade ainda predomina em suas praias. Emancipada de Tramandaí em 1988, tem desde o século XVIII a pesca como atividade principal. E no turismo não podia ser diferente, oferecendo atrações relacionadas com o mar.

Distante 120 km de Porto Alegre, Imbé conta com 13 km de belas praias, cada uma com suas peculiaridades. De Tramandaí, a cidade vizinha separada pelo Rio de mesmo nome, a paisagem vai se modificando conforme trajeto a Osório é percorrido, passando por: Praia do Imbé, Morada do Sol, Presidente, Rivieira, Ipiranga, Nordeste, Mariluz, Mariluz Norte, Albatroz, Marisul, Santa Terezinha, Santa Terezinha Norte e Imara.

As praias do norte possuem grandes Dunas, com areias brancas e fofas, que acompanham parte do calçadão central até a Praia de Imara, já na divisa com Osório. Nas Dunas é frequente a prática de sandboard, ou simplesmente brincadeiras de ski na areia.

A Praia de Santa Terezinha tem destaque por ser muito concorrida no verão e é perfeita para banhos e práticas de atividades náuticas, além de possuir boa infraestrutura turística. As Praias de Santa Terezinha e Santa Terezinha Norte são ótimos e frequentados pontos de pesca.

Na região central, é o Calçadão da Beira Mar que atrai os visitantes para caminhadas, ou para saborear os petiscos marinhos nos vários quiosques que oferecem agitados happy hours no final de tarde.

Outra opção para os turistas é conhecer o Lago Braço Morto. Em outras épocas, o Lago era uma extensão do Rio Tramandaí, mas teve sua passagem fechada, surgindo o nome ‘Braço Morto’. O Lago ainda apresenta comunicação com o rio, mas por meio de tubulações. Atualmente, o Lago é um ponto de lazer, com 10 pedalinhos, canoas-canadense e caiaques, além de plataforma de pesca, pista de caminhada e playground infantil.

Um belo ponto interessante para visitação é a Lagoa Tramandaí, que junto à Lagoa Armazém, formam o estuário do rio Tramandaí, configurando praias arenosas ao sul, áreas alagadas na margem leste e restingas a sudoeste, mostrando a grande diversidade de fauna e flora da região.

E para conhecer todos os biomas locais, é preciso visitar o Museu de Ciências Naturais do Ceclimar. Localizado às margens da Lagoa Tramandaí, o Museu possui exposição de animais marinhos, aves e mamíferos, além de aquário e minizoológico. Junto ao espaço, funcionam também os Museus Paleontológico, de Ciências Naturais e o Oceanográfico. Valem a visita.

Imbé é uma mistura de agitação e tranquilidade. A paisagem desértica com a vegetação silvestre deixa a cidade com clima rústico e beleza diferenciada, que se harmoniza com o movimento urbano. Visite e encante-se.

Saiba mais: Porto Alegre.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site