Pipa e Tibau do Sul

Publicidade

Translator / Tradutor

Pipa é uma rústica vila de pescadores próxima a Natal. Indicada para passeios e mergulho é considerada uma das mais belas do solo nordestino. Os surfistas, kitesurfistas, praticantes de sandboard e outros esportes náuticos do mundo inteiro procuram pelas ondas de Pipa e também Tibau do Sul, município que fica a meros 8 km do distrito de Pipa. Ambas possuem paisagens envoltas por falésias, dunas, rochas, coqueirais, areia fina, lagoas e um mar indefinido entre os tons de azul e verde. Pipa é a prova viva de que as praias não são todas iguais, isso porque há praias com rochas e desertas, praias extensas com barracas e agitação, praias indicadas para esportistas e até praias com golfinhos. Portanto há praia para todos os gostos, podendo cada turista escolher a sua praia predileta, uma vez que todas possuem belezas particulares.

Os passeios de barco levam ao Guaraíras em Tibau do Sul, ponto de referência da região e a vila da Baía Formosa. O mergulho nas águas calmas é praticamente obrigatório, assim como registrar a divisa com o estado da Paraíba. Além de estar disposto a apreciar as paisagens, realizar caminhadas é preciso se preparar para a noite agitada de Pipa e Timbau com muita música e dança eclética, do rock, passando pelo MPB até o samba de raiz e o forró arrasta pé. O cenário hippie toma conta dos visitantes que se preparam para as comilanças dos pratos exóticos dos restaurantes da Avenida do Golfinho e barracas na orla que preparam carros-chefes da gastronomia nordestina a base de muito peixe e frutos do mar saborosos.

Os rumores sobre o nome de Pipa giram em torno de uma lenda em que os portugueses desembarcavam na praia do Madeiro atrás de pau-brasil e madeira nobre. Lá existia uma pedra com formato de barril que em Portugal é denominada como pipa, daí o nome que deram ao lugar. Quanto à descoberta do povoado diz-se que entre anos 70 e 80 os hippies e surfistas exploravam territórios atrás de ondas boas para surf e assim encontraram Pipa e suas belezas infinitas.

A infraestrutura hoteleira é um dos pontos fortes dos arredores. As pousadas dos dois povoados são aconchegantes com tudo que um turista precisa para ter uma estadia confortável. Os espaços são bem decorados ao estilo rupestre e permitem uma intensa experiência cultural com turistas de todos os lugares, nacionais e estrangeiros especialmente da Europa e América Latina. Além disso, servir bem seja no atendimento ou nas comidas é a filosofia principal das pousadas. A maioria delas são bem localizadas e tem vistas para o mar.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site