São João da Barra

Publicidade

Translator / Tradutor

A cidade, localizada bem próximo a Campos, maior cidade do interior, faz com que São João da Barra receba turistas principalmente aos finas de semana, feriado e alta temporada. Os visitantes chegam até ali em busca de praias, uma vez que Campos tem patrimônio histórico e cultural mais forte do que no quesito belezas naturais.

Cada cidade se destaca à sua maneira e São João abriga alguns atrativos litorâneos como a Barra do Açu e Lagoa Salgada, praias tranquilas e com formações calcárias milenares. Dali, é observado constantemente aves migratórias que cruzam o céu. A Lagoa Salgada é perfeita para a pesca de anzol e rede. Além disso, abriga inúmeras colônias de bactérias fossilizadas e foi tombado pelo Patrimônio Histórico pela sua importância geológica e paleontológica. Um complexo logístico e portuário do Açu está sendo construído ali. A expectativa é a de que seja o maior da América Latina.

Outras praias de destaque são a Grussaí e Chapéu de Sol. A primeira fica a nove quilômetros do centro e é rodeada por lagoas e estrutura de bares. De tempos em tempos alguns eventos e shows são organizados nesta praia. Ambas as praias se destacam por serem as primeiras do país a implantar passarelas de acessibilidade. As cadeiras anfíbias e as passarelas com 132 metros que levam até a beira do mar estão à disposição dos portadores de necessidades especiais.

Lembre-se de visitar a Praia do Atafona que abriga ruínas, de tempos em que o mar invadiu o continente em meados de 60. A praia se destaca por ser o segundo maior delta do Brasil com o curioso encontro do rio com o mar e ter areias monazíticas (concentração natural de minerais pesados) com tons diferentes. Para seguir por trilhas ecológicas deve-se seguir para a Lagoa Iquipari que abriga mar e rio rodeado por mata e fauna nativa. Ali também é um dos melhores lugares para a pesca de anzol.

Para completar o passeio bucólico vale a pena um trajeto de barco pelas águas do delta, da onde se podem avistar o encontro da água doce com a salgada e garças colorindo o céu fluminense. O passeio inclui o percurso em ilhas distantes e manguezal rico peixes, mariscos, lagostas, caranguejos e aves marinhas. Dentre as opções culturais está o Palácio Cultural Caros Martins, Cine Teatro São José, Estação das Artes Derly Machado, Centro Cultural Narcisa Amália e Antiga Casa da Câmara e Cadeia Pública.

Conheça também o Rio de Janeiro.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site