Lumiar

Publicidade

Translator / Tradutor

Lumiar é um destino ecoturístico localizado em Nova Friburgo. O distrito fica situado dentro do complexo da serra fluminense que abriga mata nativa, cachoeiras e trilhas. Fica a uma altura de 700 metros rodeada de montanhas, cenário perfeito para casais enamorados. A região é, por isso, um dos lugares mais visitados por casais em lua de mel ou simplesmente para curtir o frio em grande estilo. O sossego da serra torna o cenário ideal para momentos privativos e de relaxamento em meio à águas cristalinas dos córregos, cachoeiras e rios. A rústica vila se resume na pracinha central e nos bares e restaurantes que servem pratos saborosos ao som de forró à noite.

Porém, aqueles casais de espírito aventureiro também encontram opções mais ousadas além dos banhos nas cachoeiras gélidas do entorno. Os principais atrativos são o rafting, canoagem, rapel, trekking, passeio de jipe, bike ou a cavalo. A cachoeira de maior destaque é a Indiana Jones que abriga um interessante cânion e escorrega natural nas águas transparentes. O nome faz referência ao filme, pois a formação rochosa lá presente lembra muito ao cenário do longa. Para ver de perto, é preciso se esgueirar em uma caverna estreita com água até o joelho. Depois, lembre-se de se divertir nas piscinas naturais formadas por duas quedas d´água. Também para mergulhar siga para a Cascata São José com queda de 15 metros de altura.

As famílias com crianças costumam visitar a Poço Verde, Toca da Onça e Praia de Lumiar com águas mansas, rasas e espaços abertos para piqueniques divertidos. Algumas outras reservam escorregadores naturais a partir de pedras imensas e lisinhas, são elas: Poço Belo e Cachoeira Branca. Os radicais devem seguir para a Cachoeira Paraíso Vertical com 35 metros de queda, ideal para a prática de cascading. Alguns passeios alternativos podem ser realizados no encontro dos rios Macaé e Bonito, lugar perfeito para se apreciar o pôr do sol no fim de tarde ou realizar canoagem e rafting.

As hospedagens em Lumiar são sempre afastadas do centro do distrito, com o objetivo de facilitar o acesso dos hóspedes aos principais pontos turísticos que costumam ser as cachoeiras em plena mata Atlântica. Porém, algumas poucas opções mais próximas a urbanização coexistem. A cidade vizinha, São Pedro da Serra, também abriga boas opções em chalés confortáveis com lareira. A gastronomia não é o ponto forte de Lumiar, por isso, caso deseje conhecer restaurantes que não sejam aqueles dentro de pousadas, siga para a vizinha São Pedro da Serra, no entorno da Rua Rodrigo Alves.

Conheça o Rio.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site